Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Câncer de cabeça e pescoço é o termo que engloba os tumores malignos que se desenvolvem em áreas como boca, orofaringe, faringe, laringe e esôfago, entre outras. Existem alguns fatores que podem predispor o indivíduo ao câncer de cabeça e pescoço, dentre eles o alcoolismo, tabagismo, além da infecção pelo vírus HPV, que aparece como indutor especialmente dos tumores de boca e orofaringe.
A associação do consumo de álcool e cigarro pode aumentar em até 20 vezes o risco de desenvolvimento da doença. Dessa forma pode-se afirmar que estamos falando de uma patologia que pode ser prevenida; bastando apenas alguns simples cuidados com a saúde.
Para se fazer o diagnóstico, são analisados os sintomas apresentados, os possíveis fatores de risco, além do histórico familiar e outras condições clínicas pertinentes. Lança-se mão, ainda, de um exame físico completo, de modo a avaliar sinais que possam sugerir a existência do câncer. Caso sejam detectadas alterações pedem-se exames de imagem, de laboratório e biópsias a fim de se obter a confirmação diagnóstica.
Os principais sintomas relacionados ao câncer de cabeça e pescoço são nódulos no pescoço, feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias, sangramento repentino no nariz em pessoas que nunca haviam apresentado tal quadro, rouquidão que ultrapassa dez dias e com piora ao longo do tempo, dor de garganta que não apresenta melhora e dificuldade na deglutição.
Devido ao fato de ser uma doença que pode ser prevenida, a simples aquisição de alguns hábitos de vida podem evitar a ocorrência do câncer de cabeça; dentre eles:
– Ter uma alimentação equilibrada, rica em proteínas vitaminas e minerais.
– Gozar de boa higiene bucal.
– Evitar o tabagismo e consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
– Ter cautela quanto à exposição solar, de modo a prevenir o câncer de pele na face, couro cabeludo e pescoço.
Nem todos os tipos de câncer podem ser evitados, dessa forma, sendo o câncer de cabeça e pescoço uma classificação que representa um dos tipos evitáveis é de suma importância que não se meça esforços para a prevenção dessa neoplasia, a fim de que cada indivíduo possa poupar-se dos percalços ocasionados pelo acometimento e tratamento da doença.
Leia também: Julho Verde e Amarelo – Uma combinação de cores sem associação com copa do mundo
1 comment
Caros amigos do Mais Minas, apenas para ajuda-los na questão do cigarro. Acredito que stá na hora de um basta nas falácias desse cartel antitabaco que atua no Brasil, e o mais grave de tudo, que ninguém percebeu, é a conivência da OMS nessas farsas. Leiam o a seguir Um grande abraço a todos…………………………………. TUDO FRAUDE meus caros amigos da Migalhas. Tudo FRAUDE, incrivel como vocês se deixam enganar por esse cartel antitabaco.. Leiam o a seguir………………………………
1) Basta acessar o DATASUS, que é o banco de dados, onde médicos de todo o Brasil, por formulário, informam as “causas mortis”, morrem apenas 925 fumantes ano no Brasil, ou seja, de 2006 a 2010, foram a óbito 4625 fumantes. Portanto, isso de que morrem 200 mil fumantes, sempre foi fraude. Segue a comprovação.
https://www.antidrogas.com.br/…/tragedia-das-drogas…/
2) Câncer de pulmão- ao contrário do que divulgam essas organizações antitabaco, o câncer de pulmão é epidemia em quem não fuma, e pior, aumenta a niveis galopantes em não fumantes. Isso que os cientistas da universidade John Hopkins já alertavam o mundo, que câncer vem pelo azar, qualquer um pode adquirir, o link segue mais abaixo. Veja o câncer de pulmão virando epidemia em quem não fuma.
https://ladoalado.iweventos.com.br/…/iiwor…/teste-codigo
3) câncer vem pelo azar, qualquer um pode adquirir, nada tendo a ver com fatores externos como o cigarro por exemplo, é a definição final dos mais renomados cientistas do mundo, da universidade John Hopkins. Segue a comprovação.
https://www.terra.com.br/…/cancer-surge-com-mais…
4) A própria medicina mudou o conceito da industria do cigarro. A medicina declarou ao judiciário, que o cigarro é apenas um simples e mero fator de risco, jamais causa única e necessária para doenças(portanto, aqui aparecem as fraudes com mais força), e a medicina faz outro grave alerta, ou seja, que sequer encontrou causualidade direta entre fumar e câncer. Isso é o óbvio, os cientistas da universidade JOhn Hopkins já alertaram o mundo disso. Segue a comprovação.
https://www.conjur.com.br/…/mudanca-paradigma…
5) 21 BILHOES GASTOS COM FUMANTES? NÂO. Isso são gastos com doenças relacionadas ao tabagismo, ou seja, todo o brasileiro que morreu com alguma doença relacionada ao cigarro(doenças que o cigarro PODE provocar), MESMO SEM NUNCA TER FUMADO, está nesses gastos de 21 bilhoes. Doenças relacionadas ao tabagismo e FUMANTES, são coisas totalmente diferentes. Fumantes mesmo, gastam 321 milhoes do sistema de saúde(mesmo assim, quem garante ser o cigarro a causa do óbito?). O senhor percebeu a má fé dessas organizações antitabaco?? é uma “pegadinha” para enganara toda uma sociedade. Segue a comprovação.
https://pt.linkedin.com/…/fumar-um-benef%C3%ADcio-para…
6) Pulmão de NÂO FUMANTES. Aqui, temos um grave problema. Justamente para se promover em cima do cigarro, essas organizações antitabaco escondem as verdadeira causas de mortes doenças. No video anexo, do médico patologista da USP, Paulo Saldiva, mostra exatamente como é o pulmão de todo o brasileiro NÂO FUMANTE, ou seja, ele é totalmente preto, podre e encharcado, efeito da fumaça do diesel, é a fumaça do diesel que está adoencendo toda a população brasileira. Percebeu caro deputado Lancaster, o mal que essas organizações antitabaco fazem a verdade no Brasil? segue a comprovação.
http://g1.globo.com/…/cidades-e-solucoes-os…/4467698/
7) Enfim, caros amigos do Migalhas, vejam o que a mentira fez,
https://www.campograndenews.com.br/…/policial-e-membros…