Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, estará em festa nos próximos dias 18,19 e 20 de outubro, com a tradicional Festa da Jabuticaba.
O evento, que chega à 27ª edição, é realizado desde 1992 no distrito, celebrando a produção da fruta mais abundante na localidade: a jabuticaba.
Desse modo, a festa que acontece na Praça da Matriz, terá exposição de vários produtos feitos a partir da jabuticaba, como doces, bolos, compotas, entre outros.
Além disso, também haverão brincadeiras, barraquinhas, paredão de escalada e vários shows, atraindo as famílias.
A Festa da Jabuticaba é uma realização do Lions Clube Cachoeira do Campo, com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto.
A celebração promove a cultura local, o lazer, o entretenimento e fomenta o turismo no distrito.
Segundo a Prefeitura de Ouro Preto, a expectativa de público é de 10 mil pessoas por dia.
Nesta 27 ª edição da Festa da Jabuticaba, o diferencial será a Cozinha Show com a participação da chefe de cozinha Milsane Sebastião, na oficina de produção de doces e geleias artesanais com a fruta.
Milsane é referência na preparação de pratos que valorizam a cultura e os ingredientes locais. Crédito da imagem: Divulgação Importância da festa Um dos organizadores da Festa da Jabuticaba, Helvécio Arantes, afirmou que uma das principais metas é auxiliar os pequenos produtores a fazerem da fruta o seu sustento. “O diferencial da festa neste ano é mostrar para o público o quão rico é a jabuticaba e ensinar, através das oficinas, o aproveitamento total dessa fruta, polpa, casca, semente, tudo pode ser aproveitado em compotas, geleias, vinagres, vinhos, licores e farinhas.
Assim, os produtores podem tirar daí o seu sustento, de forma artesanal ou formando cooperativas e repassando esse saber”, declarou.
O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Felipe Guerra, falou sobre a importância da Festa da Jabuticaba e seu potencial turístico. “É uma festa muito importante, tradicional do distrito de Cachoeira do Campo e a cada dia que passa vem atraindo mais turistas porque, além das atividades culturais e musicais que abrilhantam a festa, ela também proporciona ao turista e ao ouro-pretano um turismo de experiência porque oferece cursos e oficinas sobre a jabuticaba, sua finalidade e todos os subprodutos que podem ser gerados dessa fruta, que está cada vez mais inserida no mercado internacional da gastronomia”, declarou.
Programação completa 18 de outubro – Sexta-feira 20h Show com Tiago Martins 23h DJ Kadaver 19 de outubro – Sábado 9h às 17h – Oficina de produção de doces e geleias de jabuticaba com a Chef Milsane Sebastião 20h Show com Felipe Meneses 23h Show com Vilodum 20 de outubro – Domingo 10h às 15h – Cozinha Show com produtos feitos de jabuticaba 12h Show com Silvinha Gomes 15h Amigos do Samba 17h DJ Felipe 20h Show com Chiquinho de Assis 23h DJ Felipe Leia também: Trem da Vale de Ouro Preto e Mariana tem programação especial para o mês das crianças