Menu

Surto em distrito e elevação nos casos de Covid-19 trazem alerta para Ouro Preto

Há uma preocupação maior na Secretaria da Saúde quanto ao distrito de Santo Antônio do Salto, onde se iniciou um surto do novo coronavírus.
06/01/2022 às 15:12
Tempo de leitura
4 min
Distrito de Santo Antônio do Salto, onde há surto de Covid-19 | Foto: Ane Souz / PMOP
Distrito de Santo Antônio do Salto, onde há surto de Covid-19 | Foto: Ane Souz / PMOP

Ouro Preto volta a registrar um crescimento considerável de casos de Covid-19. Apenas na primeira semana do ano, 97 novos casos foram confirmados, e a taxa de ocupação de leitos está com metade da sua capacidade ocupada. Desde o início da pandemia, foram confirmados 6.772 casos do novo coronavírus na cidade histórica, sendo 6.572 recuperados, 133 óbitos e atualmente cinco pacientes internados (sendo apenas dois ouro-pretanos).

Há uma preocupação maior na Secretaria da Saúde de Ouro Preto quanto ao distrito de Santo Antônio do Salto, onde se iniciou um surto de Covid-19. O primeiro caso foi confirmado no domingo, 2 de janeiro, e, até quarta, o número de infectados na comunidade foi superior a 15, segundo o secretário de Saúde municipal, Leandro Moreira.

No entanto, o Mais Minas apurou que o número de infectados em Santo Antônio do Salto chegou a 29. Foram 11 casos positivos no dia 4, nove casos na quarta e hoje mais nove positivados.

Beto Bernardo, morador de Santo Antônio do Salto, se manifestou através das redes sociais lamentando o surto, dizendo, inclusive, que mais de 20 pessoas haviam testado positivo para a Covid-19 no distrito. Número que não foi confirmado pela Secretaria de Saúde, que ainda segue no levantamento do número de casos. A pasta informou ao MM que ao final do levantamento de quinta-feira, 6 de janeiro, haverá uma divulgação da quantidade exata de infectados na comunidade.

“Comunidade do Salto pede socorro, até o momento são mais de 20 pessoas que testaram positivo para Covid-19. Deus queira que não, mas a tendência que esse número dispare. Peço às pessoas que não visitem o Salto nesse momento, cada um em suas casas até essa onda passar, pois a comunidade possui bastante pessoas idosas acima de 80 anos. Deus é maior”, publicou Beto Bernardo.

Leandro Moreira, secretário de Saúde que foi empossado na quarta-feira, 4 de janeiro, disse ao MM que o monitoramento em Santo Antônio do Salto foi intensificado nesta semana por conta do surto. Assim, todas as pessoas que tiveram contato com infectados pela Covid-19 ou possuem sintomas da doença serão rastreadas e testadas.

“A principal ação em relação ao Salto é uma equipe para atendimento diário. Ontem foi uma equipe com médico e enfermeiro, hoje tem também, amanhã e temos na programação da semana que vem para ir fazendo o monitoramento e intensificação da testagem”, contou o secretário.

No mês de dezembro de 2021, o distrito de Antônio Pereira passou por uma situação parecida e teve que regredir para a Onda Vermelha do programa Minas Consciente por 15 dias. Leandro Moreira não descartou a possibilidade de aumentar as restrições não apenas em Santo Antônio do Salto, como em toda cidade de Ouro Preto.

“Ainda estamos em meio a uma pandemia, há um aumento de casos e de pacientes sintomáticos respiratórios e estamos acompanhando diariamente a evolução do número de casos positivos. Se houver uma progressão, é possível que, não só Ouro Preto, como todo estado e país, tenha alteração nas ondas. Estamos em constante monitoramento, as ações estão sendo voltadas ao atendimento aos pacientes sintomáticos e a intensificação da testagem para a Covid-19. Em cima desses resultados que se define as próximas etapas”, disse o secretário de Saúde.

O MM também apurou que a Secretaria de Saúde de Ouro Preto deve se reunir para discutir a possibilidade de colocar Santo Antônio do Salto na Onda Vermelha no final de semana.

Surto de gripe

Leandro Moreira também informou ao MM que, além dos casos de Covid-19, também houve aumento considerável na procura por atendimento de pacientes sintomáticos respiratórios. Haverá a divulgação do levantamento da Secretaria de Saúde de quantas pessoas com tais sintomas procuraram as unidades no final da tarde de hoje.

O secretário de Saúde salientou que os cuidados de prevenção da Covid-19 — uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos — são os mesmos para a A H3N2 e, portanto, devem ser reforçados neste momento.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:56