Menu

Vagão Gastronômico: Prefeitura de Itabirito recebe novo espaço para comercialização do pastel de angu

13/06/2023 às 19:45
Tempo de leitura
2 min
Foto: divulgação/PMI
Foto: divulgação/PMI

Na terça-feira, 13 de junho, a Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito acolheu um vagão ferroviário transformado em ponto de venda gastronômico. A doação, feita pela mineradora Vale, ocorreu no Complexo Turístico da Estação.

O vagão, completamente restaurado, apresenta pias, bancadas, higienizadores de mãos, ar condicionado e sistema hidráulico, tudo projetado para fornecer conforto aos frequentadores e segurança ao servir o tradicional pastel de angu da cidade.

“Esse vagão é uma conquista para todo o município. Ele se tornará referência para todos que desejam saborear o pastel de angu e será fonte de renda para nossas mantenedoras, importantes guardiãs do modo tradicional de fazer nossa iguaria. Além disso, estamos mantendo nossa história, que se fez também por meio desses trilhos da estrada de ferro”, destacou o prefeito, Orlando Caldeira.

Além disso, o vagão representa uma nova experiência gastronômica para os habitantes de Itabirito e visitantes, lembrando a importância histórica da ferrovia para o desenvolvimento da cidade.

“É uma alegria imensa termos mais uma etapa desse sonho realizado. É uma entrega que celebra, além de nossa gastronomia, outras tradições, como a dos ferroviários, que está intimamente ligada à história da cidade. É uma grande conquista para Itabirito nesse centenário”, reforçou a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Junia Melillo.

O vagão foi transportado desde um dos pátios da Vale em Vitória, Espírito Santo, e foi restaurado e mantido por uma empresa especializada, sendo instalado sobre os trilhos na semana passada. O local também foi revitalizado, e a próxima etapa será a decoração com grafite, ilustrando locais turísticos e históricos de Itabirito.

“Ao recebermos um projeto tão interessante da Prefeitura, ainda no ano de 2019, achamos que valeria a pena patrocinar e investir na ideia, dando visibilidade à cultura local e promovendo o devido valor ao pastel de angu”, finalizou o diretor de relacionamento com comunidades da Vale para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Luiz Henrique Medeiros.