De virada, Atlético vence Ceará no Independência por 2 a 1, garante vice-liderança durante parada para a Copa do Mundo, e diminui vantagem para o líder Flamengo de 6 para 4 pontos.
O jogo
O Atlético foi superior ao Ceará durante toda partida, porém em grande parte do jogo, encontrou dificuldades para converter essa vantagem em gol. Foi praticamente um ataque contra defesa, mas em lance de contra ataque, aos 32 minutos do segundo tempo, o time Cearense conseguiu abrir o placar. A massa não desanimou e seguiu apoiando o time que, empolgado, continuou buscando o ataque, e assim, com gols de Róger Guedes e Luan, veio a virada que garantiu ao Atlético a vice-liderança do Brasileirão durante a parada para a Copa do Mundo.
Para essa partida, os times atuaram com:
Atlético
Victor; Patric, Bremer, Gabriel e Fábio Santos; Adilson (Yago); Tomás Andrade, Gustavo Blanco (Elias), Cazares (Luan), Róger Guedes, Ricardo Oliveira.
Técnico: Thiago Larghi.
Ceará
Everson, Rafael Pereira, Tiago Alves e Luiz Otávio; Samuel Xavier (Douglas Coutinho), Naldo, Ricardinho, Pio (Arnaldo) e João Lucas; Éder Luís e Felipe Azevedo (Romário).
Técnico: Lisca.
Primeiro tempo – O jogo foi amplamente dominado pelo time do Atlético, praticamente em um jogo de ataque contra defesa, porém o primeiro lance de maior perigo aconteceu aos 20 minutos com Gustavo Blanco, que perdeu, como dizem, um gol praticamente feito. Na jogada, Cazares chegou com o perigo, limpou seu marcador e cruzou para Gustavo Blanco, que recebeu dentro da área livre de marcação, mas o volante acabou mandando a bola por cima do gol, perdendo uma ótima chance de abrir o placar.
Com 22 minutos, veio a primeira substituição no Atlético, um volante pelo outro. Saiu Adilson para entrada do garoto Yago. Aos 31 minutos, o Atlético perdeu outra boa oportunidade de gol. Tomás Andrade faz cruzamento para Róger Guedes, a defesa do Ceará desviou, e a bola sobrou nos pés de Cazares que chutou para fora do gol. Porém aos 33 minutos, o Ceará deu a resposta em lance de contra-ataque. Éder Luís saiu com a bola dominada e tocou para Samuel Xavier que chuta no cantinho, porém a bola bateu na trave e saiu pelo linha de fundo. O Atlético seguiu atacando, porém sem muita efetividade. E assim, aos 47 minutos, o juiz apitou fim de primeiro tempo, que terminou tudo igual, 0 a 0.
Segundo tempo – Para a segunda etapa, o Atlético voltou com a mesma formação que terminou o primeiro tempo da partida, mas a primeira chance de perigo foi do time Cearense com João Lucas. Aos 3 minutos, o lateral chegou com o perigo pelo lado esquerdo, ganhou da marcação e chutou forte, para uma boa defesa de Victor. Aos 9 minutos, Thiago Larghi promoveu a segunda substituição no Atlético. Luan ganhou a vaga do equatoriano Cazares. Um minuto depois, Ricardo Oliveira aproveitou vacilo da zaga e ficou com a bola e arriscou para o gol, mas o goleiro Éverson conseguiu fezer a defesa.
Com 19 minutos veio a última substituição no Atlético. Saiu Gustavo Blanco para a entrada de Elias. E aos 26, Fábio Santos levou cartão amarelo por entrada faltosa. O primeiro gol da partida aconteceu aos 32 minutos. Na jogada, João Lucas fez cruzamento, o volante Yago não conseguiu cortar e Naldo aproveitou para chegar e mandar a bola para o fundo da rede, fazendo assim, 1 a 0 para o Ceará. O jogo seguiu e a massa atleticana continuou apoiando, empurrando o Galo pra cima da equipe Cearense, até que aos 35 minutos, Róger Guedes empatou a partida, após receber ótimo passe de Elias na entrada da área. 1 a 1 no placar, e Róger Guedes chega ao seu nono gol na competição, se isolando, mais do que nunca, na artilharia da competição. O Atlético seguiu atacando, buscando o gol virada, que acabou vindo nos pés de Luan, o Menino Maluquinho, já aos 46 minutos. No lance, Ricardo Oliveira tocou para Luan, o atacante conseguiu sair da marcação, avançou e chutou para o gol, fazendo assim 2 a 1 para o Atlético. Com 3 minutos de acréscimos, o jogo seguiu até aos 48, quando o juiz apitou o fim da partida, sacramentando assim a vitória de virada o time do Galo. 2 a 1 no Independência.
O próximo desafio do Atlético acontece apenas no próximo mês, dia 18 de julho, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro contra o time do Grêmio, em Porto Alegre. A longa distância entre um jogo e outro, acontece em função da pausa no calendário de clubes para realização da Copa do Mundo na Rússia.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 2 x 1 CEARÁ
Motivo: Campeonato Brasileiro (12ª rodada)
Data: 13/06/2018
Estádio: Arena Independência
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Gols: Naldo (32’/2T), Róger Guedes (36’/2T), Luan (46’/2T)
Público: 22.119
Renda: R$ 303.035,00
Árbitro: Vinicius Furlan (AB/SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (AB/SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (AB/SP)
Quarto Árbitro: Vitor Carmona Metestaine (AB/SP)
Assistentes Adicionais: Salim Fende Chavez (AB/SP) e Marcio Henrique de Gois (AB/SP)
Cartão amarelo: Fábio Santos (Atlético)
Atlético vence Ceará de virada, garante vice-liderança e diminui vantagem para o líder Flamengo
52