Menu

Lugares em Minas para escapar do agito do carnaval 2023

04/02/2023 às 06:59
Tempo de leitura
7 min
As cachoeiras são destaque do ecoturismo mineiro. Foto: banco de imagens livres do Canva
As cachoeiras são destaque do ecoturismo mineiro. Foto: banco de imagens livres do Canva

Não é só de folia que se vive o carnaval, muitas vezes ele pode ser apreciado no sossego de um lugar bonito, junto a natureza, com ou sem companhia. Minas Gerais é um estado com cidades conhecidas pelo carnaval tradicional, mas também possui diversos lugares para o ecoturismo. Quem deseja escapar do agito do carnaval, pode apreciar esses municípios.

Uma boa comida, aposentos aconchegantes para ouvir o canto dos pássaros é tudo o que muitos desejam durante o feriado prolongado do carnaval. Como de hospitalidade os mineiros entendem bem, o estado acaba se tornando muito atrativo para turistas nacionais e internacionais.

Cidades pequenas, vilarejos, estações e parque ecológicos e pequenos distritos, em Minas sempre existe um cantinho para quem gosta de apreciar suas belas montanhas, vegetação e clima fresco. Se você deseja conhecer algumas opções de lugares assim, leia este artigo até o final, te garanto que não irá se decepcionar.

“Há um Vilarejo ali”: conheça lugares lindos em Minas

As cidades históricas de Minas são encantadoras. Sempre com praças e igrejas que remetem ao passado, possuem um charme especial. A cultura mineira também é muito rica. Os tradicionais pão de queijo, doce de leite, broa de milho, frango com quiabo, entre outros pratos se harmonizam com as paisagem, como canta Milton Nascimento “você não quer acreditar” de tanta beleza e peculiaridades que o estado entrega.

Minas respira arte, é um dos estados que mais produz artesanato, do crochê ás peças produzidas em pedra sabão, passeando pelas joias. Seus monumentos arquitetônicos com obras de artistas como Aleijadinho, Mestre Ataíde e outros deixam as cidades luxuosas, além da música, literatura, dança e manifestações folclóricas, como o Congado Mineiro, a Folia de Reis e Capoeira, que fazem com que os passeios se tornem ainda mais interessantes.

Claro que durante o período carnavalesco não é possível aproveitar todas as opções que Minas oferece, isso porque museus e prédios de grande relevância para s história brasileira entram em recesso. Por outro lado, as pousadas e hotéis próximo a natureza se preparam para receber um público que busca uma “good vibes”.

Chapada (subdistrito)

Muita água e tranquilidade. Foto: Chalé da Chapada Vila

Um silêncio absoluto no meio da Serra do Trovão, assim podemos definir a Chapada que fica no Distrito de Lavras Novas, em Ouro Preto. É o lugar ideal para quem deseja de conectar com a natureza e pensar sobre a imensidão do mundo. Se sentir pequeno diante das montanhas que se perdem de vista além do horizonte é uma sensação constante.

Com uma linda trilha com destino á Cachoeira do Falcão, um lugar com águas cristalinas e muito tranquilo, a Chapada tem um visual exuberante, em que a natureza dá o seu show particular, para poucas pessoas, são apenas cerca de 100 habitantes vivendo no subdistrito, o que entrega o charme da simplicidade com a espontaneidade da fauna e flora.

+ 3 praias com acesso fácil a Minas Gerais para passear nos meses das férias

Serra do Caraça

Cascatinha. Foto: Santuário do Caraça

Trilhas cercadas por imagens inesquecíveis que levam até cachoeiras, rios, mirantes e até uma prainha de águas vermelhas. O Santuário do Caraça, que fica em Catas Altas, Minas Gerais, é um lugar onde reina a serenidade. Ideal para quem busca um passeio ecológico para purificar a mente. 

A igreja, no estilo Neogótico, que frequentemente recebe a visita de lobos guarás, entrega um ar intimista ao local. Nela, denominada Nossa Senhora Mãe dos Homens, é possível se hospedar, o que facilita o acesso ao Santuário. Cercado por um belo jardim e próximo ao museu que guarda relíquias da idade, o Santuário do Caraça é uma serra que merece ser colocado no roteiro do ecoturismo mineiro.

Serra do Cipó 

Ponte da Usina, Serra do Cipó. Foto: Portal Serra do Cipó

Popularmente conhecido como a praia do belo-horizontino, a Serra do Cipó já é um lugar bastante conhecido, sobretudo pela variedade de atividades que o local oferece. São montanhas, cachoeiras e um pôr-do-Sol incrível . 

São tantos espaços bonitos que fica difícil destacar um. Mas vamos começar pela lagoa Lapinha da Serra. Construída com a finalidade de ser a fonte para uma usina hidrelétrica, a lagoa concentra uma grande quantidade de água e o mais especial, fica em meio a paredões rochosos, entregando um visual maravilhoso. 

A Serra do Cipó é um distrito de Santana do Riacho, nele também se encontra o Parque Ecológico da Serra do Cipó, que acaba sendo mais atrativo do lugarejo. 

Com cerca de 15 minutos de trilha da Serra do Cipó é possível conhecer a Cachoeira do Tomé, que é privada. Com belas quedas e poços, o lugar não possui nenhum estabelecimento, o que o torna intimista e singular. 

Gonçalves

Pouco badalado e com muitas riquezas naturais, embora não seja muito conhecido,o município Gonçalves tem seu charme, justamente por ser mais reservado. Localizado na região Sul de Minas, a cidade fica mais próxima da capital paulista, 212 quilômetros, em relação a Belo Horizonte, 456 quilômetros. 

Um dos lugares mais bonitos de Gonçalves é a Cachoeira Sete Quedas. Para chegar até ela é preciso ter disposição para encarar uma trilha encantadora, mas com muitas subidas com elevação de cerca de 120 metros. É possível ir de carro, mas indicamos ir andando, pois pelo caminho você poderá conhecer a vegetação, além de passar pela Cachoeira do Retiro, que fica na beira da estrada de terra. 

Ao chegar na Cachoeira Sete Quedas se paga uma taxa de R$ 10 por pessoa. Vale destacar que ela fica aberta somente aos finais de semana. Adentrando a porteira logo se avista belas flores e uma pequena trilha de onde é possível avistar as águas de longe e ao finalmente chegar a cachoeira percebe-se que o nome  é auto-explicativo, são sete quedas consecutivas que formam uma orquestra das águas e um visual singular. 

Aqueles que estiverem dispostos a dar uma esticada, podem conhecer Campos do Jordão (São Paulo), que fica a 52 quilômetros de distância ou se preferir permanecer no estado mineiro, conhecer Monte Verde, a 80 quilômetros de Gonçalves. 

Conceição do Ibitipoca 

Cachoeira em Conceição do Ibitiboca. Foto: Trip Feeling

O distrito da cidade Lima Duarte é um lugar onde a natureza protagoniza um espetáculo único Conceição de Ibitipoca concentra um volume grande de águas que se manifestam através de nascentes, lagos e cachoeiras. 

Mais perto da Rio de Janeiro (RJ) do que Belo Horizonte (MG), o local é aconchegante, que abriga o Parque Estadual de Ibitipoca, uma ramificação da Serra da Mantiqueira, com predominância vegetal da Mata Atlântica, campos rupestres e mata Ciliar. 

No parque há um circuito especial e muito visitado por turistas, é o Janela do Céu, nome também de sua cachoeira. No circuito, além de uma trilha com subida, é possível conhecer grutas. 

A cachoeira Janela do Céu é singela, ela recebeu esse nome por causa da queda de árvores na água com vista para o céu, o que forma uma imagem que se assemelha com uma janela. Uma verdadeira obra de arte da natureza.

COMENTÁRIOS