Menu

Aprenda a fazer pernil assado com um tempero incrível

11/11/2018 às 08:30
Tempo de leitura
2 min

A receita que preparamos tem um sabor único, pois você já deve saber que o pernil assado é um prato que tem um sabor inesquecível. O pernil é uma parte da carne de porco que pode ser usada de várias formas em pratos originais e até mesmo exóticos. Geralmente ele é  feito assado, mas se engana quem acredita que por causa disso há poucas possibilidades de fazer pernil assado – é possível inventar muitos pratos gostosos com essa iguaria. Basta se dedicar ao tempero!

Essa iguaria da culinária brasileira pode ser servida com arroz branco, no pão de sal, com uma salada e até mesmo puro para tirar gosto.

Pernil assado

Pernil assado ( Foto:www.tudoreceitas.com)

Ingredientes:

– Pernil ou Paleta suína (+- 4kg)
– 1 lata de extrato de tomate
– 350ml de cerveja preta tipo Malzibier
– 1 cebola grande
– 4 dentes de alho
– 1 colher de sopa de pimenta rosa
– 1 colher de sopa de sementes de mostarda
– 1 colher de sopa de sementes de coentro
– 1/2 xícara de ramos de folhas de alecrim fresco
– 1 colher (chá) de canela em pó
– 3 colheres de sopa de shoyo
– suco de 3 laranjas
– 4 colheres de sopa de mel
– azeite a gosto
– sal a gosto (costumo fazer a conta de 1 colher de sopa cheia por quilo de carne)

Preparo

No liquidificador bata todos os ingredientes, menos a cerveja (não quero nem imaginar a bagunça que você vai aprontar se colocar uma cerveja quente no liquidificador). Depois que a mistura estiver uniforme, acrescente a cerveja.

Coloque a carne em uma forma grande e faça furos com um espeto ou uma faca para que o tempero penetre bem. Distribua o tempero sobre toda a carne. Cubra com papel alumínio e leve para a geladeira, de preferência com pelo menos 36 horas de antecedência. Vire a carne a cada 12 horas, sempre jogando por cima a marinada que está na forma.

Para assar, o mais comum é sugerir uma hora para cada quilo de carne. A minha dica é para você estender em pelo menos uma hora esse tempo e assar em temperatura baixa (120 a 150º). Uma hora antes do final, tire o aluminio, regue com o molho da forma e volte para dourar.

Servimos com salada e batatas assadas no alho com alecrim, mas um arroz branco e uma farofinha fazem sucesso também.

Última atualização em 19/08/2022 às 10:09