Segundo o boletim médico do Hospital Vila Nova Star, divulgado nessa sexta-feira (13), o Presidente Jair Bolsonaro (PSL) teve a retirada da sonda nasográstica e agora já se alimenta por via oral. O chefe do executivo brasileiro passa por recuperação da cirurgia de correção de hérnia incisional, feita no último domingo.
A retirada da sonda já estava prevista para quinta ou sexa-feira, já que a drenagem feita reduziu significativamente de um dia para o outro e Jair começou a ter função intestinal. A alimentação do presidente é feita por meio de uma dieta líquida. Além disso, a avaliação da recuperação de Bolsonaro é tida como positiva.
Sobre a recuperação de Bolsonaro, cirurgião-chefe Antônio Luiz Macedo afirmou que o presidente tem caminhado no corredor e feito fisioterapia respiratória. No documento divulgado pelo hospital, nota-se que Jair permanece sem dor e febre, e, também, melhora nos movimentos intestinais.
Jair Bolsonaro deverá ficar afastado do cargo por mais quatro dias, sendo a previsão da nota divulgada na última quinta-feira por Otávio Rêgo Barros, porta-voz do presidente. Provavelmente, apenas na terça-feira (17), o chefe do executivo retomará suas funções no cargo.
Live no Facebook
Apesar da restrição médica de permitir o presidente de falar apenas por três minutos, Jair Bolsonaro fez uma live ontem, em seu Facebook, dizendo algumas reformas que estarão em pauta até sua volta ao cargo. Além disso, o chefe do executivo brasileiro fez agradecimentos aos médicos Antônio Luiz Macedo e Luiz Henrique, dizendo que eles salvaram sua vida.