Conheça Ouro Preto, cidade patrimônio mundial

Uma das cidades mais conhecidas e visitadas no Brasil, além de ser Patrimônio Cultural da Humanidade. Poucas pessoas podem dizer que nunca ouviram falar de Ouro Preto, dada sua relevância histórica e social, turística, cultural e educacional

Situado na região central de Minas Gerais, o município, elevado à condição de vila em 8 de julho de 1711, completou 310 anos de existência no ano de 2021.

Com forte apelo histórico, o município também recebe atividade mineradora e sedia a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que possui campus também em Mariana e João Monlevade.

A história de Ouro Preto e de seu estado, Minas Gerais, se misturam, tendo o município sido a capital mineira durante muito tempo, além de ter sediado eventos importantes que fizeram parte da formação de identidade mineira e brasileira.

Com a Independência do Brasil, acontecida em 1823, Vila Rica recebeu de Dom Pedro I o título de Imperial Cidade, tornando-se assim, de forma oficial, a capital da província e posteriormente do estado de Minas Gerais e ostentando o nome de Imperial Cidade de Ouro Preto.

Em 1933, a cidade de Ouro Preto foi considerada Patrimônio Nacional. Em 1938, foi tombada por um órgão equivalente ao atual Iphan.

O patrimônio rico da cidade, suas classificações como patrimônio, as lindas paisagens naturais, climas únicos e rica culinária mineira, dentre outros aspectos, fazem com que Ouro Preto receba continuamente uma grande massa de turistas.

ARRASTE PARA CIMA PARA CONHECER MAIS SOBRE OURO PRETO