Menu

Toyota Corolla 2020 está pronto para balançar o mundo dos sedãs

04/12/2018 às 10:10
Tempo de leitura
9 min

Com mais de 46 milhões de Toyota Corollas vendidos em todo mundo desde sua criação em 1966, é difícil encontrar um motorista que não reconhecesse o nome do veiculo. Muitos, no entanto, ainda nem imaginam do que poder vir do sedã mais vendido no Brasil. Em 2020, o Toyota Corolla será algo reimaginado e reconfigurado. 

A Toyota Corolla de 12ª geração chega de duas formas: o novo hatchback Corolla, que chegou no início de 2018, e agora vem o atual estilo de carroceria Corolla, o sedã. Ambos são baseados na Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA, na sigla em inglês), que é muito mais do que uma nova estrutura corporal, reunindo novas abordagens para engenharia, design, montagem e materiais.

A TNGA transforma os dois estilos do Corolla encantadores para osmotoristas, além de reforçar o valor e a confiabilidade renomados do modelo. Ambos possuem o mesmo DNA do Corolla e compartilham powertrains. Não surpreende, portanto, que o sedã Corolla 2020 eleve dramaticamente o foco desse modelo no conforto e no refinamento, ao mesmo tempo em que também o infunde com a personalidade combativa do hatchback Corolla.

O novo visual ousado do sedã do Corolla é um reflexo perfeito da transformação do pára-choques em pára-choques de rodas a teto, que ocorreu. A plataforma TNGA significa um mecanismo disponível que produz mais potência do que o seu antecessor, mas que proporciona melhor eficiência de combustível. O TNGA imbui o sedã Corolla com maior agilidade, mas também com o seu percurso mais suave e silencioso. O TNGA também significa uma sensação elevada de qualidade em cada superfície. Criticamente, a TNGA cumpre o compromisso da Toyota com a segurança do motorista e do passageiro com o conjunto de sistemas de segurança ativa Toyota Safety Sense 2.0 – padrão em todos os modelos de sedãs da Corolla .   

Transformação de Design

A Toyota agitou as fileiras de sedã de tamanho médio com o Camry de geração nova, e agora o segmento de sedã compacto promete uma sacudida em 2020 com o Corolla sedã. De todos os ângulos, o novo Corolla parece mais baixo e mais fino, mais tenso e mais apertado. 

A equipe de design chamou seu conceito de trabalho de “atirar forte”, porque eles estavam atirando para uma postura robusta e inspiradora de confiança. No entanto, eles tiveram que manter amplo espaço para uso prático no mundo real. Afinal, é por isso que as pessoas compram sedãs.

O Corolla sedã 2020 tem uma distância entre eixos de 106,3 polegadas, como o seu antecessor, mas qualquer coisa em comum termina aí. O desempenho dinâmico e a postura do novo sedã se beneficiam enormemente das dimensões da frente mais ampla (+0,47 pol.) e traseira (+0,87 pol.). A saliência dianteira foi encurtada por 1,3 pol., e a projeção traseira estendeu-se por mais de meia polegada. A altura foi reduzida em 0,8 pol. e o capô baixou 1,4 pol. para melhor visibilidade dianteira, possibilitada pela montagem do motor mais baixo. Essas mudanças, além de muitas outras, reduzem o centro de gravidade em 0,39 pol. Essa é apenas uma parte da transformação que transformou o sedã Corolla em uma máquina extremamente ágil e envolvente para dirigir.
Os detalhes frontais audaciosos variam de acordo com o grau do modelo, com o SE e o XSE montando a face mais esportiva. Os finos faróis de LED bicolores em forma de J envolvem profundamente os para-lamas dianteiros e dão ao sedã Corolla um olhar de aço e uma assinatura noturna distinta. As classes esportivas SE e XSE usam lâmpadas de apuramento em forma de J com guias de luz LED, juntamente com sinais de LED, criando uma assinatura de design exclusivo. 

O Sistema de Iluminação Frontal Adaptável (AFS) disponível oferece um campo de luz mais amplo e direciona o farol baixo na direção da curva, com base no ângulo de direção e na velocidade do veículo.

A traseira também deixa uma impressão de iluminação distinta, com lâmpadas de combinação estreitas que embrulham profundamente nos pára-choques. Todos os modelos de Corolla sedã 2020 usam LEDs, o tipo e o estilo variam de acordo com o modelo. As classes esportivas apresentam lentes de luz externas fumadas.   

Rodas grandes continuam girando

A transformação do Corolla continua onde a borracha encontra a estrada. Pela primeira vez, as rodas de 18 polegadas estão no menu, padrão nas classes SE e XSE. Essas ligas de raios múltiplos obtêm sua ótima aparência de uma técnica de usinagem complexa combinada com superfícies profundas e detalhes escuros. O grau LE monta em rodas de aço de 16 polegadas com capas. 
Um painel de instrumentos elegante proporciona um sentimento aberto e harmonioso graças à sua superfície superior mais fina, com linhas de caracteres que se interligam com o acabamento da porta para transmitir uma atmosfera arejada. No centro do painel de instrumentos, com fácil visualização para o motorista e o passageiro da frente, há uma tela multimídia de 8 polegadas de alta resolução para o sistema multimídia padrão Entune 3.0 em todos os níveis, exceto o grau L, que recebe uma multimídia de 7 polegadas tela sensível ao toque. 

A tela central fornece acesso a configurações do veículo, controles de áudio, navegação e aplicativos do Entune 3.0. Os controles climáticos, localizados abaixo do portal multimídia, são formados em uma configuração digitalizada brilhante e altamente visível. A pilha central flui para um console mais amplo, com um apoio de braço de quase 0,8 pol. mais do que no modelo anterior, para maior conforto.

A iluminação ambiente disponível ilumina o acabamento da porta frontal, a bandeja do console e o porta-copos dianteiro. A bandeja pode conter itens pequenos, como um smartphone ou uma carteira, ou, quando equipada, acomoda o teclado de carregamento opcional do dispositivo sem fio Qi.   

Ferramentas Digitais

O Corolla sedã vem com um monitor de informações múltiplas com transistor de película fina (TFT) de 4,2 polegadas, com um MID de 7 polegadas disponível localizado entre o tacômetro de alta qualidade e o velocímetro. Com a tela maior, o motorista pode alternar entre os estilos de velocímetro analógico e digital.

Apresentando gráficos avançados, o MID de fácil leitura pode ser configurado pelo motorista e oferece operação intuitiva para acessar informações dos sistemas de áudio e multimídia, sistema de navegação, informações do veículo, incluindo economia de combustível e pressão dos pneus. DRCC) e outros parâmetros importantes e configurações do sistema. 

Dynamic Force está com você

Os sedãs Corolla 2020 L, LE e XLE usarão o motor de 1.8 litros (2ZR-FAE) encontrado na geração anterior, ainda com mais potência e melhor eficiência de combustível. As classes XSE e SE são movidas por um motor de quatro cilindros em linha de injeção direta 2.0-litros da Dynamic-Force completamente novo (M20A-FKS). Este novo motor oferece mais desempenho ao usar menos combustível. Notavelmente, o novo motor sedã Corolla é fisicamente menor e mais leve, ajudando a reduzir o centro de gravidade do carro e melhorar seu equilíbrio geral.  O novo motor Dynamic Force recebe alta potência e eficiência de uma combinação de alta taxa de compressão (13: 1), injeção de combustível Toyota D4-S combinando injetores de porta direta e secundária, combustão de alta velocidade, VVT-iE no lado de entrada e VVT-i no escape. O VVT-iE usa um motor elétrico em vez da pressão do óleo para controlar o tempo variável da válvula. 

Uma bomba de óleo de duas descargas e um sistema de refrigeração variável com bomba de água elétrica ajudam a maximizar o desempenho e a eficiência do motor. O sistema de resfriamento mais eficiente também garante um aquecimento mais rápido da cabine em dias frios e um resfriamento mais rápido quando o condicionador de ar é usado.

Todas essas tecnologias, juntamente com o atrito interno ultra baixo, produzem uma eficiência térmica máxima de 40%, muito alta para um motor de veículo de passageiros. Você não pode sentir a eficiência térmica, mas pode sentir os efeitos da potência de pico a 6.600 rpm.  

Plataforma: O tipo forte e silencioso

Uma estrutura super-rígida, um centro de gravidade mais baixo e uma afinação de suspensão altamente refinada conferem ao Corolla sedã uma agilidade de manobrabilidade exemplar e conforto de condução, juntamente com uma personalidade de condução distinta. Esta plataforma de alta resistência é fortificada através do aumento do uso de aço de ultra-alta resistência, bem como a aplicação de nova tecnologia adesiva estrutural para maior rigidez do corpo e segurança dos ocupantes. Especificamente, a rigidez de torção é melhorada em 60% em comparação com seu antecessor.

A nova carroceria utiliza uma estrutura frontal totalmente nova, com múltiplas cargas, para absorver as forças de impacto da colisão frontal e dispersar a energia de colisão para ajudar a evitar a deformação do compartimento do ocupante. Aço de alta resistência nos reforços do painel do balancim e no painel superior do pontapé; membros laterais mais largos da parte inferior da carroçaria; reforços para pára-choques traseiros reforçados e painel de painel mais espesso, painéis de piso e túnel de underbody melhoram a dispersão de energia em caso de colisão. 

Uma estrutura em forma de anel quadrada, reforçada com oito em torno das aberturas das portas, juntamente com vigas de impacto de maior diâmetro para as portas dianteira e traseira, são projetadas para ajudar no caso de uma colisão lateral.   

*Com informações do site Toyota News

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 09:54