Menu

10 séries para quem ama psicologia

05/12/2018 às 16:12
Tempo de leitura
5 min

O que pensam os seres humanos? Como reagimos aos nossos instintos? Como a sociedade influencia em nossas decisões conscientes e inconscientes?
Os assuntos psicológicos, psicanalíticos e psiquiátricos são inerentes as relações e situações do nosso dia a dia.  Partindo desse pressuposto,  é possível assistir filmes, séries ou qualquer outro tipo de produção em que os comportamentos dos personagens possam trazer à tona assuntos relacionados a essas áreas do conhecimento  que são também um dos campos mais intrigantes da ciência.
Se você ama histórias que provocam reflexões sobre temas relacionados a psicologia, psicanálise e psiquiatria, esta lista é para você!

Criminal Minds (2005)

Elenco de Criminal Minds. – Foto: Divulgação IMDb


Criminal Minds (Mentes Criminosas) é uma série de televisão policial sobre a BAU (Behavioral Analysis Unit) ou UAC (Unidade de Análise Comportamental), uma esquadra de elite do FBI. A equipe analisa criminosos do país por meio do Modus Operandi e a Vitimologia dos mesmos para antecipar seus próximos movimentos, buscando minimizar o número de vítimas.

Dexter (2006)

Dexter

Michael C. Hall como Dexter – Foto: IMDb


Dexter é uma série de drama e suspense, centrada em Dexter Morgan, um assassino em série com diferentes padrões e que trabalha como analista forense especialista em padrões de dispersão de sangue no departamento da polícia do condado de Miami-Dade, nos Estados Unidos.

Gravity (2006)

Gravity

Elenco de Gravity – Foto: Reprodução


Muitas são as razões que podem culminar em uma tentativa de suicídio: a monotonia, decepções amorosas, fracassos na área profissional, desentendimentos familiares ou até mesmo o desejo de reencontrar com pessoas que que já se se foram. Esses e muitos outros motivos levaram personagens de Gravity a tentar tirar suas próprias vidas.  O programa  explora as vidas de pessoas em uma terapia para sobreviventes de suicídios.

Med Man  (2007)

Med Man

Elenco de Med Man – Foto: Divulgação IMDb


Mad Man é uma série criada e produzida por Matthew Weiner.  A série se passa na década de 1960, na agência de publicidade fictícia Sterling Cooper, em Nova York.  O foco da série é o personagem Don Draper. A trama tem foco na parte profissional das agências de publicidade e as vidas dos personagens que trabalham nelas em um contexto de mudanças sociais nos Estados Unidos na época.

In Treatment  (2008)

In Treatment 

Elenco de In Treatment – Foto: Divulgação IMDb


Baseada em uma série de sucesso da TV israelense, o programa foi produzido por Mark Whalberg. A série  conta a história de Paul Weston, um psicanalista que tem pacientes a semana toda. No entanto, Weston vem se tornando intolerante e suas reações podem afetar sua carreira. Por isso, às sextas,  é ele quem vai para o divã e faz terapia.

Web Therapy (2008)

Web Therapy

Lisa Kudrow como Fiona Wallice em Web Therapy – Foto: Divulgação


Web Terapy é uma série em que Fiona Wallice, uma terapeuta que põe em prática um novo método de terapia, a Web Terapy ( Terapia Virtual).  Nesse novo método, as sessões duram apenas 3 minutos, afim de alcançar resultados mais rápidos. Suas sessões são feitas pela internet e são gravadas na intenção de atrair investidores para tornar sua técnica uma terapia a nível mundial.

Hannibal (2013)

Hannibal

Elenco de Hannibal – Foto: Divulgação/ Copyrigth


Hannibal é uma série de terror psicológico, suspense e drama policial, desenvolvida por Bryan Fuller. O programa baseia-se em personagens presentes nos livros Red Dragon e Hannibal de Thomas Harris. A série  foca na relação entre o investigador do FBI Will Grahan e o Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra forense que,  ao mesmo tempo, se torna o melhor amigo e o pior inimigo de Graham.

Bates Motel (2013)

Bates Motel

Rihanna e Fredie Highmore em Bates Motel – Foto:Divulgação/ Copyrigth Cate Cameron A&E Network Bates Motel


Bates Motel é uma série de televisão  de drama, terror psicológico e suspense.  A série é um prólogo para o filme Psycho, de 1960. Tanto o filme quanto a série retratam o romance de mesmo nome escrito por Robert Bloch, que retratava a vida de Norman Bates e de sua mãe Norma.  A série, por sua vez, retrata os acontecimentos anteriores ao filme.

Black Box (2014)

Black Box

Elenco de Black Box – Foto: Divulgação/ Copyrigth ABC


Black Box apresenta a vida de Elizabeth Black, uma neurocientista renomada que parece ter tudo, exceto pelo fato e ser constantemente assombrada pela sua própria luta contra uma limitação mental: a bipolaridade. A cada semana, Elizabeth tenta desvendar os mistérios do cérebro humano.  Os casos médicos são emocionantes, enquanto isso as histórias pessoais de Elizabeth e seus pacientes são fascinantes.

Mindhunter (2017)

Mindhunter

Elenco de MidHunter – Foto: Divulgação IMDb


Mindhunter é uma série de drama policial baseada no livro Mind Hunter: Inside the FBI’s Elite Serial Crime Unit, escrito por John E. Douglas.  A série se passa em 1977 e gira em torno de dois agentes do FBI, interpretados por Jonathan Groff e Holt McCallany, que entrevistam assassinos em série presos para tentar resolver casos em andamento.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 09:53