Barragem da CSN em Rio Acima sobe para nível 2 de emergência

Publicado: última atualização em 0 comment

O Gabinete Militar do Governador (GMG) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) informou na manhã de terça-feira, 11 de janeiro, que recebeu, através de um telefonema da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que houve a a barragem B2, na mina de Fernandinho, em Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, elevou para nível 2 de emergência.

A situação acontece por conta de problemas estruturais em um canal que conduzia o controle de água na barragem. Técnicos da CSN atuam com intervenções no local desde as primeiras horas de hoje, tentando recuperar o canal destruído. Um morro desbarrancou devido às chuvas e atingiu o canal que havia sido construído em dezembro do ano passado para fazer o descomissionamento da barragem, programado para acontecer em fevereiro. 

Barragem da CSN em Rio Acima sobe para nível 2 de emergência
Foto: Google Maps

Com 33 metros de altura e cerca de 400 mil metros cúbicos de água e rejeito, a barragem B2 de Fernandinho é considerada uma estrutura “pequena” em comparação com outras barragens, como por exemplo, que romperam em Brumadinho, de 12,7 milhões, e Mariana, com mais de 40 milhões de rejeitos.

Porém, por ser composta majoritariamente por água, a barragem em Rio Acima é considerada mais fluida, o que poderia, em caso de rompimento, atingir o Rio das Velhas. 

De acordo com com o comunicado emitido pela Defesa Civil de Minas Gerais, os órgãos responsáveis pela fiscalização das barragens de mineração fazem vistoria no local na manhã de hoje.

O nível de emergência 2 não indica risco iminente de rompimento da estrutura. Ainda segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, todas as ações para o monitoramento e acompanhamento da situação estão sendo realizadas pelos órgãos competentes.

Confira a nota da Minérios Nacional sobre o caso>

“A Minérios Nacional informa que, em razão do grande volume de chuvas nos últimos dias em Minas Gerais, e em alinhamento com a empresa projetista Fonntes Engenharia, acionou o nível 2 de emergência da barragem conhecida como B2, localizada em Rio Acima (MG), conforme orientações do Plano de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM). A empresa reforça que não há moradores na Zona de Autossalvamento (ZAS) e está trabalhando para minimizar os impactos na estrutura. Com a redução das chuvas será possível avançar nos reparos para restabelecer o nível de segurança. Por fim, informa que os órgãos competentes já foram avisados, e segue à disposição das autoridades.”

Congonhas

Em outra barragem da CSN, a Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou na terça-feira que a empresa, proprietária da barragem Casa de Pedra, em Congonhas, adote medidas para corrigir as erosões em um dique da estrutura. Segundo a ANM, a barragem não corre risco iminente de rompimento, mesmo tendo erosões e trincas constatadas, que seriam normais em barragens em épocas de chuva.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS