Menu

10 destaques da cidade mineira Santa Bárbara

10/06/2022 às 06:06
Tempo de leitura
9 min
10 destaques da cidade mineira Santa Bárbara. Foto: reprodução/Prefeitura
10 destaques da cidade mineira Santa Bárbara. Foto: reprodução/Prefeitura

Relativamente pequena em densidade populacional, porém enorme em história, cultura e beleza, a cidade mineira Santa Bárbara se destaca como um dos destinos mais buscados por turistas que desejam conhecer um pouco mais sobre a história do estado que participou de importantes momentos da história do Brasil.

Conhecida também como “Terra do mel”, por causa das intensas atividades de apicultura, a acolhedora e tranqüila cidade resguarda prédios que remetem ao período do Ciclo do Ouro, do Brasil Colonial e independência, além evidenciar a economia movimentada pela agropecuária regional.

Por fazer parte do Circuito do Ouro, tem como relevante via de acesso a Estrada Real, que passa por diversas outras significativas cidades mineiras. Atualmente, sua economia se baseia na extração mineral de ferro, na produção de mel e derivados, na reprodução de celulose e atividades agropecuárias e turismo.

O que fazer em Santa Bárbara

O dia em Santa Bárbara pode ser bastante movimentado, com diversas opções para o turismo, que podem incluir visitas em pontos turísticos do município e passeios com atividades ecológicas.

A cidade também oferece uma boa agenda de eventos como os religiosos, a tradicional Festa de Santo Antônio, o padroeiro, a Cavalgada, Cavalhada de Brumal, Exposição Agropecuária, a Congada e diversos festivais como o Gastronômico, de Dança, de Música, de Viola e Literário, eventos que movimentam o local.

Além disso, vale a pena experimentar as comidas típicas produzidas no município e o mel.

10 pontos turísticos em Santa Bárbara

Alguns lugares de Santa Bárbara fazem parte da sua história, por isso quem deseja conhecer a cidade na sua íntegra não deve se limitar a apenas ao contato visual, mesmo que o centro histórico seja lindo, com casas e prédios que receberam influências barrocas, o que deixou a cidade muito charmosa.

Para aproveitar bem o turismo em Santa Bárbara o visitante deve conhecer alguns pontos turísticos que fazem parte do seu passado e porque não dizer, presente e futuro. Conheça abaixo!

1. Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Santa Bárbara

Localizada na Praça Joaquim Aleixo Ribeiro, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Santa Bárbara (MG) é um dos bens mais preciosos do município. Erguido no século XVIII e restaurado, o patrimônio tombado pelo município e pelo estado possui uma fachada interessante, porém é o seu interior que intriga historiadores e admiradores da arte, pois no lugar de esculturas, recebeu obras pictóricas, que diferente de sua área externa que faz menção ao barroco mineiro, traz elementos do ilusionismo.

Foi uma das igrejas mineiras em que no passado só recebia pretos e mestiços. Faz parte do conjunto arquitetônico do centro da cidade

2. Memorial Afonso Pena

Com entrada gratuita o Memorial Afonso Pena propõe um acerbo biográfico do ex-presidente do Brasil. Dentro do prédio têm fotografias antigas, e registros escritos, alguns midiáticos sobre o político e advogado.

O teto de uma das salas do Memorial recebeu uma obra do barroco rococó. Ela representa quatro continentes, África, Ásia, América e Europa.

No jardim tem um espaço erguido no modelo grego, com duas estátuas.  Uma se trata de uma mulher que está prostrada diante da outra, que é o busto de Afonso Pena.  

3. Estação Ferroviária

A estação ferroviária possui estilo eclético, é de grande relevância para a cidade por simbolizar o período de expansão econômica, social e cultural no início do século XX. Inaugurada em 1911 sob ordens de Afonso Pena, o local se tornou um ponto de distribuição de mercadorias produzidas em Santa Bárbara e cidades vizinhas. Atualmente é somente um prédio patrimonial.

4. Igreja de Nossa Senhora das Mercês

Com edificação finalizada em 1869, a Igreja Nossa Senhora das Mercês oferece uma vista panorâmica de Santa Bárbara, pois é localizada em local alto. Sua decoração é transitória, recebeu influências do neoclassicismo e barroco rococó.

5. Museu Antoniano

Trata-se de um museu dedicado a contar parte da história de Santo Antônio. O Museu Antoniano ocupa os dois andares da Antiga Casa de Câmara e Cadeia de Santa Bárbara.

6. Casa do mel

Uma antiga casa do XVIII que representa o produto mais comercializado de Santa Bárbara, o mel.  A Casa do Mel traz a história de um casal que viveu na cidade por volta de 1922. Lá dentro possui três espaços: a loja do mel, a cozinha do mel e a colméia.

7. Igreja Matriz Santo Antônio de Santa Bárbara

Considerada uma das mais belas edificações de toda a era da extração do ouro em Minas, a Igreja Matriz Santo Antônio tem estilo barroco colonial. Recebeu a obra “Ascensão de Cristo”, do Mestre Manoel da Costa Ataíde (Mestre Ataíde) em seu teto, com perspectiva ilusionista. Ele também foi o responsável pelas pinturas nas laterais dos tetos, que imita a madeira.  

Construída de 1724 a 1800,o templo católico tem um interior imponente, com muitas estátuas, ricos ornamentos dourados e  pinturas.

8. Casa Cultural de Santa Bárbara

A Casa de Cultura de Santa Bárbara expõe elementos que fazem parte da cultura local. Com documentos, fotos e peças que narram a história do município, o espaço que já foi sede dos Correios, permanece com sua estrutura original, de pau-a-pique.

Foi também o local onde viveu o padre Padre Lucindo de Souza Coutinho, que celebrava as missas na  Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da cidade, centro religiosos usado para dividir pretos de brancos durante na época da escravidão no Brasil.

9. Casarão

O casarão que atualmente funciona como prédio da Prefeitura de Santa Bárbara foi o abrigo do saudoso Mestre Ataíde ao longo de seus trabalhos artísticos que fez parte da fundação da cidade.

10. Igreja Capela da Arquiconfraria do Cordão de São Francisco

Cercada por muros, grades e coqueiros, a Capela da Arquiconfraria do Cordão de São Francisco foi erguida em 1782. Ela possui três sacadas na parte frontal, um adro e passeio pavimentado que liga a porta principal à escadaria de acesso e à pequena parte externa onde fica guardando o sino.

Nove cachoeiras em Santa Bárbara

Além do turismo na área urbana, Santa Bárbara também é ideal para quem gosta de apreciar a natureza. Cercada pela Serra do Caraça,  o local é privilegiado por belezas naturais incluindo as refrescantes cachoeiras. Conheça nove delas.

  • Cachoeira Lajinha;
  • Cachoeira do Danton;
  • Engenho;
  • Córrego das flechas;
  • Cachoeira da Paciência;
  • Cachoeira do Meio;
  • Cascatona;
  • Cachoeira Capivari;
  • Cachoeira do Gamba.

A história de Santa Bárbara (H2)

Santa Bárbara é uma cidade que inspirou artistas no século XX. Ela, que nasceu com o nome de Arraial de Santo do Ribeirão Santa Bárbara.  Foi estabelecida pelo bandeirante e paulista Antônio Silva Bueno em 1704.

Mas quem protagonizou importante parte da história do município foi Afonso Pena, o primeiro mineiro eleito presidente da República do Brasil. O sexto chefe do país nasceu em Santa Bárbara em 1947, mesmo local em que seus restos mortais foram enterrados. Ele presidiu o Brasil durante três anos (1906 e 1909), faleceu em meio a sua gestão.

Seu pai, o imigrante português  Domingos José Teixeira Penna, possuía lavras de ouro na cidade, enquanto que sua mãe, Anna Moreira Teixeira Penna, nativa foi de família tradicional de Santa Bárbara, entretanto, sua criação foi o que lhe forneceu os maiores ideais abolicionistas, afinal foi criado por uma mulher preta e escravizada que se chamava Ambrosina.

Antes de se tornar presidente, o advogado Afonso Pena foi ministro, em seguida presidente do estado de Minas Gerais. Portanto um nome importante para a cidade, que tem como um de seus principais pontos para visitação o Memorial Afonso Pena, no qual trataremos logo mais adiante neste artigo.

Sob ordens de Pena a cidade recebeu a instalação de uma estação ferroviária, o que entregou um peso comercial maior e maiores possibilidades econômicas ao pequeno vilarejo.

Como chegar a Santa Bárbara

Com distância de 98 quilômetros de Belo Horizonte, Santa Bárbara é próxima de cidades que fazem parte da Região Metropolitana da capital, portanto fica no Centro de Minas. É possível chegar até o município através das rodovias BR-381, BR-262, MG-436 e a famosa Estrada Real.

Distância de Santa Bárbara a outras cidades mineiras

O turista que vai conhecer Santa Bárbara também pode se aventurar pela Estrada Real para conhecer lugares bastante interessantes Minas Gerais adentro. Pensando nisso, separamos algumas dicas, veja!

  • Distância entre Santa Bárbara e Barão de Cocais – 13,6 quilômetros
  • Distância entre Santa Bárbara e Catas Altas – 15,9 quilômetros
  • Distância entre Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo – 25,5 quilômetros

Distância de Santa Bárbara e Ouro Preto

Já quem estiver disposto a “esticar” a viagem pode ir até a monumental Ouro Preto e porque não até Mariana, que fica bem ao lado? Confira!

Distância entre Santa Bárbara e Ouro Preto – 79,3 quilômetros

Distância entre Santa Bárbara e Mariana – 65,3 quilômetros

Hospedagens em Santa Bárbara

Normalmente quem vai para Santa Bárbara se hospeda em alguma pousada ou hotel, tudo indica que não há outras hospedagens na cidade, como hostel, por exemplo. O destaque destes estabelecimentos fica por conta da hospitalidade de seus nativos, além do aconchego e deliciosos cafés da manhã, com cardápio bem mineiro.

Conheça Santa Bárbara e se surpreenda!

COMENTÁRIOS
Última atualização em 10/06/2022 às 06:07