Menu

Fim da festa? Ouro Preto ainda terá dois eventos culturais para curtir no inverno

19/07/2022 às 09:30
Tempo de leitura
5 min
Ainda não acabou! Ouro Preto ainda terá Marte Festival e Tudo é Jazz no inverno. Foto: Ane Souz
Ainda não acabou! Ouro Preto ainda terá Marte Festival e Tudo é Jazz no inverno. Foto: Ane Souz

Depois de dias e noites com extensa programação cultural, Ouro Preto toma fôlego para retornar a uma nova  “maratona” de eventos. O Marte Festival e o Tudo é Jazz estão na agenda municipal, programados para ocorrer ainda neste inverno. 

Grandes nomes passaram pelos palcos de Ouro Preto na última quinzena. De acordo com a assessoria de comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o festival de Inverno realizado pela Universidade em parceria com a Prefeitura mobilizou mais de 30 mil pessoas nas três cidades de abrangência: Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.

Em Mariana, a programação, que parte é separada do evento promovido pela UFOP, seguirá até o dia 31 de julho, conforme divulgado no site oficial da prefeitura.

Voltando a abordar Ouro Preto, a abertura do futurístico Marte Festival está marcada para o dia 26 de julho. Além de shows musicais e de vídeo mapping, ao longo dos cinco dias de celebração da fusão da arte e tecnologia, serão oferecidas oficinas e palestras com significativos nomes do segmento musical. 

O Marte Festival termina no dia 30 de julho. Quase que na sequência Ouro Preto receberá o Festival Tudo é Jazz. Esse último terá duração de quatro dias, de 31 de julho a 7 de agosto. A programação para esta edição continua sendo uma incógnita. Como é itinerante, o Tudo é Jazz já passou por cidades como Belo Horizonte, Itabirito e no distrito de Ouro Preto, Miguel Burnier. Depois da realização em Ouro Preto a produção seguirá rumo a Ouro Branco, em seguida Congonhas. 

Marte Festival em Ouro Preto 

Com um time de peso, o Marte Festival chega em Ouro Preto ainda mais imponente e levando acesso gratuito da população e turistas à cultura, propondo as tendências musicais e informação para aqueles que desejam se lançar no meio artístico contemporâneo. 

Assim como todas as anteriores, a edição de 2022 conta com o patrocínio da Claro e o apoio da Prefeitura Municipal. Ele é promovido a partir da Lei Estadual de Incentivo à Cultural, com proposta feita pela Ultra Music.

A line up já foi divulgada, confira os nomes!

  • Pablo Bispo
  • Jullie Steffanine
  • Dani Ribas
  • Carol de Amor
  • Márcio Buzelin
  • Lalai Persson
  • Pena Schmidt
  • Renata Gomes
  • Janara Lopes
  • Agnes Nunes
  • Edgar Vhoor
  • Tuyo
  • Getúlio Abelha
  • Maíra Baldaia
  • Forró Red Light
  • Homem Gaiola
  • Erick Krulikowski
  • Kelson Douglas

Data: 26 a 30 de julho 
Local: Praça Tiradentes, Centro, Ouro Preto 

Festival Tudo é Jazz 

Todos os anos, o Festival Tudo é Jazz oferece uma programação diversificada para Ouro Preto e região. Com apresentações de música instrumental e cantadas e atrações internacionais e nacionais, o evento é uma ótima opção para quem se identifica com a música a partir da proposta do estilo musical americano jazz, que acabou sendo uma influência no Brasil com a ascensão da Bossa Nova, no final dos anos 50.

Ao longo do tempo outras integrações com o estilo foram realizadas. Juntou-se o baião e o jazz, a salsa e o jazz, rumba e jazz, flamenco e jazz, o próprio fusion (rock com jazz e blues), enfim, como o próprio nome do festival diz, Tudo é Jazz! 

A programação do Tudo é Jazz  ainda não foi divulgada. 

Data: 31 de julho a 7 de julho 

Local: ainda não foi divulgado

Novas propostas podem surgir para Ouro Preto 

A aprovação das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 podem resultar em novos eventos em Ouro Preto, desta vez partido da própria cena artística local. A Paulo Gustavo, que prevê o repasse de R$ 3,86 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC), fomentará ações culturais em diversas cidades, incluindo Ouro Preto. Trata-se de uma lei emergencial para a diminuição de impactos da pandemia no setor artístico. A previsão é de que o repasse seja realizado ainda neste ano. 

Já a Aldir Blanc 2 é uma verba que vem também para sanar os prejuízos culturais e financeiros que as cadeias produtivas artísticas sofreram em decorrência da pandemia, porém terá tudo para ser uma política continuada, ou seja, que acontecerá todos os anos. Com os R$ 3 bilhões da União que serão repassados para os estados, artistas e produtores poderão promover 17 tipos de ações culturais, como festivais, feiras, prêmios, exposições, festas populares, formativas, espetáculos, realização de intercâmbio cultural e concessão de bolsas de estudo. 

Com forte movimentação artística nas áreas da música, literatura, teatro, artesanato e outras, os artistas de Ouro Preto poderão ser beneficiados pelas duas leis, propondo também produções locais aos munícipes e visitantes. 

Ouro Preto respira arte! 

Está pronto para curtir mais dois festivais? Compartilhe!

Última atualização em 21/07/2022 às 20:48