Na última segunda-feira (23), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) terá um reajuste de 3,91% em 2020. Inicialmente, a previsão era de 3,5% a 3,8%.
O reajuste é feito a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), divulgado na última sexta-feira (20), que apresentou o valor acumulado de 3,91%.
De acordo com a Prefeitura, os imóveis que tiveram a área contruída atulizada terão um aumento no valor do imóvel, corrigindo em percentual superior ao do IPCA-E. Ainda segundo o órgão, em Belo Horizonte são cerca de 24 mil imóveis nessa situação.
O reajuste no imposto de 2019 foi superior ao reajuste de 2018, aumentando de 2,94% para 3,86%.
O carnê do IPTU de 2020 começará a ser entregue pelos Correios a partir do dia 3 de janeiro e também poderão ser emitidos pelo portal da Prefeitura ou no PBH APP.
Quem quiser pagar o imposto antecipadamente poderá procurar a Prefeitura até o dia 20 de janeiro, tendo um desconto de 5%. Já quem desejar pagar de forma parcelada, o valor será dividido em até 11 prestações, com vencimento no dia 15 de cada mês.