Menu

Campanha eleitoral começa oficialmente nesta quinta-feira (16)

16/08/2018 às 19:44
Tempo de leitura
3 min

Em 7 de outubro os brasileiros irão às urnas escolher os candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.
A campanha eleitoral começa oficialmente nesta quinta-feira (16), conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A partir de agora os 13 candidatos à Presidência da República e um número considerável de candidatos aos demais cargos, estão autorizados a realizar discursos, carreatas e comícios, distribuir material gráfico e fazer propaganda na mídia e na internet. O horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio começa no dia 31 de agosto, com término em 4 de outubro. Onde houver segundo turno, a campanha nas ruas irá até 27 de outubro, véspera da votação.
Enquanto a campanha acontece, o Tribunal Superior Eleitoral deve publicar em edital todos os pedidos de registros de candidatura, e os partidos, coligações e o ministério Público Eleitoral poderão entrar com pedidos de impugnação de candidaturas; tais pedidos deverão ser analisados até 17 de setembro.
Ao todo o TSE recebeu 13 candidaturas a presidente e vice-presidente, 180 a governador e vice-governador, 305 a senador, 7.254 a deputado federal, 15.277 a deputado estadual, 954 a deputado distrital, 305 a 1º suplente e 305 a 2º suplente.
Calendário eleitoral
O fim da campanha eleitoral terá datas distintas para os diferentes meios de comunicação. Dia 5 de outubro é o limite para a circulação de campanhas pagas na mídia impressa. já dia 6 será o prazo final para a distribuição de material gráfico, passeatas, carretas, carros de som e propaganda com alto-falante. O horário gratuito no rádio e na televisão começarão dia 31 de agosto e terminará dia 4 de outubro, três dias antes das eleições.
O primeiro turno das eleições será realizado em 7 de outubro e, em caso de segundo turno, os eleitores deverão retornar às urnas no dia 28 de outubro.
 Debates
O próximo debate eleitoral será realizado nesta sexta-feira (17), sendo transmitido pela RedeTV. Até as eleições haverá mais 5 debates presidenciais, nos quais os candidatos terão a oportunidade de expor suas propostas de governo.
Confira as datas e os canais que transmitirão os próximos debates presidenciais das eleições de 2018:

  • 17 de agosto às 22h – Rede TV;
  • 9 de setembro – Tv Gazeta e Estadão;
  • 26 de setembro – SBT e Folha;
  • 30 de setembro – TV Record e
  • 4 de outubro – Rede Globo.

Leia também: PT registra candidatura de Lula à Presidência da República

Última atualização em 19/08/2022 às 10:54