Menu

Trupe Sons do Brasil encerra itinerância 2023 no Museu de Mariana

30/11/2023 às 18:43
Tempo de leitura
3 min
Foto: divulgação/Museu de Mariana
Foto: divulgação/Museu de Mariana

A Trupe Sons do Brasil, iniciativa educativa do Festival Os Sons do Brasil, já fez a alegria de centenas de crianças e adolescentes durante os meses de outubro e novembro, percorrendo diversos espaços em parceria com centros de cultura, educação e movimentos sociais de Belo Horizonte, Ouro Preto e região. Para encerrar a itinerância deste ano, a Trupe Sons do Brasil desembarca no Museu de Mariana neste sábado, dia 2 de dezembro, às 16h30, com uma apresentação gratuita para crianças de todas as idades.

O espetáculo, que conta com atores, atrizes e músicos multi-instrumentistas, percorre a história da música brasileira e seus gêneros, passando por diversos estilos e expressões musicais, desde a música dos povos originários, passando pelos cânticos sacros dos missionários jesuítas, o chorinho, o samba, o frevo, o funk até o Hip Hop.

“A nossa trupe chega nos espaços com intervenções musicais ao vivo, como um convite para uma construção coletiva junto a crianças e adolescentes. Pensamos em cada detalhe para que a etapa educativa do nosso projeto seja uma poderosa ferramenta de valorização e divulgação da riqueza musical dos sons do Brasil. O roteiro da apresentação foi escrito exclusivamente para esta turnê. A nossa preocupação é que seja um espetáculo lúdico e didático”, explica Fernanda Bento, idealizadora do Festival. 

O espetáculo “Trupe Sons do Brasil” conta com dramaturgia de Chiquinho de Assis, direção e concepção cênica de Alex Carvalho, figurinos de Jackson Santos e bonecos de Mauro Carvalho. No elenco, Adriana Maciel, Danilo Campos, Marcelino Xibil Ramos, Silvia Gomes e Tiago Valentim.

Sucesso de público e crítica, o Festival Sons do Brasil vem celebrando a diversidade musical brasileira com atrações para todos os gostos. Seja embalados pelos instrumentos de corda, sopro ou percussão, os mais diversos ritmos ganham vida e cor ao serem conduzidos por artistas da velha e nova cena musical do país. Pelos palcos do Festival já passaram grandes nomes como Chico César, BNegão, Hamilton de Holanda, Mestrinho, Zé Ibarra, Tim Bernardes, Anastácia, Alaíde e tantos outros em encontros inesquecíveis.

Os Sons do Brasil é uma realização da Bento Produção Cultural, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução, com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Gerdau, Cedro Mineração e Ferro Puro Mineração (empresa do Grupo Avante), com correalização da Fundação Clóvis Salgado e parceria com o Museu Boulieu. O Museu de Mariana conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, gestão do Instituto Cultural Aurum e realização da Prefeitura de Mariana e Governo Federal Brasil: União e Reconstrução via Lei Rouanet. 

Fonte: Museu de Mariana

COMENTÁRIOS