Com um gol em cada tempo, Atlético derrota o Defensor, no Uruguai, por 2 a 0, e abre boa vantagem para o jogo da volta, em Belo Horizonte, ficando bem próximo da classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores.
Melhores momentos do jogo
Para essa partida, válida pelo jogo de ida da terceira fase da Copa Libertadores, os times atuaram com as seguintes formações:
Defensor – Gastón Rodríguez; Santiago Carrera, Nicolás Correa, Maximiliano Perg (Ergas), Álvaro González, Gonzalo Nápoli, Martín Rabuñal, Emiliano Gómez, Joaquín Piquerez (Ignacio Laquintana), Pablo López (Facundo Milán) e Álvaro Navarro.
Técnico: Jorge Da Silva.
Atlético – Victor; Patric, Réver, Igor Rabello, Fábio Santos, Adilson (Jair), Elias, Luan, Cazares, Chará (Maicon Bolt) e Ricardo Oliveira (Zé Welison).
Técnico: Levir Culpi.
Primeiro tempo – No primeiro lance de perigo, aos 10 minutos de jogo, saiu o primeiro gol Alvinegro em Montevidéu. No lance, Cazares cobrou falta no capricho para dentro da área, e Réver pulou alto para desviar de cabeça e fazer 1 a 0 Atlético.
Dois minutos depois, Chará invadiu a área e fez o passe para Cazares, que dominou a redonda e cruzou no capricho, procurando Ricardo Oliveira na área, mas o goleiro Gastón Rodríguez conseguiu dar um tapa na bola e tirar da cabeça do artilheiro atleticano, que só teria o trabalho de empurrar e redonda para o fundo do gol vazio. Com 15 minutos, Ricardo Oliveira aproveitou um vacilo da defesa para ficar com a bola e sair cara a cara com o goleiro Gastón Rodríguez. O atacante conseguiu o drible e a finalização, mas o zagueiro uruguaio se jogou na bola para fazer o corte e salvar o Defensor.
Aos 26 minutos, Ricardo Oliveira ficou em ótimas condições para a finalização, mas optou em tocar pra Luan, que não pegou bem na bola, e assim acabou perdendo uma boa chance de ampliar o placar. Com 36 minutos, Patric não conseguiu fazer o domínio dentro da área defensiva do Galo, e a bola sobrou para Pablo López, que finalizou “no susto”, para quase empatar a partida em Montevidéu. Já aos 41 minutos, o Atlético chegou mais uma vez ao ataque, em boa troca de passe entre Luan e Cazares. O meia fez o passe para Ricardo Oliveira, que dominou e emendou com o chute, mas a bola acabou saindo para fora do gol.
A partida seguiu, e com dois minutos de acréscimos, o juiz encerrou a primeira etapa aos 47 minutos.
Segundo tempo – Para a segunda etapa, o Galo voltou com a mesma formação. E assim, aos 4 minutos, Ricardo Oliveira recebeu de Patric pela direita, invadiu a área e bateu com muito capricho, colocando efeito na bola, mas a redonda saiu à esquerda do gol. Dois minutos depois, o Atlético vacilou na defesa, e o Defensor aproveitou a oportunidade para chegar com muito perigo. No lance, Gómez apareceu pela direita, antes de Fábio Santos, e conseguiu o cruzamento. Réver e Igor Rabello não se ententederam, e assim ninguém fez o corte. Deste modo, a bola sobrou nos pés de Laquintana, que chutou para fora.
Aos 10 minutos, Elias recebeu cartão amarelo por falta cometida no meio de campo. Seis minutos depois, Fábio Santos recebeu bom passe de Cazares pelo lado esquerdo para bater de primeira, obrigando Gastón Rodríguez a fazer uma boa defesa. Com 22 minutos, Nápoli recebeu boa bola no meio de campo do Defensor e passou por Elias e Luan com um único drible para fazer uma finalização colocada, de perna esquerda, buscando o canto do gol de Victor, mas caprichosamente, a bola saiu pela linha de fundo.
Com 25 minutos, Ricardo Oliveira foi substituído por José Welison. Cinco minutos depois, Luan avançou pelo lado esquerdo, invadiu a área e tocou para Yimmi Chará. Porém, o colombiano passou da bola e não conseguiu fazer a finalização. E no minuto seguinte, Maicon Bolt ganhou a vaga de Chará no time do Galo.
A bola voltou a rolar, e aos 32 minutos, Patric recebeu bom lançamento no lado direito do ataque, carregou a bola, levantou a cabeça e fez ótimo cruzamento para Cazares, que apareceu na área como um centroavante para cabecear no contrapé do goleiro e fazer 2 a 0 Atlético.
Aos 39 minutos, Jair entrou na vaga de Adilson no meio de campo do Galo. Já aos 44, Réver recebeu cartão amarelo por matar um contra-ataque do Defensor. E assim, na sequência, o juiz apitou o fim da partida para a vitória de 2 a 0 do Atlético sobre o Defensor, no Uruguai.
Com a vitória, o Galo pode até perder a partida de volta na quarta-feira (27/02), em Belo Horizonte, por 1 a 0, que ainda vai estar classificado para a próxima fase, pelo critério de gols marcados fora de casa.
FICHA TÉCNICA
DEFENSOR 0 x 2 ATLÉTICO
Motivo: Copa Conmebol Libertadores – Terceira fase (Ida)
Data: 20/02/2019
Estádio: Luis Franzini
Cidade: Montevidéu (URU)
Gols: Réver (10’/1ºT), Cazares (37’/2ºT)
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Auxiliares: Juan Pablo Belatti (ARG) e Pablo M. González (ARG)
4º Árbitro: Fernando Espinoza (ARG)
Assessor de Árbitros: Joel Ruiz (PAR)
Cartões amarelos: Elias, Réver (Atlético); Nicolás Correa (Defensor)
Atletico faz 2 a 0 no Defensor e fica perto da classificação na Libertadores
64