Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Há 69 anos, nascia no Rio de Janeiro, o ator, cantor e compositor Luiz Carlos dos Santos, mais conhecido como Luiz Melodia. O nome artístico “Melodia” vem do sambista e compositor Oswaldo Melodia, seu pai.
Ao longo dos seus quarenta anos de carreira, Luiz Melodia lançou dezesseis álbuns e suas músicas fizeram parte de quase vinte novelas e minisséries na TV Globo.
O cantor morreu na manhã de uma sexta-feira, 04 de agosto de 2017, aos 66 anos, vítima de um câncer na medula óssea.
Separamos cinco músicas inesquecíveis de Luiz Melodia para você ouvir. Confira:
1- “Pérola Negra”
Lançado em 1973, é o primeiro álbum do cantor e foi classificado na 32ª posição na lista dos 100 maiores discos da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil. Os cantores Caetano Veloso, Cássia Eller e Arnaldo Antunes, entre outros, regravaram faixas desse álbum.
Do álbum, destacamos a faixa-título escrita por Luiz e produzida por Guilherme Araújo:
“Tente passar pelo que estou passando / Tente apagar este teu novo engano / Tente me amar pois estou de amando / Baby, te amo, nem sei se te amo…”
2- “Juventude Transviada”
Trilha sonora da novela “Pecado Capital” (1975-1976), grande sucesso da TV Globo, “Juventude Transviada” é uma obra-prima de Melodia e, talvez, o seu maior sucesso. A faixa faz parte do segundo álbum do cantor, o “Maravilhas Contemporâneas”.
“Lava roupa todo dia, que agonia / Na quebrada da soleira, que chovia / Até sonhar de madrugada, uma moça sem mancada / Uma mulher não deve vacilar…”
3- “Codinome Beija-Flor”
Do sétimo álbum do compositor, “Codinome Beija-Flor” é uma regravação do inesquecível Cazuza, que fez parte da trilha sonora da novela “O Dono do Mundo” (1991-1992). Cazuza escreveu a letra quando estava deitado no Hospital São Lucas, e observava beija-flores na janela.
“Pra que mentir fingir que perdoou / Tentar ficar amigos sem rancor / A emoção acabou / Que coincidência é o amor / A nossa música nunca mais tocou…”
4- “Eu agora sou feliz”
A faixa faz parte do álbum “Estação Melodia”, lançado em 2007.
“Eu agora sou feliz / Eu agora vivo em paz / Me abandone, por favor, / Eu já tenho um novo amor / E eu não te quero mais / Esqueça que você já me pertenceu/ Que já foi você meu querido querido amor / Aquela velha amizade entre nós morreu / Agora quem não quer você sou eu.”
5- “Cheia de Graça”
Após treze anos sem lançar um álbum de inéditas, Melodia lança o que seria seu último trabalho musical, o álbum “Zerima”.
“Zerima é Marize, nome de uma irmã minha, ao contrário. Nada mais é do que uma homenagem a ela, que teve um AVC (acidente vascular cerebral) há três anos, e morreu praticamente nos meus braços.”, disse o cantor em entrevista ao site Extra à época do lançamento.
Do álbum, destacamos a primeira faixa, “Cheia de Graça”:
“Amor, por favor não me deixe agora / Juro por deus, nossa senhora / Quero só você, sempre mais você / Amor o desejo é fera que devora / A todo instante, a toda hora / Quero mais você, sempre mais você…”