Atlético é o segundo melhor time do mundo em ranking da IFFHS

Publicado: última atualização em 0 comment

O Atlético foi o segundo melhor time do mundo em 2021. É o que diz a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) em seu ranking anual de clubes do planeta. O único clube a superar o Galo, campeão mineiro, brasileiro e da Copa do Brasil, foi o Palmeiras, campeão da Copa Libertadores.

Somando 313 pontos, nove a menos que o Palmeiras, o Atlético superou o Manchester City (300 pontos), atual campeão da Premier League, e Chelsea (289 pontos), campeão da Champions League. O Flamengo está empatado com o clube londrino na quarta posição, com o mesmo número de pontos.

O Atlético é o segundo melhor time do mundo em ranking da IFFHS
Foto: Pedro Souza/Atlético

Outro clube brasileiro a aparecer no Top 10 do ranking é o Athletico-PR, que foi campeão da Copa Sul-Americana.

Veja o Top 10 do ranking:

  1. Palmeiras – 322 pontos
  2. Atlético – 313 pontos
  3. Manchester City – 300 pontos
  4. Chelsea – 289 pontos
  5. Flamengo – 289 pontos
  6. Dínamo Zagreb – 282 pontos
  7. Bayern de Munique – 271 pontos
  8. Real Madrid – 262 pontos
  9. Ajax – 261 pontos
  10. Athletico-PR – 261 pontos

O Ranking Mundial de clubes IFFHS é uma lista divulgada anualmente, que não tem qualquer vínculo com a Fifa. Ele foi criado em 1991 e leva em consideração os resultados de todos os clubes nos últimos 365 dias.

No último dia do ano, a instituição faz o fechamento anual divulgando o ranking dos clubes que mais pontos ganharam em todo o ano. O ranking anual é posteriormente utilizado para atualizar o ranking dos maiores clubes de todos os tempos.

Já a lista de todos os tempos leva em consideração apenas os jogos realizados desde 1 de janeiro de 1991, dia do início das atividades da instituição.

Critérios de pontuação

O sistema de pontuação da IFFHS é dividido em duas classes: competições internacionais e nacionais. Apenas são considerados os jogos de competições reconhecidas pela Fifa.

As competições internacionais estão divididas por continente e o seu grau de competitividade afeta diretamente nos pontos atribuídos.

Uma ideia semelhante é seguida nas competições nacionais onde existem quatro níveis, onde cada país tem um nível, que depende da competitividade das suas competições nacionais. Por exemplo, a Itália é um dos países que tem o nível mais alto (quatro pontos), por isso uma equipe italiana recebe mais pontos por uma vitória nacional (quatro pontos), enquanto um time de Portugal recebe menos (3,5 pontos) por este país estar no nível 3.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS