Menu

Transporte público na periferia é pior avaliado do que no centro em BH, RJ e SP, revela pesquisa com usuários

13/09/2018 às 18:24
Tempo de leitura
4 min

Dando sequência à série de divulgações especiais do mês da mobilidade, o Idec, ONG de Defesa do Consumidor, lançou nesta quinta-feira (13) os resultados da avaliação realizada por usuários de transportes público nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, gerados a partir do aplicativo MoveCidade. No aplicativo, qualquer pessoa pode avaliar diversos itens do transporte coletivo que usa. Essa análise é inserida em um banco de dados que agrega todas as respostas e gera notas de 0 a 10.

De acordo com as avaliações dadas por mais 3 mil passageiros dessas três capitais no último ano, as linhas de transporte que se concentram nas áreas centrais são melhor avaliadas dos que as mais periféricas, como ocorre na relação entre as linhas de metrô e de trens. No Rio de Janeiro e em São Paulo, onde há sistemas metroferroviários em operação, as médias das notas dos metrôs, são bem superiores do que as de trens. E mesmo quando comparadas cada uma das linha dos metrôs, aquelas que se concentram nas regiões centrais são melhor avaliadas do que as mais periféricas, segundo as notas dadas pelos próprios usuários.

“Esta constatação é grave e demonstra que os governos tratam os sistemas sem a padronização e qualidade necessária. Para o usuário, o sistema deveria ser integrado e ter a mesma qualidade, mas infelizmente fica claro para ele a diferença de atenção que cada sistema recebe”, explica o pesquisador em Mobilidade Urbana do Idec, Rafael Calabria.
Apesar de terem melhores notas em relação aos trens, os metrôs registram uma forte queda na avaliação quando o quesito é lotação. O problema que já é conhecido por quem usa esse meio de transporte foi evidenciado na pesquisa, sendo resultado da lenta ampliação da rede.
Veja mais dados da avaliação de metrôs e trens em BH, RJ e SP

Ônibus

Quando se analisa os dados da pesquisa em relação às linhas de ônibus das três capitais, também se registra o mesmo problema: os sistemas intermunicipais (que transporta os usuários de mais longe) têm pior avaliação do que nos sistemas municipais, com exceção a rede de ônibus do Rio, que opera também linhas com características de ônibus rodoviários e possuem outras características de qualidade.

Esse resultado evidencia como os ônibus intermunicipais recebem menos atenção e investimento dos poderes públicos. Em São Paulo se destaca ainda a falta de fluidez dos ônibus intermunicipais resultados da populosa região metropolitana São Paulo, e da falta de investimento em infraestrutura metropolitana. Hoje a região metropolitana possui apenas dois corredores.

Veja mais dados e mapas da avaliação dos ônibus em BH, RJ e SP

O aplicativo

O MoveCidade permite que usuários de transporte público avaliem pelo celular a qualidade de diversos quesitos dos ônibus, trens, metrôs e estações de bicicleta compartilhada, como limpeza; informações no interior dos veículos, pontos e plataformas; conduta do motorista; lotação; tempo de espera; infraestrutura de acessibilidade, etc.

Entre os diferenciais do App está sua utilidade para a geração de um banco de dados independente, produzido pela sociedade, e de informações consistentes para subsidiar análises qualitativas. Também, estimula o senso crítico dos usuários sobre tudo o que se relaciona à qualidade do transporte público. Além disso, embasa e fortalece as reclamações feitas pela população aos órgão públicos por melhorias no transporte.

O aplicativo MoveCidade foi criado pelo Idec, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) e o Laboratório de Exeprimentação Digital (LED), e está disponível para download gratuito para celulares Android e iOS: http://movecidade.org.br/blog/baixe-o-app-movecidade/

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 10:44