Candonguêro anuncia circuito de pré-carnaval com shows em Ouro Preto e Mariana

A banda carnavalesca Candonguêro anunciou a programação do seu circuito de 2020 para o pré-carnaval da Região dos Inconfidentes.

Com três shows marcados, o grupo irá ter sua primeira apresentação no próximo sábado (1), às 20h, no Ouro Preto Tênis Clube. A entrada para o evento é no preço de R$ 10 para sócios e R$ 15 para não-sócios.

O conjunto volta a se apresentar no dia 8 de fevereiro, às 20h, no Heleno’s Bar. E o terceiro show do Candonguêro acontecerá no dia 16 de fevereiro, às 21h, no Guaranix, em Mariana.

CHEGOU O NOSSO CIRCUITO CANDONGUÊRO 2020Programe-se e venha curtir o melhor do pré-carnaval de Ouro Preto e Mariana em…

Posted by Candonguêro on Wednesday, January 29, 2020

Candonguêro

O Candonguêro é um projeto cultural que nasceu em 2006, a partir da necessidade de se praticar, no carnaval de Ouro Preto, a Música Brasileira, conhecida como MPB e que vinha sendo preterida há anos, no momento em que houve uma reconfiguração nos valores inerentes aos saudosos carnavais da cidade.

O Candonguêro configura-se como um produto dedicado ao cancioneiro brasileiro, a partir de uma série de releituras musicais e, sobretudo, da valorização dos compositores de Ouro Preto.

Origem da Palavra

A palavra “Candonguêro” surgiu como síntese da proposta. Candonguêro é uma palavra/termo angolano que nomeia o tambor usado no ritual do jongo. Com o passar do tempo, a partir de um processo semântico passou a designar o fofoqueiro, o “leva e traz”. Em Angola, por exemplo, o táxi lotação se chama “candonguêro”.

Logo, a ideia é essa, trazer do cancioneiro brasileiro canções que tocam e as levam as pessoas a uma nova forma de experienciar o carnaval.

Leia também: Programação do Carnaval Mariana 2020 é divulgada

 

Comentários estão fechados.