Menu

Mariana será sede do lançamento do Programa “Cinema na Cidade”, em 2023

18/04/2023 às 16:49
Tempo de leitura
7 min
Arte: Prefeitura de Mariana
Arte: Prefeitura de Mariana

Com o objetivo de valorizar a cultura, a arte e a diversidade da produção do cinema brasileiro, a Primaz de Minas recebe, pela segunda vez, mais uma edição do Programa “Cinema na Cidade”. Nos dias 20 e 21 de abril, a Praça Gomes Freire, um dos maiores cartões postais do município, recebe o lançamento do projeto em 2023, que irá trazer para a população além de sessões de cinema, cortejos, shows musicais, intervenções circenses e shows de mágica. A programação é gratuita para todos!

Em 2023, de abril a novembro, o encanto do cinema e da arte irá percorrer 10 municípios no interior de Minas Gerais: além de Mariana, Itabirito, Betim, Antônio Pereira (distrito de Ouro Preto), Caeté, Rio Acima, Brumadinho, Santa Luzia, Catas Altas e Nova Lima serão palcos de uma programação repleta de lazer e entretenimento oferecidos em espaços públicos de cada cidade. O programa, por sua vez, é uma iniciativa que visa proporcionar, muitas vezes, o acesso da população pela primeira vez em uma “sala de cinema”.

Para Raquel Hallak, coordenadora do programa Cinema na Cidade e CEO da Universo Produção, a cultura representa um vetor de desenvolvimento social, humano e econômico. “O cinema é estratégico para economia da cultura, como expressão da nossa identidade. É um prazer abrir a temporada audiovisual de 2023 do programa ‘Cinema na Cidade’, em Mariana, cidade histórica acolhedora que reúne valores culturais que irão apresentar no evento fazendo a conexão com o cinema”, destacou.

SOBRE O PROGRAMA

O Cinema na Cidade é uma iniciativa da Universo Produção, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e das Prefeituras Municipais. O objetivo é ampliar o acesso à cultura, ao cinema e arte pelo público, de modo a democratizar o acesso à informação por meio das programações gratuitas com sessões de cinemas de filmes brasileiros, proporcionando o fomento da indústria cinematográfica e a ocupação de forma saudável e acessível dos espaços públicos de cada cidade. Confira a programação completa e prestigie!

20 DE ABRIL | QUINTA-FEIRA

18h30: Cortejo Barroco Jazz Band

CAT (Rua Direita, 91, Centro Histórico) > Praça Gomes Freire

Inspirada na tradição de Dixieland do sul dos EUA, Barroco Jazz Band, procura, junto às inúmeras tradições mineiras, dialogar entre o tradicional Jazz dos anos de 1900 e o jeitinho mineiro de ser. Até mesmo o bom e velho mineiro, já habituado com as tradicionais bandas de música, ao ver um grupo com instrumentistas de sopro, percussão e outras peculiaridades, se espanta com tamanha irreverência, alegria e sincronismo. É fácil curtir o “sonzinho” e basta ter disposição para fazer uma leve caminhada e pronto, mas deve-se ter em mente que não será uma caminhada qualquer. A apresentação/cortejo é recheada de boas histórias engraçadíssimas e o melhor, vários sabores musicais para o deleite de todos.

Praça Gomes Freire

19h: Abertura oficial – Mensagem de boas-vindas + Intervenção Circense com o Palhaço Sufoco.

Sufoco revela-se um multi-artista: é mágico, malabarista, acrobata, músico e equilibrista. Um espetáculo cheio de virtuosismo técnico, comicidade e emoção.

20h: Sessão de Cinema na Praça Gomes Freire – Curtas de Minas

ANGELA – Direção: Marília Nogueira

Angela coleciona receitas médicas que sugerem uma preocupação permanente com sua saúde. Ela tenta esconder esse segredo dos vizinhos, mas quando as circunstâncias já não podem ser ignoradas, as ervas do jardim e o afeto de uma nova amizade lhe darão o vislumbre de uma nova existência.

CRIADO – Direção: Uriel Filipe Marques

A história de uma mesa de cabeceira feita por um artesão. Passando por sua vida, desde a criação até quando foi comprado pelo primeiro dono e viveu momentos diversos ao lado de sua cama. Intimo, presente e sempre servindo ao seu dono, passando por diversos momentos. É um móvel que se parece muitas vezes estático mas sempre atuante no seu espaço, sempre presente.

A RETIRADA PARA UM CORAÇÃO BRUTO – Direção: Marco Antônio Pereira

Ozório é um senhor que vive sozinho na zona rural de Cordisburgo, MG. Passa seus dias ouvindo rock no rádio, enquanto vive o luto pela perda de sua companheira. Até que um movimento no céu quebra sua solidão.

21h: Show musical com a cantora Silvia Gomes

Nascida em Itabirito, criada em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, Silvia Gomes vem trilhando os seus caminhos artísticos por terras mineiras. No repertório, a artista reúne a obra de compositores contemporâneos com Mestre Jonas, Sergio Pererê, Miguel dos Anjos, Gabriel Goullat e Luiz Lobo; e clássicos imortalizados na voz de artistas como Ivone lara, Clara Nunes, Monarco da Portela, João Nogueira e o Tris Tincoãs. Os músicos que acompanham Silvia Gomes são Danilo Campos no violão, Tiago Valentim e Gegê Mendes na percussão.

21 DE ABRIL | SEXTA-FEIRA

17h: Cortejo Incrível Banda

CAT (Rua Direita, 91, Centro Histórico) > Praça Gomes Freire

Fundada a mais de 20 anos por músicos das tradicionais corporações musicais Sociedade Musical Santa Cecília e Sociedade Musical São Sebastião, ambas de Passagem de Mariana, desenvolveu vários projetos junto ao governo do Estado de Minas Gerais onde por meio destes apresentou em várias cidades do nosso estado e até mesmo fora como exemplo São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com apresentações estruturadas em diversos ritmos musicais com arranjos totalmente diferenciados para as pérolas do cancioneiro popular brasileiro, destaca os Sambas e Marchas, em sua maioria carnavalescas, de grandes compositores como carro chefe de nossa banda, tendo como base em nossa formação, instrumentos de sopro e percussão, além de nossa versão palco, onde acrescentamos cordas e voz.

18h: Mostrinha | Sessão de Curtas + Show de Mágica

Local: Praça Gomes Freire

Intervenção Circense – Palhaço Alegria Também

Apresentando números que envolvem malabarismo, acrobacias, mágica, equilibrismo, em meio a improvisações, o palhaço vai criando uma relação de cumplicidade com sua plateia. Alegria Também se desafia a cada apresentação, improvisando e decidindo o que vai fazer no calor da cena. Esta prontidão para o jogo tanto do artista quanto do público é o combustível essencial neste jogo fascinante que é uma roda de palhaço.

Exibição dos curtas:

JOÃO NO REINO DE PAPELÃO, de Rodrigo Vulcano e Lucas Lima

TUCA, O MESTRE CUCA | A PLANTINHA DA PRI, de Rubens Belli, Felipe Tadeu Gondim e Rafael Pasold

SONHOS DA ISAH: O LIVRO MÁGICO, de José Ricardo Costa

Após a exibição dos curtas, show de Mágica com Roni Rodan

Muita diversão, interação, humor, mágicas educativas e visuais. Um espetáculo lúdico para todas as idades!

20h: Sessão de Cinema | Exibição de filme

Local: Praça Gomes Freire

JUNTOS E ENROLADOS – Direção: Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put

Elenco: Rafael Portugal, Cacau Protásio, Evelyn Castro, Fábio de Luca, Fafy Siqueira, Emanuelle Araújo, Marcos Pasquim, Leandro Ramos, Matheus Ceará, Berta Loran, Tony Tornado, Neusa Borges, Paulo Carvalho, Jon Vlogs, Otávio Martins, Joel Vieira, Aarhon Pinheiro, Cezar Maracujá, Fábio Guará, Francine Flach.

Após dois anos juntos, Júlio (Rafael Portugal) e Daiana (Cacau Protásio) finalmente conseguem economizar o suficiente para realizar a tão sonhada festa de casamento. O grande dia chegou! Mas pouco antes da cerimônia, uma mensagem no celular do noivo acabou enrolando todos os planos. O casamento pode até ser cancelado, mas a festa não pode parar!