Menu

5 cidades do sul da França para visitar no inverno

22/11/2022 às 14:19
Tempo de leitura
5 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Muita gente tem o sonho de conhecer a Provence e a Riviera Francesa, mas será que vale a pena visitar as cidades do sul da França no inverno? A resposta vai depender muito do estilo de viagem que você tem em mente. Mas uma coisa é certa: essa é uma escolha muito interessante para quem quer fugir do óbvio ao fazer turismo pela Europa. 

Antes de decidir, informe-se sobre o planejamento de uma viagem pela França e saiba mais sobre as cidades francesas que merecem uma visita até mesmo nos meses mais frios do ano!

Por que visitar o sul da França no inverno

O sul da França reúne destinos turísticos imperdíveis entre os Alpes e as planícies do interior, na região da Provence, até a sua porção litorânea, chamada de Cote D’Azur (Costa Azul, em português) ou Riviera Francesa. Esses lugares esbanjam charme e são boas opções para você visitar no inverno pelos seguintes motivos:

Viajar fora da alta temporada

Muitas das cidades do sul da França recebem visitantes o ano inteiro, mas costumam ficar lotadas nas temporadas de primavera e verão europeu. É mais fácil encontrar boas opções de acomodação a preços razoáveis nessa disputada região durante o inverno, entre os meses de dezembro e março. Isso se torna ainda mais atraente para quem viaja em família e/ou tem direito a férias no mesmo período.

Aproveitar a proximidade com outros países europeus

O sul da França tem grande proximidade com as fronteiras da Itália e da Espanha, além do principado de Mônaco e da pitoresca Andorra. Isso abre espaço para uma experiência multicultural, com a vantagem de que cidadãos brasileiros não precisam de visto para viajar pela Europa por até 90 dias — podendo se beneficiar dos descontos em passes de trem para viagens com mais de duas pessoas, além da facilidade de locomoção pelas estradas europeias.

Desfrutar dos pores de sol e da neve no sul da França

O litoral francês conta com 300 dias de sol por ano na região sul. Assim, é bem provável que as chuvas não atrapalhem os seus passeios na baixa temporada, apesar das temperaturas ficarem na casa dos 10 a 20 graus. Além disso, os dias clareiam mais cedo nessa época e terminam com incríveis pores de sol com vistas para o Mediterrâneo. 

Já a neve se faz presente na paisagem dos Grandes Vales e nos Alpes do Sul da França, sendo uma ótima opção para quem pretende esquiar ou fazer esportes de inverno em um cenário de tirar o fôlego!

Quais cidades visitar no sul da França durante o inverno

São muitas as possibilidades de trajeto pelo sul da França para quem parte de Paris ou de Barcelona. Mas, se a ideia é fazer esse tour durante o inverno, considere visitar estas cinco cidades francesas:

  1. Nice 

O elegante balneário francês conta com excelentes atrações o ano todo e é uma opção interessante para vivenciar o carnaval europeu. Além disso, você pode fazer de Nice a sua base para visitar os vilarejos nos arredores e dar uma esticadinha até Mônaco. 

  1. Cagnes-sur-mer

Além de ser uma boa opção de passeio para ver o mar de uma outra perspectiva, Cagnes-sur-mer abriga algumas das melhores atrações de natal na Riviera Francesa e um pitoresco centro histórico (Haut de Cagnes) que mantém a aura dos tempos medievais.

  1. Carcassonne

Uma boa opção para quem viaja nos dias mais frios é visitar museus e marcos arquitetônicos pelo lado de dentro. Carcassonne conta com o Palatium, um impressionante castelo aberto à visitação em sua cidadela medieval, além do museu da Inquisição e da Basílica de Saint-Nazaire, entre outras atrações incríveis para quem se interessa por história e arquitetura.

  1. Aix-en-Provence

Com atmosfera animada e uma rua que é tida como a mais bela da França, Aix-en-Provence é uma boa opção para quem vai visitar a França no inverno. Sua localização estratégica facilita a vida de quem pretende explorar os arredores, mas também há muito o que ver e fazer na cidade.

  1. Briançon

Se a pedida é se divertir com a neve nos Alpes Franceses, vale a pena incluir Briançon em seu roteiro de viagem. Essa pequena cidade serve de base para quem vai fazer esportes de inverno no resort de esqui Serre Chevalier, além de ter um gracioso centro amuralhado e diversas construções bem preservadas que fazem parte da lista de patrimônios mundiais da Unesco.

Estas cinco cidades francesas são expoentes do turismo pela Europa e mantém seus hotéis e restaurantes abertos durante a estação mais fria do ano, além de contar com atrações especiais que fazem valer a viagem pelo sul da França no inverno.