Agora sim! Secretaria de Educação divulga primeira chamada de quem fez a pré-matrícula na rede estadual de ensino

0 comment

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) divulgou, neste sábado (18), a primeira lista dos alunos que fizeram a pré-matrícula on-line. A lista informaria, sobretudo, o nome da escola para onde os pré-matriculados foram destinados.

A SEE/MG afirma que neste primeiro momento, os estudantes serão encaminhados para as escolas para as quais a pré-matrícula foi feita. Essa seleção ainda leva em conta os critérios definidos na Resolução 4.253/2019, que estabelece normas para a realização da matrícula na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais para o ano de 2020.  Entre os critérios estabelecidos na resolução, estão a proximidade da unidade escolar à residência do aluno; irmãos matriculados na mesma escola e idade.

Para consultar a pré-matrícula e o encaminhamento realizado pela Secretaria de Educação, o estudante deve consultar o site matrícula.educacao.mg.gov.br, portando o número de inscrição gerado no momento em que o cadastro foi realizado. Além disso, ainda é possível fazer a consulta através do nome completo, da data de nascimento e da filiação cadastrada no sistema.

A matrícula deve ser feita entre os dias 20 e 27 de janeiro.

Caso o nome do aluno não apareça na lista da primeira chamada, basta aguardar a próxima lista, que será divulgada no dia 2 de fevereiro. Neste dia, a segunda lista também estará disponível no site matricula.educacao.mg.gov.br  e o processo para encontrar a escola para onde o estudante foi encaminhado é o mesmo da primeira fase de divulgação.

Documentos

Após a divulgação da listagem, os pais ou responsáveis (em caso de menores de 18 anos) ou o próprio aluno (maior de 18 anos) deverão se apresentar na unidade de ensino para a qual foi encaminhado para realizar a matrícula portando os seguintes documentos listados abaixo:

– Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira de Identidade ou documento que a substitua (original e cópia);

– CPF  – sendo obrigatória a apresentação se o aluno for maior de idade e facultativa quando menor de 18 anos (original e cópia);

– Comprovante de residência, no nome de um dos pais ou responsáveis ou do aluno (original e cópia);

– Histórico Escolar ou Declaração de Transferência nos quais conste a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola.

Para o estudante menor de idade, será necessário, ainda, a apresentação do documento de identidade e CPF de um dos pais ou responsável.

Caso o aluno seja declarado portador de Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação, será necessário, no momento da efetivação da matrícula, a apresentação de um laudo médico que aponte a condição do estudante (original e cópia).

A Secretaria de Educação afirma que todos os estudantes que realizaram a pré-matrícula terão garantida a vaga para a rede estadual de ensino para o ano letivo de 2020 que, de acordo com o Calendário Escolar para 2020, começa em 10 de fevereiro.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS