Água com limão em jejum: quanto sentido tem nessa prática?

Por Franciele Santana
0 comment

Um ícone dentre os itens popularmente recomendados como milagrosos no quesito emagrecimento é a água com limão, a qual segundo as orientações deve ser ingerida diariamente e em jejum. Além da promessa do emagrecimento, outros benefícios são comumente citados, dentre eles melhora na digestão, aumento da imunidade, etc.

No que diz respeito ao emagrecimento alega-se que esse benefício acontece devido a presença de pectina, a qual trata-se de um tipo de fibra que fica na entrecasca e polpa do limão e que pode dar saciedade. Dessa forma, para se obter os benefícios da pectina para a perda de peso, a entrecasca e a polpa do limão não devem ser descartados, desse modo apenas o suco do limão não seria suficiente para promover os efeitos desejados.

Por ser um alimento rico em vitamina C, que está relacionada ao nosso sistema imune, o limão pode auxiliar no aumento da imunidade, porém isso não torna o consumo de água com limão em jejum um método milagroso, visto que quantidades consideráveis de vitamina C podem ser obtidas por meio do consumo de variados alimentos in natura, como goiaba, pimentão, acerola, brócolis, etc.

O ácido cítrico presente no limão, se consumido em jejum pode aumentar a secreção dos ácidos gástricos, auxiliando no processo digestivo, porém é importante se atentar para a quantidade ingerida pois o consumo em excesso pode causar efeitos contrários.

O segredo de uma vida saudável é uma alimentação rica em alimentos in natura, evitando o consumo de produtos ultra processados, além de uma adequada ingestão hídrica e prática regular de atividade física. Cada alimento tem capacidade de proporcionar benefícios ou prejuízos, de acordo com suas próprias características, bem como o estado de saúde de quem o consome. Nenhum alimento, por si só, é capaz de causar emagrecimento ou quaisquer outros efeitos milagrosos. Não existe milagre ou mistério: O emagrecimento ocorre quando o consumo de calorias ocorre em quantidade menor do que se gasta;e a qualidade de vida só será possível quando os hábitos saudáveis fizerem rigorosamente parte da rotina.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS