Menu

Atlético e Cruzeiro voltam a se enfrentar, desta vez pelo Brasileiro

04/08/2019 às 15:20
Tempo de leitura
5 min

O ano de 2019 tem tido uma overdose de superclássicos mineiros. Hoje, às 19h, no Independência, será disputado o sexto da temporada. Dessa vez, o confronto será válido pelo Campeonato Brasileiro. Atlético e  Cruzeiro entrarão em campo em situações diferentes na tabela, mas ambas precisam vencer para espantar a desconfiança de seus torcedores.

Atlético

O Atlético vem fazendo boa campanha no Brasileirão, sendo, atualmente o quarto colocado do campeonato. Motivado pela classificação na Copa Sul-Americana, no meio de semana, sobre o Botafogo, o Galo quer coroar o bom momento vencendo o rival e de quebra se firmar na briga pelo título nacional.
Para a partida, o técnico Rodrigo Santana contará com força máxima de seu time.  Cazares, recuperado de conjuntivite volta ao time e Ricardo Oliveira segue no comando do ataque. Otero deve ser opção no banco de reservas.

Cruzeiro

Vivendo uma semana de pesadelo, o Cruzeiro espera utilizar o clássico para levantar a moral do time e voltar a vencer. Nesta semana o clube estrelado foi eliminado da Copa Libertadores, pelo River Plate, perdeu um de seus principais jogadores, o volante Lucas Romero, para o futebol argentino e ampliou dois jejuns. Nos últimos 17 jogos da equipe, apenas uma vitória celeste, justamente contra o Atlético, e no último jogo, o time completou seis jogos sem marcar um golzinho sequer, recorda na história do clube.
Pensando no jogo de quarta-feira, contra o Internacional, pelas semifinais da Copa do Brasil, o treinador Mano Menezes deve mandar um time misto à campo. Do time titular, Egídio, Robinho, Thiago Neves e Pedro Rocha devem ser sacados. Dodô, Jadson, Fred e David devem ocupar as vagas.

Pressão das torcidas

Um fato curioso chamou a atenção na semana de Atlético e Cruzeiro. Ambos os times foram “visitados” por torcedores de organizadas, que conversaram com jogadores e cobraram vitórias no jogo de hoje.
No Atlético, apesar da boa fase recente, torcedores foram até o CT, durante a preparação para o jogo para cobrar resultados. A insatisfação da torcida vem especificamente dos maus resultados contra o rival. No ano, foram cinco jogos até agora, com duas vitórias celestes, dois empates e uma vitória alvinegra. Apesar dos números parecerem equilibrados, “quando estava valendo”, o Cruzeiro levou a melhor. Tanto no Campeonato Mineiro, quanto na Copa do Brasil, onde mesmo vencendo o segundo jogo do confronto, por 2 a 0, o Galo não conseguiu superar a enorme vantagem celeste construída no 3 a 0 do primeiro jogo.
Já no Cruzeiro, o problema são os resultados recentes e a postura do time em campo, tomada como covarde e retranqueira. Com uma vitória em 17 jogos e há seis partidas sem marcar, a Raposa se encontra na zona de rebaixamento do Brasileirão e foi eliminado da Copa Libertadores. É certo que o clube segue vivo na Copa do Brasil, torneio que é o atual bicampeão, mas é de suma importância a recuperação do bom futebol para que o time dispute o título do torneio mais uma vez.

Tabela

O Atlético iniciou a rodada no quarto lugar, com 21 pontos. Uma vitória seria importante para o time não perder de vista o líder Santos, além de se manter no G4.
O Cruzeiro, por sua vez, começou a rodada na 16ª colocação, com 10 pontos. Só que com a vitória do Fluminense sobre o Inter, ontem (3), o time mineiro caiu para o 17º lugar, entrando, assim, na zona de rebaixamento. Se vencer, o Cruzeiro dá uma pequena respirada, se garantindo pelo menos fora do Z4. Mas se perde, o “caldo começa a azedar de vez”.

Transmissão

Por causa de problemas de horários dos jogos do Corinthians, explicados aqui, a partida entre Atlético e Cruzeiro será transmitida ao vivo, para todo o estado, na TV aberta, às 19h.
Atlético e Cruzeiro, no domingo, terá transmissão para toda Minas Gerais

Ficha Técnica – Atlético x Cruzeiro

Motivo: 13ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019
Data e hora: Domingo, 4 de agosto, 19h (de Brasília)
Local: Estádio Independência, Belo Horizonte – MG
Provável escalação do Cruzeiro: Fábio; Orejuela, Léo, Dedé e Dodô; Henrique e Ariel Cabral; Jadson, David (Pedro Rocha) e Marquinhos Gabriel; Fred. Técnico: Mano Menezes.
Provável escalação do Atlético: Victor; Patric, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Zé Welison e Elias; Luan (Otero) e Cazares; Chará e Alerrandro (Ricardo Oliveira). Técnico: Rodrigo Santana.
Transmissão: TV Globo Minas;
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS/CBF);
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO/Fifa) e Neuza Inês Back (SP/Fifa);
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS/CBF).
Você também poderá gostar de: Clássico: você sabe como surgiu a rivalidade entre Atlético e Cruzeiro?

Clássico: você sabe como surgiu a rivalidade entre Atlético e Cruzeiro?

COMENTÁRIOS