Ultimate magazine theme for WordPress.

Alexandre Kalil discursa na 22ª Parada do Orgulho LGBT em BH

Uma multidão se reuniu neste domingo (14), na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte, para celebrar a diversidade na 22ª Parada do Orgulho LGBT. O prefeito Alexandre Kalil prestigiou o evento e fez um breve discurso que agradou ao público.

Após agradecer a multidão, Kalil deu três conselhos que ele classificou como libertadores. Primeiro, ele falou para as pessoas dizerem mais o “não sei”. Em seguida, ele pediu para que cada um olhasse para a pessoa do lado e falasse “eu te amo”. O terceiro e último levou o público ao delírio, o prefeito utilizou um palavrão para encorajar as pessoas a não se importarem com a opinião dos outros.

A Parada LGBT teve várias atrações ao longo do dia, a partir das 16h, ela sai em cortejo da Praça da Estação até a Praça Raul Soares. A edição deste ano tem como tema ” Não aos retrocessos, Revivendo Stonewall”. Segundo os organizadores, o intuito da temática é manter viva a memória do fato que deu início ao movimento social organiado LGBT. Além de lutar contra os retrocessos na luta pelos direitos sociais que vem acontecendo.

Stonewall

O Stonewall Inn, era um bar de Nova Iorque, freguentado por gays, lésbicas e transexuais. Em 1969, o local foi palco de uma verdadeira revolução na luta pelos direitos LGBT. O bar foi invadido por policiais disfarçados que alegavam “conduta imoral”, nessa época, a homossexualidade era considerada uma doença e era ilegal no país.

Mas no dia 28 de junho, a comunidade LGBT decidiu não aceitar mais as humilhações as quais eram submetidos. Eles resistiram as prissões, e se organizaram em protestos. Dessa maneira, o fato deu início às primeiras paradas do orgulho LGBT, que se expandiram para vários lugares do mundo.

Se interessou pelo tema? Confira a história completa clicando aqui.

Alexandre Kalil discursa na 22ª Parada do Orgulho LGBT em Belo Horizonte
1ª Parada LGBT em Nova Iorque – Crédito da foto: Divulgação/Reprodução/Wikimedia Commons

História no Brasil

A primeira Parada LGBT do Brasil, aconteceu em 1997, na cidade de São Paulo e também em Belo Horizonte, ela ainda era chamada de Parada do Orgulho Gay. O evento vem se repetido e crescendo ao longo dos anos. Em 2018 cerca de 150 mil pessoas prestigiaram a parada em BH, para esse ano, a expectativa é cerca de 200 mil.

Comentários do Facebook