Boletim meteorológico prevê que chuvas de granizo continuarão atingindo Minas

0 comment

O Boletim Meteorológico desta sexta-feira (25), divulgado pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), informa que as condições meteorológicas são para ocorrência de eventos severos, como granizo grande, vendavais, enxurradas e alta incidência de raios. As áreas atingidas serão em pontos localizados no Sul, Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Campo das Vertentes, Oeste e Centro de Minas.

De acordo com o boletim, um padrão de circulação de bloqueio atmosférico mantém uma Zona de Convergência de Umidade sob o estado. E é isso que deixa o tempo favorável a fortes pancadas de chuva, acompanhadas de raios, principalmente do meio para o fim da tarde e também à noite.

Até as 12h, o sol fica entre nuvens e a partir disso, tempestades severas com chuva forte, granizo de médio a grande e vendavais podem se formar, nas regiões citadas acima. Nas mesorregiões, ao norte do estado, na fronteira com a Bahia, o dia será de nebulosidade e chance de chuva moderada a forte, a qualquer hora do dia.

No Vale do Rio Doce e Mucuri, o tempo permanece estável, sem previsão de chuva. O sol fica entre nuvens.

Como informado na previsão do tempo, Belo Horizonte permanece com sol entre muitas nuvens. Há possibilidade de chover entre o fim da tarde e a noite, com pancadas de chuva muito isoladas, acompanhadas de raios.

Essa informações são válidas até às 11h desse sábado (26).

Níveis de severidade

Abaixo, é possível observar onde e o quão severas serão as chuvas previstas para atingir algumas regiões do estado nessa sexta-feira.

Crédito da foto: Simge

 

Obs: Tempestades severas são aquelas que possuem capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial (intensa).

Existe a possibilidade de granizo médio e grande (tamanho), alta incidência de raios, chuva intensa (pode provocar enxurradas) e vendavais, com rajas acima de 80km/h em pontos isolados das mesorregiões do Sul de Minas, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Oeste, Triângulo Mineiro, Metropolitana e Central.

Veja também: Chuvas e calor marcam o último fim de semana do mês em Minas Gerais

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS