Nesta terça-feira, 23 de abril, o Conselho Universitário (CUNI) se reuniu com o objetivo de discutir a suspensão do calendário acadêmico para cursos presenciais. Após votação dos membros do conselho, ficou definido que os calendários de Graduação Presencial e Extensão estão suspensos, já os de Pós-graduação e Graduação à distância não sofrem alterações nesse primeiro momento.
Leia também: Mais de 300 institutos federais aderem à greve nacional
De acordo com informações da TV UFOP, a determinação é retroativa, portanto começa a contar do dia 15 de Abril, data de início da paralisação dos professores. No entanto, a greve dos técnicos-administrativos já acontece desde o dia 25 de março.
A greve foi motivada pela manutenção da proposta de reajuste salarial zero para os funcionários públicos federais em 2024. Apesar das contrapropostas apresentadas pelo governo, nenhuma foi aceita pelos sindicatos responsáveis pela suspensão das atividades.
Leia também: Técnicos da UFOP iniciam greve com ato no Campus Morro do Cruzeiro
Cerca de 79 institutos federais e 51 universidades públicas suspenderam suas atividades em todo o país devido a insatisfação com as políticas adotadas pelo governo Lula em 2024. Recentemente, muitos movimentos se deslocaram à Brasília para protestar, inclusive representantes dos sindicatos da UFOP.