sexta-feira, 4 de setembro de 2026 Jornalismo independente de Minas Gerais
Siga o Mais Minas
CÂMARA DE MARIANA

Sudão: Ataque aéreo fatal contra comboio da ONU destrói alimentos para milhares

Dois caminhões do Programa Mundial de Alimentos estavam devidamente identificados quando foram alvejados em Cordofão do Sul; ação destruiu carga que sustentaria pelo menos 5,8 mil civis durante um mês no país em conflito.

Foto de ONU News
onunews@maisminas.org

O Programa Mundial de Alimentos, WFP, condenou com veemência o ataque aéreo que destruiu dois de seus caminhões de assistência humanitária no Estado de Cordofão do Sul, no Sudão.

O bombardeio ocorreu no domingo perto do vilarejo de Dilling, quando o comboio seguia para a capital estadual, Kadugli. As viaturas que foram atingidas tinham visíveis as bandeiras e insígnias oficiais da agência especializada em alimentos.

Impacto direto em Kadugli

A explosão destruiu mais de 50 toneladas métricas de mantimentos essenciais. Na carga havia cereais, ervilhas amarelas, óleo vegetal e sal. O volume chegaria para “garantir a sobrevivência de 5,8 mil pessoas em situação de fome extrema por um mês inteiro.”

Em comunicado, publicado em Genebra, a agência destaca que a perda do comboio atinge de forma grave os esforços de ajuda emergencial em Kadugli. Na área, o WFP auxilia quase 58 mil pessoas em níveis críticos de insegurança alimentar.

O mais novo incidente é o oitavo ataque aéreo registrado contra instalações ou operações do WFP no Sudão desde o início do ano. O fato ilustra o alto perigo do ambiente operacional enfrentado pela comunidade de ajuda humanitária no país.

Escalada da violência contra operações humanitárias

A agência da ONU reforçou que agressões contra trabalhadores humanitários e ativos de resgate violam o Direito Internacional Humanitário e precisam cessar imediatamente.

O ataque soma-se a relatos do avanço dos confrontos aéreos sobre civis. Segundo dados da Agência da ONU para os Refugiados, Acnur, até 1,1 mil civis morreram no Sudão apenas em ataques realizados por drones entre janeiro e junho deste ano.

Cenário da guerra

A guerra no Sudão provocou uma das piores crises humanitárias globais desde que começou, em 15 de abril de 2023.

Estima-se que o conflito entre as Forças Armadas do Sudão, SAF, e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido, RSF, tenha matado dezenas de milhares de pessoas e forçado o deslocamento de aproximadamente 13 milhões de civis.

Fonte: ONU News

Sobre o autor ONU News

A ONU News é o serviço de notícias das Nações Unidas, com cobertura sobre acontecimentos internacionais e temas como paz e segurança, direitos humanos, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, saúde e assuntos humanitários.

PARTICIPE

Comentários

Contribua com informações, contexto e opiniões sobre a notícia. Mantenha o respeito aos demais leitores.

Comentar como visitanteSem criar uma conta

Seu comentário

Seu e-mail não é publicado e é usado somente para identificação e moderação. O comentário não cria uma conta de usuário no site.

0/4000

Ao enviar, você concorda com a moderação editorial e com a Política de Privacidade do Mais Minas.