Menu

Bater sempre na tecla da prevenção para que nossos batimentos não parem

26/09/2018 às 20:28
Tempo de leitura
2 min

A Federação Mundial do coração com apoio das nações Unidas instituiu a data de 29 de setembro como o Dia Mundial do coração. A partir dessa comemoração, em 2014 o Instituto Lado a Lado pela Vida idealizou a campanha Setembro Vermelho que objetiva a adoção de um estilo de vida mais saudável e o cuidado com a saúde cardiovascular.

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo. O colesterol alto e a hipertensão são importantes fatores de risco para o aparecimento dessas doenças.

A simples adoção de hábitos saudáveis é capaz de evitar que o coração adoeça, o que pode ser feito evitando o alcoolismo, tabagismo e sedentarismo em consonância com prática regular de atividade física e alimentação saudável com baixas concentrações de sódio, açúcares e gorduras.

Alguns componentes ao serem adicionados à alimentação cotidiana podem prevenir as doenças cardiovasculares, atuando como fatores de proteção, dentre eles podemos citar:

  • Fitoesteróis: são substâncias naturalmente encontradas em óleos vegetais, nozes e sementes e que podem contribuir para a redução do colesterol total bem como a fração LDL, conhecida como o “colesterol ruim”.
  • Ômega 3: sendo naturalmente encontrado em espécies marinhas é um tipo de gordura de grande auxílio na regulação da pressão arterial e frequência cardíaca .
  • Licopeno: poderoso antioxidante encontrado no tomate, melancia e goiaba atua prevenindo o estresse oxidativo, sendo importante para evitar doenças cardiovasculares além de obesidade, síndrome metabólica e diabetes mellitus.

A campanha setembro vermelho deve ser vista apenas como um lembrete para o cuidado com o coração que deve ocorrer durante todo o ano, visto que trata-se de um órgão essencial à vida e, dessa forma, deve ser zelado fazendo jus à sua importância.

Leia também: Um pouco de você pode salvar ou melhorar a vida de muitos

Última atualização em 19/08/2022 às 10:37