Menu

Biquíni Cavadão se apresenta em Mariana no final de julho

Dona dos sucessos "Zé Ninguém,", Janaína", "Tédio", "Vento Ventania" e outros, a banda é renomada no rock nacional.
20/07/2022 às 13:31
Tempo de leitura
3 min
Foto: Facebook/Biquini Cavadão
Foto: Facebook/Biquini Cavadão

A banda de rock nacional Biquini Cavadão encerra o Festival de Inverno de Mariana no dia 31 de julho. A cidade continuará recebendo programação cultural durante os próximos dias, até terminar o mês. 

Está na agenda do município muitas atrações, como sarau, feira noturna, corrida, encontro de bandas, apresentações como seresta, choro e a continuação do Festival de Cerveja Artesanal (Arte Beer).

Diferentemente das outras grandes atrações que passaram pelo Festival e fizeram parte também do aniversário de Mariana, que se apresentaram na Praça Minas Gerais, o show da Biquíni Cavadão vai acontecer na Praça dos Ferroviários.

Os últimos dias foram bastante movimentados na cidade, pois ela recebeu até o dia 17 de julho programações da grade do Festival de Inverno da UFOP, sendo assim, houve um hibridismo entre os eventos, Festival de Inverno de Mariana, Festival de Inverno da UFOP e aniversário da cidade. 

Biquíni Cavadão

Os cariocas André Sheik (baixo), Bruno Gouveia (vocal), Álvaro Birita (bateria) e Miguel Flores (teclado) fundaram a Biquini Cavadão no meio da década de 80. Depois da entrada de Carlos Coelho (guitarra) e saída de André Sheik a banda decidiu convidar Walker Carvalho (sax e flauta) e Marcelo Magal (baixo)que acompanham a formação oficial nos shows. 

O primeiro sucesso do grupo foi “Tédio”, que recebeu as dedilhadas de Herbert Vianna, pois na época da gravação a banda ainda não possuía guitarrista. Junto com o senhor foi lançado também “No Mundo da Lua”. Ainda no mesmo ano de formação a Biquini Cavadão lançou o primeiro LP. Denominado “Cidades em Torrentes”, destacou duas músicas, além das já lançadas, “Inseguro de Vida” e *Timidez”. 

O terceiro álbum da banda, que foi lançado em 1998 propôs, entre outras, a música “Bem Vindo ao Mundo Adulto”, mas a canção só fez sucesso em 1990, depois de ser remixada. 

Porém foi depois de lançarem o disco “Descivilização” (1991), com o hit “Zé Ninguém” que o sucesso ficou incontrolável para os rapazes do Rio de Janeiro. A música colocou a Biquíni no primeiro lugar das rádios brasileiras. Na sequência, outras músicas também fizeram sucesso, como “Vento Ventania”, “Vesúvio”, “Impossível” e “Cai Água, Cai Barracos”. 

Já em 98, com a carreira mais sólida, o grupo se tornou a primeira banda brasileira a lançar um website para divulgar suas novidades e lançamentos aos fãs. Consequentemente, lançou também o disco cujo título foi endereço do site: biquini.com.br. O trabalho rendeu o sucesso “Janaína”, que também virou vídeoclipe. Mas antes disso, em 1993, a banda lançou a releitura de “Chove Chuva”, composição de Jorge Ben Jor. 

De lá para cá muitas conquistas aconteceram. Em 2018, quando homenagearam Herbert Vianna, grande parceiro da banda que contribuiu desde a sua formação, no álbum “Ilustre Guerreiro”. 

O último disco da banda foi lançado em 2021, ele está disponível nas plataformas digitais e se chama “Através dos Tempos”.

Biquíni Cavadão em Mariana

  • Dia: 31/07 (domingo)
  • Horário: 21h 
  • Local: Praça dos Ferroviários