Menu

"Anarriê!": Dicas para fazer festa junina em casa

03/06/2020 às 06:30
Tempo de leitura
5 min

A rotina mudou para muitos brasileiros após o surgimento do novo coronavírus. Além de estarem impossibilitados de trabalhar, parte da população também está sem poder participar de festas. Se você é fã de festas juninas, não fique triste, logo tudo isso vai passar e você poderá curtir bastante, afinal, temos o direito de sorrirmos e sermos felizes. Você não precisará esperar chegar o período junino do próximo ano, reúna-se com sua família, ou se você é sozinho, não tem o menor problema, faça a sua própria festa junina com as dicas que vamos dar abaixo.
Cientes das dificuldades financeiras que muitas famílias estão passando, preparamos dois tipos de festa junina, e caberá a você escolher a que atenderá a sua demanda.
Antes de começar, precisamos pensar que festa junina é confraternização, é estar com pessoas amadas. No Brasil, muitos shows são promovidos para celebrar o momento, mas. em casa, você pode ter um músico na família que pode embalar a noite sertaneja, do contrário, coloque Dominguinhos, Luiz Gonzaga ou Falamansa no som (no talo) e “forrozear” bastante com os seus entes.
Outra dica aqui que pode garantir a diversão é fazer brincadeiras com as crianças, como dança da cadeira, criar um pesca peixe com prêmios simbólicos ou até mesmo promover uma quadrilha familiar, use a criatividade.

Festa Junina 1

Roupas

Se você é adulto e não ganhou muitos quilos (o que é difícil risos), pode reaproveitar as roupas do ano passado.  Caso elas não te sirvam mais, tente uma adaptação, ou aposte em um look country . No caso das mulheres, a dica aqui é amarrar uma camisa e tirar aquela bota guardada e botar para jogo. Já no caso dos homens, uma causa jeans e camisa xadrez pode atender.
Para as crianças os adereços podem fazer diferença. Para as meninas as tradicionais maria chiquinhas e a maquiagem com pintinhas no rosto já trazem o clima festivo. Para os meninos o desenho do bigode e a calça rasgadinha atente bem.

Comes e bebes

Canjica

Um prato que não pode faltar nas festas juninas é a canjica. No mercado é possível encontrar um quilo de canjica branca por valores próximos a R$ 10.
Para fazer uma canjica básica você precisará apenas da canjica, leite e açúcar. Se estiver dentro das suas condições financeiras, você pode  acrescentar uma canela ou um cravo para dar um gosto especial ao prato.

Quentão

Que tal uma bebidinha para esquentar nos dias frios? O quentão é a bebida oficial das festas juninas brasileiras. Ele é preparado basicamente com cachaça, água, açúcar, gengibre, limão, canela e cravo.

Milho, broa de milho, pipoca e curau

Nada simboliza mais esse período interiorano do que o milho. O milho remete ao que é de roça, ao ato de semear e colher, traz esse espírito.
Além de fazer o milho assado em uma fogueira, ou cozinhar as espigas com água na panela mesmo, é possível criar outras iguarias, como a broa de fubá, pipoca e o curau. O amarelinho dá um charme especial na mesa da festa.

Caldos

Você vai estar em casa mesmo, então aproveite e tire o dia para cozinhar caldos, pois, além de aquecer o corpo dos seus familiares, certamente a ocasião acalentará os corações. Aposte em caldos de feijão, mandioca, uma canjiquinha também vai bem. Capriche no cheiro verde.

Festa Junina 2

Roupas

Muitas lojas estão trabalhando no sistema de delivery. Desse modo, é possível que  você encontre peças ou adereço que te ajude a entrar no clima “anarriê”.

Comes e Bebes

Canjica

Além de usar leite, canjica, cravo e canela na sua canjica, você pode acrescentar também leite condensado, cocô ralado e amendoim triturado. As bolinha brancas ganharão um caldo encorpado.

Quentão

Você pode aproveitar o tempo que está sobrando para fazer um quentão especial, usando, além da tradicional cachaça, um pouco de vinho. Não se esqueça de acrescentar o limão, cravo e a canela, que são a base para um quentão raiz.

Milho

A partir do milho há inúmeras possibilidades no que diz respeito a pratos juninos. Você já experimentou o suco de milho? Se você gosta do legume, pode se apaixonar pelo suco.
A dica aqui é preparar também uma deliciosa broa de milho com queijo, coco e erva doce.
Já conhecida há décadas, a pamonha também é uma opção de prato para se preparar usando o milho. Ela pode ser de recheio doce ou salgado.

Doces

Pé de moleque, doce de leite, curau, bolos com diversas coberturas, maçã do amor, cocada, maria mole, queijadinha, e entre outros. Na festa junina há uma variedade de doces.

COMENTÁRIOS