As nozes são um dos lanches mais populares. Além de saborosas, também são boas especialmente quando se trata de saúde do coração. No entanto, você pode se perguntar a qual grupo de alimentos as nozes pertencem – frutas ou legumes?
Para responder essa pergunta, primeiramente precisamos nos aprofundar e entender as diferenças entre esses dois grupos de alimentos.
Diferença entre frutas e legumes
Frutas e vegetais são divididos em classificações botânicas e culinárias.
A classificação botânica é baseada na estrutura e funções das plantas. Enquanto os frutos crescem das flores das plantas e possuem sementes para reprodução, os vegetais são todas as outras partes da planta, incluindo as raízes, caules e folhas.
Por outro lado, a classificação culinária depende do gosto. Nesse caso, as frutas tendem a ser doces ou azedas e funcionam melhor em sobremesas, lanches, smoothies, doces ou sucos. Por outro lado, os vegetais são leves, salgados ou amargos e funcionam melhor em acompanhamentos, ensopados, sopas, saladas e caçarolas.
Afinal, as nozes são frutas ou vegetais?
Botanicamente, as nozes são classificadas como uma fruta que possui uma única semente comestível com uma casca externa dura e não comestível. Eles são considerados indeiscentes, o que significa que sua casca não abre quando maduros.
No entanto, muitos alimentos que as pessoas consideram nozes são realmente sementes de drupas – frutas cuja polpa envolve uma única casca com uma semente dentro.
Por exemplo, amêndoas, castanha de caju, castanha do Brasil, nozes, nozes, nozes, macadâmia, pistache, pinhões e a maioria das outras nozes são botanicamente as sementes de drupas.
Enquanto isso, as nozes verdadeiras incluem castanhas, bolotas e avelãs .
Curiosamente, o amendoim – uma das nozes mais populares do mundo – é tecnicamente uma leguminosa e, portanto, botanicamente um vegetal. No entanto, o perfil nutricional e as características do amendoim estão mais próximos dos de outras nozes.
Nutricionalmente, a composição nutricional da maioria das nozes se assemelha a leguminosas em vez de frutas devido ao seu alto teor de proteína.
Do ponto de vista culinário, o termo “nozes” é mais descontraído e alinhado com o que a maioria das pessoas pensa que são nozes – grãos grandes e oleosos encontrados dentro de uma casca.
Conclusão
A maioria das nozes, como amêndoas, nozes e cajus, são botanicamente definidas como sementes e não como frutas. No entanto, um punhado de nozes verdadeiras, como castanhas e avelãs, são tecnicamente frutas.
A única exceção é o amendoim, que é uma leguminosa.
Do ponto de vista culinário, as nozes são amplamente utilizadas como uma proteína à base de plantas e são uma adição saudável e simples à sua dieta.
Fonte: Health.com