Menu

Pousadas em Ouro Preto: conheça algumas opções

26/08/2021 às 03:08
Tempo de leitura
20 min
Ouro Preto - Foto: Canva
Ouro Preto - Foto: Canva

Muitas pousadas em Ouro Preto são conhecidas por serem localizadas no centro histórico, outras pela tranquilidade de estar em lugares mais afastados. A hospitalidade é um diferencial dos serviços de hospedagem de uma das principais cidades turísticas de Minas Gerais.

O clima fresco, as montanhas, a arquitetura, as mais diversas histórias, a gastronomia e outros atrativos fazem de Ouro Preto uma cidade singular. É neste contexto que as pousadas estão inseridas, pois para uma escolha satisfatória, alguns fatores precisam ser levados em consideração.

Antes de revelar os nomes das pousadas em Ouro Preto melhor avaliadas vamos deixar algumas dicas de como escolher o melhor local para se hospedar durante uma viagem.

Dicas para reservar uma pousada em Ouro Preto 

Arandelas enfeitam os casarões de Ouro Preto – Foto: Mais Minas

Seja para Ouro Preto ou qualquer outro destino, é preciso ter alguns cuidados na hora de reservar um hotel ou pousada, isso evitará que possíveis transtornos atrapalhem a estadia, fazendo com que uma viagem que era para ser especial, sendo a trabalho ou lazer, perca o encanto.

Não são todos os pontos turísticos da antiga Vila Rica que ficam localizados no centro histórico, embora ele possua um conjunto arquitetônico incrível. Para quem deseja conhecer além do tradicional centro, é preciso levar em consideração o relevo da cidade, que é muito montanhoso.

Em razão disso, a escolha da pousada pode ser um fator determinante para a quantidade de ladeiras que se está disposto a subir e descer em Ouro Preto.

É importante levar em consideração também, antes de escolher a hospedagem, a proposta da viagem. Se o objetivo for o ecoturismo, por exemplo, não faz sentido se hospedar em uma pousada das imediações centrais, a menos que se queira ter o prazer de amanhecer vendo a neblina cobrindo as igrejas, o que é um privilégio inesquecível, mas que pode dificultar o acesso do turista aos parques e cachoeiras e até mesmo distritos, onde há muitas opções para essa proposta. 

Agora aos que desejam conhecer Ouro Preto em sua totalidade não há negociação no sentido de esforços físicos e tempo, pois há mais de 100 lugares para visitar, não era para menos, afinal estamos lidando com uma cidade que foi fundada no século XVIII, uma das primeiras e mais importantes para a história do Brasil. 

Para ter uma hospedagem de sucesso é preciso algumas ponderações:

– Fazer um cronograma da viagem com os lugares que se deseja conhecer ;
– Realizar uma cotação a fim de conhecer melhor as opções e conseguir avaliar o melhor custo benefício;
-Tirar todas as dúvidas sobre a pousada ou hotel evitar surpresas;
– Avaliar de acordo com o cronograma da viagem se a pousada se encontra em uma localização favorável aos objetivos da viagem;
– Checar o espaço de avaliação do site da pousada ou no aplicativo de reserva para saber como foi a experiência de hóspedes que conheceram o estabelecimento;
– Em caso do oferecimento de serviço de café da manhã, checar se ele está de acordo com as expectativas para tal;
– Através de conversa (online ou por telefone), sondar a preocupação do estabelecimento com a higiene. É importante perguntar os dias e horários em que será realizada a limpeza do quarto. Quantas vezes a roupa de cama e toalhas são trocadas e qualquer outra dúvida neste sentido;
– Conhecer os serviços adicionais da pousada, como: lavagem de roupas; almoço,  jantar, lanche fora do horário do café da manhã, oferecimento de bebidas e outros;
– Avaliar se o visual da pousada está de acordo com o que se deseja através de fotos ou vídeos publicados nas redes sociais;
– Se for viajar de carro ou outro transporte próprio é importante chegar a disponibilidade de estacionamento para o veículo e
– Levar em consideração o conforto e espaço da sua acomodação, marca do colchão, disponibilidade da rede wifi, se a pousada oferece alguma cortesia ou produto higiênico. 

Pousadas em Ouro Preto

Hospedaria Antiga

A Hospedaria Antiga é um dos casarões tombados que faz parte do centro histórico da cidade. A casa onde José Pedro Xavier da Veiga, historiador, jornalista e político, viveu a partir de 1878 foi o palco para um importante acontecimento, o nascimento do jornalismo no estado de Minas Gerais.

Foi onde hoje é a cozinha da Hospedaria Antiga que o “Diário de Minas”, que futuramente se tornará “A Província de Minas”, primeiro jornal do estado, foi fundado (1879). Na mesma casa Xavier da Veiga fundou a revista “Arquivo Público Mineiro” (1903), que posteriormente teve sede em Belo Horizonte.

A pousada possui três andares com instalações que seguem o estilo da cidade. A proposta do estabelecimento é oferecer aos turistas a oportunidade de conhecer um mobiliário do século XVIII sem deixar o conforto dos dias atuais de lado.

Os apartamentos de uma das mais tradicionais pousadas em Minas Gerais possuem televisão, frigobar e telefone. A limpeza é realizada diariamente e o café da manhã segue o buffet a “La Mineira”, com opções variadas e a iguaria mineira mais conhecida do mundo, o pão de queijo. O café da manhã e o estacionamento estão embutidos no valor da diária.

Endereço: Rua Xavier da Veiga, N° 1, Centro, Ouro Preto (MG).
Telefone para reservas: (31)3551-2203

Hotel Pousada Arcanjo 

Fachada do Hotel Pousada Arcanjo – Foto: Facebook/Reprodução

O Hotel Pousada Arcanjo foi inaugurado em julho de 2000. É um estabelecimento planejado para serem quatro estrelas, seguindo o estilo arquitetônico de Ouro Preto, porém com algumas modernidades como elevador, por exemplo, um item raro de se encontrar em estabelecimentos de cidades históricas.

Com mais de sete ambientes além das acomodações, o hotel, que também é conhecido como Pousada Arcanjo, possui espaço amplo que pode ser aproveitado pelos hóspedes durante a estadia, são eles:

– Lobby e saguão com salas de estar;
– Acotch-bar com TV;
– Restaurante climatizado;
–  Sala para leitura e jogos de mesa com lareira;
– Jardim interno com iluminação noturna;
– Salão de eventos climatizado e
– Estacionamento.

É uma das pousadas mais completas de Ouro Preto, pois oferece mais de 24 serviços, entre eles todas as refeições, manobrista, concièrge, transfer local, lavanderia, segurança entre outros.

Endereço: Rua São Miguel Arcanjo, 270, Água Limpa, Ouro Preto (MG).
Telefone para reserva: (31)3551-4121

Hotel Solar do Rosário 

Fachada do Hotel Solar do Rosário decorada – Foto: Mais Minas

O Hotel Solar do Rosário tem história no setor turístico de Ouro Preto, pois suas atividades começaram em 1840, quando Ouro Preto ainda era a “Cidade Imperial”. Na época denominado Hotel Monteiro, o hotel já chamava a atenção pela grandiosidade do casarão que tinha em toda a sua fachada um balcão inglês.

Com a transferência da capital mineira de Mariana (cidade vizinha de Ouro Preto) para Belo Horizonte, o antigo Hotel Monteiro fechou as portas e se transformou em um armazém. Porém a história do prédio mudou após a UNESCO entregar para Ouro Preto o título de cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.

Com o mundo turístico de olhos voltados para Ouro Preto, surgiu a necessidade de reativar o hotel (1994), que nesse momento recebeu novo nome, “Hotel Nossa Senhora do Rosário”.

A partir de 2007, sob nova direção e após passar por uma grande reforma e restauração, o hotel passou então a se chamar pelo nome atual, Hotel Solar do Rosário.

Com uma localização privilegiada, o Solar do Rosário possui 18 apartamentos Ouro, cinco standard, seis small. Há também suítes especiais: cinco suítes executivas, quatro suítes Rosário, duas suítes Barroco e uma suíte Superior.

A área externa do hotel possibilita a vista da Igreja Nossa Senhora do Rosário, um dos principais pontos turísticos de Ouro Preto e para o Pico do Itacolomi. A arquitetura e decoração foram exclusivamente desenvolvidas para entregar bem estar aos hóspedes.

Um dos diferenciais do Solar do Rosário são suas duas piscinas, uma aquecida com hidromassagem e outra com água natural (fria). O hotel também oferece uma academia com equipamentos, um restaurante com adega que fica na área subterrânea do prédio, além de espaço para eventos de pequeno e médio porte.

Endereço: Rua Getúlio Vargas, 270, Centro, Ouro Preto (MG).
Telefone para reserva: (31) 3551-5040.

Grande Hotel de Ouro Preto 

O Grande Hotel fica bem localizado em Ouro Preto. Ao lado da Casa dos Contos, um casarão construído entre 1782 e 1787 para abrigar o cobrador de impostos de Minas Gerais, João Rodrigues Macedo. Atualmente a Casa dos Contos é ponto de visitação na cidade.

Além de estar próximo da Casa dos Contos, o Grande Hotel também fica nas adjacências da Praça Tiradentes, o coração de Ouro Preto, do centro comercial, e faz paralelo com a Rua Direita, por isso é um dos locais mais procurados para hospedagem na cidade.

Com um projeto de arquitetura desenvolvido por ninguém menos  que Oscar Niemeyer, em 1938, seis anos antes da criação da Pampulha, em Belo Horizonte, o Grande Hotel de Ouro Preto foi resultado de ações do governo de Getúlio Vargas para o desenvolvimento do turismo em Minas Gerais.

O estabelecimento tem variados tipos de acomodações, Apartamentos duplos, triplos, além das suítes: JK, Luxo e Nobre. No Grande Hotel também é possível realizar grandes eventos como casamentos, formaturas e recepções menores.  O Grande Hotel conta com uma estrutura completa para a realização de eventos que vão desde grandes salões e buffets completos.

As varandas panorâmicas e a famosa “Piscina By Niemeyer” proporcionam o bem estar dos hóspedes. O hotel também conta com estacionamento privado, disponível gratuitamente para os hóspedes.

Endereço: Rua Senador Rocha Lagoa, 164, Centro, Ouro Preto (MG).
Telefone: (31) – 3551-1488.

Pousada do Ouvidor 

As pousadas em Ouro Preto possuem suas peculiaridades. A Pousada do Ouvidor se destaca por estar em um dos lugares mais belos e românticos da cidade, no bairro Antônio Dias, mais precisamente ao lado da ponte Marília de Dirceu e junto à Igreja Nossa Senhora da Conceição.

A Ponte Marília de Dirceu, que também é popularmente chamada de “Ponte dos Suspiros”, é  um ponto importante para a cidade pois carrega consigo um romance que nunca pôde ser concretizado, mas que ficou muito conhecido na literatura brasileira, estamos escrevendo sobre Marília e Dirceu (Maria Dorotéia Joaquina de Seixas Brandão e Tomás Antônio Gonzaga).

Inaugurada em abril de 2009, a Pousada do Ouvidor tem o chão de tábua corrida e apartamentos com as janelas ouro-pretanas que contam com frigobar, televisão, cama box, internet e água da pia e chuveiro aquecidos a gás. Há também opções de apartamentos standard superiores.

Endereço: Praça Antônio Dias, 99.
Telefone: (31) 3551-1164. 

Pousada Província 

Lavras Novas é um distrito de Ouro Preto, que fica a 19 quilômetros de distância da sede. O pequeno vilarejo é bastante procurado por turistas que desejam se desligar da agitação das cidades e gozar de dias de tranquilidade junto à natureza.

A Pousada Província é frequentemente procurada por casais que desejam viver momentos a sós, seja para Lua de Mel ou passeio convencional. Da janela dos quartos é possível avistar belas montanhas verdes, ouvir o canto dos pássaros logo ao amanhecer o dia.

Com uma mobília rústica, o hotel oferece aos seus hóspedes um café da manhã diversificado, roupas de cama e banho fio 200, sauna, piscina e nos finais de semana, principalmente durante o inverno, os “pombinho” podem apreciar um delicioso rodízio de caldos feitos no clássico fogão à lenha, que pode ser acompanhado por um bom vinho.

O chão batido e escadas em madeira entregam um charme especial para a área interna da pousada, enquanto que próximo a piscina há mesas com cadeiras além de espaço reservado para jogos como sinuca, por exemplo.

Endereço: Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 1.144, Lavras Novas, Ouro Preto (MG).
Telefone para reservas: (31) 993922195.

Pousadas baratas em Ouro Preto 

Apresentamos acima algumas opções de pousadas em Ouro Preto, porém o custo da hospedagem desses lugares que são considerados os melhores da cidade não são de acesso popular. Mas isso não pode desmotivar o turista de conhecer essa cidade tão encantadora que é Ouro Preto, por isso nossa equipe traz neste artigo opções de pousadas baratas em Ouro Preto

Hospedaria Mineira 

A Hospedaria Mineira é um lugar modesto, porém acolhedor, que possui quarto de solteiro individual, duplo com beliche, quarto triplo com beliche e uma cama e quádruplo, um café da manhã gostoso e salas de estar.

Endereço: Travessa das Lages, n° 32, Antônio Dias, Ouro Preto (MG).
Telefone para reserva: (31) 3552-2861.

Pousada Marotta 

Com nove suítes, a Pousada Marotta é funcional para quem deseja conhecer Ouro Preto, pois além de uma opção mais econômica tem uma boa localização, ela fica nas Lajes, uma avenida que “desemboca” na Praça Tiradentes.
Os quartos frontais têm vista privilegiada e o café da manhã é saboroso e diverso.

Endereço: Rua Conselheiro Quintiliano, 415, Lages, Ouro Preto.
Telefone: (31) 985114934.

Pousada do Lago 

Com apenas dois quartos a Pousada do Lago é ótima para quem quer pagar mais barato e conhecer Ouro Preto, pois ela fica a 700 metros da Praça Tiradentes, porém não oferece o serviço de café da manhã, contudo rede de internet wifi.

Endereço: Rua Gabriel dos Santos, N° 32, Ouro Preto.
Telefone: Não encontrado. 

Hostel (albergue) 

Os hostels são quartos que acomodam várias pessoas diferentes.  É quando um grupo de pessoas que não se conhecem compartilham um quarto ou apartamento dentro de um mesmo estabelecimento.

Geralmente os hostels, que também podem ser chamados de albergues, ficam localizados na região central das cidades. Oferecem serviço de café da manhã e internet gratuitos. 

Uai Hostel 

O Uai Hostel é ideal para quem procura um lugar de interação que une hospedagem com arte. Ele fica no bairro Antônio Dias, o que facilita o acesso de seus hóspedes aos principais pontos turísticos de Ouro Pretos.
Endereço: Rua Bernardo Vasconcelos, 133, Antônio Dias, Ouro Preto.

Brumas Hostel 

Com uma longa história que ultrapassa 20 anos do conceito albergue em Ouro Preto, o Brumas Hostel sem dúvida se destaca no segmento. É um lugar de fácil acesso até mesmo para quem está chegando em Ouro Preto, pois fica a 550 metros da rodoviária. Ele também fica entre duas igrejas de grande relevância para o município: Igreja São Francisco de Paula e Igreja Nossa Senhora da Misericórdia.

Endereço: Rua Padre Rolim, 167, centro, Ouro Preto. 

Repúblicas para hospedagem em Ouro Preto 

Com 59 moradias públicas e outras privadas espalhadas por Ouro Preto, os estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) formam seus grupos nas famosas repúblicas estudantis.

Para garantir verba e aproveitando a grande movimentação do carnaval ouro-pretano, os estudantes abrem as portas das repúblicas para receber hóspedes no período. Geralmente são oferecidos pacotes em que é incluído além de hospedagem, alimentação, festas dentro das repúblicas, bebidas e abadás dos principais blocos que na maioria das vezes se concentram no Centro de Convenções da UFOP.

O carnaval republicano já se tornou tradicional na antiga Vila Rica, os jovens estudantes se organizam junto à Associação de Repúblicas Federais de Ouro Preto para garantir que tudo seja muito bem organizado.

Além do período carnavalesco as repúblicas costumam hospedar também no feriado de 12 de outubro, que para restante do Brasil é comemorado o dia da santa padroeira Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças, já para os estudantes da UFOP não são essas a comemorações e sim a famosa “Festa do Doze”, que consiste na confraternização dos ex-alunos da universidade com os atuais. O evento faz parte do calendário oficial da cidade. 

Arca de Noé 

A república Arca de Noé oferece pacote de hospedagem para o carnaval com festas temáticas que acontecem dentro da república, open bar 24 horas, café da manhã, almoço e jantar, segurança 24 horas, abadá que garantem entrada em blocos open bar e limpeza diária.

No último carnaval, a empresa que patrocinou o carnaval da república foi a cerveja Bohemia. Geralmente as festas dentro da república possuem atrações como Djs e bandas.

Aquarius

Considerada pelos próprios moradores a maior república da América Latina a Aquários tem uma história importante dentro do carnaval de Ouro Preto, não apenas pela sua localização, como por hospedar muitos turistas durante os quatro dias de folia.

Com o patrocínio da cerveja Budweiser, os jovens da Aquarius organizaram um belo carnaval 2020, oferecendo, inclusive, shows para o público geral diretamente de uma sacada do prédio. 

Pousadas nos distritos 

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, construção do Séc. XVIII – Crédito da foto: Vanessa Barreto/O Queijo vai na Mala

Como já mencionado nesta matéria, os distritos de Ouro Preto são ideais para quem deseja descansar ao som e vista da natureza. Algumas opções de hospedagem nessas localidades são:

  • Vila Glaura – Glaura
  • Pousada Encantos de Glaura – Glaura
  • Pousada São Bartolomeu – São Bartolomeu
  • Iracema Pouso Agroecológico – Santa Rita de Ouro Preto
  • Pousada Buieié – Lavras Novas
  • Pousada Carumbé – Lavras Novas
  • Hotel Zacarias – Santa Rita de Ouro Preto
  • Ville Real Hotel – Santo Antônio do Leite
  • Capricho Asturiano – Santo Antônio do Leite 

+ Lavras Novas: conheça este simpático distrito de Ouro Preto

Parque Natural das Andorinhas

O Parque Natural das Andorinhas é uma área de preservação ambiental aberta para visitação e acampamento. Além da vegetação o destaque do passeio ao local fica por conta da bela Cachoeira das Andorinhas e a Véu de Noiva.

A Cachoeira das Andorinhas fica dentro de uma gruta, por isso é muito admirada por todos que conhecem o lugar. Suas águas cristalinas são cercadas de pedras rochosas e andorinhas, um cenário perfeito para quem deseja passar momentos de tranquilidade.

O Parque fica a aproximadamente 5 quilômetros de distância da Praça Tiradentes. Para chegar até a portaria existem dois caminhos: saindo sentido Mariana e saindo da Escola de Minas.

Parque Natural das Andorinhas caminho saindo sentido para Mariana

Praça Tiradentes – saída para Mariana – após o hotel Solar das Lajes subir a primeira a esquerda – seguir sentido ao Hotel Fazenda Boa Vista – ao chegar no alto do morro – entrar na primeira rua (de terra) – seguir reto até a portaria do parque.

Parque das Andorinhas Caminho saindo da Escola de Minas:

Praça Tiradentes – Escola de Minas – pegar a primeira rua a direita após a Escola de Minas – subir toda a ladeira João Paiva – ao chegar à Praça São Sebastião entrar na rua à direita – ao chegar no Bar do Baú seguir reto pela Avenida das Andorinhas – ao final da Avenida entrar em uma estrada de terra que dá acesso à portaria do Parque.

  • Pousada São Francisco de Paula
  • Chalé do Astronauta
  • Pousada Ciclo do Ouro Pousada Caminhos da Liberdade

Parque Estadual do Itacolomi

O Pico do Itacolomi é destino certo para quem gosta de aventura – Foto: Mais Minas

O Parque Estadual do Itacolomi é um ponto de ecoturismo importante que fica da divisa entre Ouro Preto e Mariana, pois além de abrigar o Pico do Itacolomi, famoso por ter altitude de 1.772 metros, tem sete mil hectares de preservação da mata atlântica e campos rupestres, o que o torna um lugar especial para quem objetiva um contato mais íntimo com a natureza.

Ele é aberto para visitação, trilha e acampamento. Ao chegar ao local os turistas encontram uma portaria onde os credenciamentos são realizados. Há também um centro de exposição da cultura e biodiversidade de local, auditório, Museu do Chá, Casa Bandeirista, área camping com capacidade para até 30 barracas, quiosques, churrasqueiras, parque infantil, quadra de areia, mesas e bancos, banheiros, alojamentos, restaurante, entre outras estruturas internas.
O credenciamento no Parque Itacolomi é realizado entre as 8h e 16h, ele fica disponível para visitação de terça-feira a domingo.

Existem algumas pousadas em Ouro Preto que ficam nas redondezas do parque, elas ficam no bairro Bauxita, confira:

  • Pousada Itacolomy
  • Pousada Vila Real Flats
  • Pousada Turismo
  • Flat Ouro Preto

Vale ressaltar que o bairro Bauxita é um pouco afastado do centro histórico de Ouro Preto, entretanto há linhas de ônibus, taxi lotação e taxi convencional que garantem o transporte entre o bairro o centro e vise versa.

Tripuí 

A Estação Ecologica de Tripuí é uma área de preservação ambiental que resguarda o Peripatus Acacioi, considerado um fóssil vivo, é uma espécie de invertebrados popularmente chamado de verme-aveludado.

O local está aberto para visitação no momento, entretanto, para quem deseja ficar fora da cidade,  é possível se hospedar, ou fazer uma refeição em um restaurante nas proximidades. Veja opções de acomodações:

  • Diamond Hostel
  • Pousada Imperial Cidade 

Outras opções pousadas em Ouro Preto 

As pousadas a seguir também são boas opções de hospedagem na Cidade Patrimônio:

  • Arcádia Mineira
  • Luxor Ouro Preto
  • Solar das Lajes
  • Solar de Maria
  • Pousada Inconfidência Mineira
  • Mirante Hotel
  • Pousada da Casa dos Contos
  • Pousada do Mondego
  • Pousada dos Bandeirantes
  • Casinha Mirante
  • Hotel Recanto da Serra
  • Geraes
  • Pouso dos Viajantes 

Mariana

Praça Minas Gerais, em Mariana – Foto: Mais Minas

Mariana também é uma cidade histórica de Minas Gerais, ela foi a primeira capital do estado e possui importante relevância econômica, além de ser referência para o setor de eventos regional e se destacar no turismo.

As cidades que podem ser consideradas irmãs, ficam a 14,5 quilômetros de distância, cerca de 20 minutos de carro, por este motivo, quando se hospeda em uma delas é possível visitar a outra e retornar no mesmo dia.

Assim como Ouro Preto, Mariana possui diversas opções de hospedagem. Veja algumas:

  • Pousada Serrinha
  • Contos de Minas
  • Pousada da Chácara
  • Primaz de Minas
  • Pousada do Chafariz
  • Gamarano

Dica extra

É importante enfatizar que o clima de Ouro Preto e Região é de temperaturas mais baixas, porém com Sol quente de dia. Quem pretende conhecer o município deve estar munido de blusa de frio e protetor solar.

Como a maioria das ruas são ladrilhadas e enladeiradas, é crucial que na mala tenha tênis e roupas bem confortáveis, do contrário o turista pode passar certos desconfortos.

Certificar se profissionais da área do turismo possuem registro para atuarem como guias é igualmente importante.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:38