The news is by your side.

Abertas as inscrições para o Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território da UFMG

Estão abertas, até 20 de julho, as inscrições para o mestrado em Sociedade, Ambiente e Território ofertado pelo Instituto de Ciências Agrárias, sediado em Montes Claros. Os interessados deverão preencher formulário eletrônico e anexar documentação digitalizada conforme exigido no edital. São 20 vagas regulares e duas em edital suplementar: uma para indígena e outra para pessoa com deficiência. O mestrado é oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A formação conta com duas linhas de pesquisa: Sociedade e ambiente e Território e desenvolvimento. O processo seletivo ocorrerá integralmente a distância, distribuído em cinco etapas: avaliação do Currículo Lattes, prova escrita de inglês instrumental, teste escrito de conhecimentos específicos na área do mestrado, arguição de conhecimentos específicos na área do curso e na bibliografia indicada no edital e entrevista.

Podem se inscrever graduados em todas as áreas do conhecimento.

Metodologias interdisciplinares

O objetivo da formação é preparar profissionais para compreender e analisar a relação entre sociedade, ambiente e território utilizando metodologias interdisciplinares. Ela promove a articulação da diversidade de conhecimentos das áreas das humanidades e ciências sociais aplicadas para fornecer ao mestrando habilidades para analisar dinâmicas sociais, ambientais e espaciais nas suas interfaces com o desenvolvimento, os territórios, os programas públicos, as transformações demográficas e as populações rurais.

A bibliografia indicada para a prova de conhecimentos específicos e a tabela de pontuação do Currículo Lattes estão disponíveis no site do ICA.