A Universidade de São Paulo preparou um presente para quem quer começar 2026 mergulhando em novos conhecimentos. A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) está com inscrições abertas para a edição de verão dos seus famosos cursos de extensão. São 7 mil vagas gratuitas espalhadas por 87 cursos online, que vão desde filosofia e história até linguística e literatura. As inscrições começam no dia 19 de janeiro e a única regra do jogo é a sorte: as vagas serão distribuídas por sorteio.
Temas urgentes e debates profundos abertos a todos
A iniciativa da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da FFLCH é um convite para ir além da superfície. Os cursos foram pensados para conectar o público com debates que estão moldando o nosso tempo. “Ressalto temas como direitos humanos, conflitos contemporâneos, análises da conjuntura da política externa, entre outros assuntos que merecem a atenção de todos”, afirma Wagner Ribeiro, professor de Geografia e presidente da comissão. Não é preciso ser estudante da USP: qualquer pessoa interessada pode tentar uma vaga.
Como funciona: inscrições, sorteio e certificado
O processo é simples, mas requer atenção às datas:
- inscrições: feitas exclusivamente pelo sistema Apolo da USP, de 19 de janeiro a 4 de fevereiro.
- sorteio: como a procura é grande, as vagas são preenchidas por sorteio eletrônico. Não existe lista de espera comum. Se alguém desistir, um novo sorteio entre os inscritos é realizado.
- certificado: participantes com pelo menos 75% de presença nas aulas recebem um certificado de conclusão.
- aulas: totalmente online e começam a partir do dia 2 de fevereiro.
Calendário completo: organize sua agenda de inscrições
Para facilitar, os cursos foram divididos em sete grupos, cada um com um período específico de inscrição. É crucial anotar a data do curso que te interessa.
- grupo 1 – inscrições nos dias 19 e 20 de janeiro
- Alguns cursos: análise de dados criminais com a linguagem R, filosofia da lógica, literatura e escravidão no Brasil, uma breve história dos jogos digitais.
- grupo 2 – inscrições nos dias 21 e 22 de janeiro
- Alguns cursos: a África contemporânea pelas lentes do cinema, conhecendo os bailes black e o rap, entre alphas e algoritmos? introdução aos estudos da manosfera.
- grupo 3 – inscrições de 23 a 25 de janeiro
- Alguns cursos: o movimento curdo na Síria, Roger Bastide e a cultura afro-brasileira, vozes femininas na história.
- grupo 4 – inscrições nos dias 26 e 27 de janeiro
- Alguns cursos: aquisição de linguagem e bilinguismo, o conceito de poder em Michel Foucault, literatura islandesa.
- grupo 5 – inscrições nos dias 28 e 29 de janeiro
- Alguns cursos: análise do desenvolvimento chinês, desobedecer o patriarcado, vivências de mulheres e homossexuais na ditadura militar.
- grupo 6 – inscrições de 30 de janeiro a 2 de fevereiro
- Alguns cursos: defesa e segurança no século XXI, introdução à metafísica de Aristóteles, sociologia da cultura negra contemporânea.
- grupo 7 – inscrições nos dias 3 e 4 de fevereiro
- Alguns cursos: a sociologia interacional de Erving Goffman, Hilda Hilst e a edição literária, Juan Villoro e o futebol.
O tutorial de como se inscrever e a lista completa com todos os 87 cursos estão disponíveis no site oficial da CCEx. É lá que você também encontra a programação detalhada de cada um.

















