Agenda Cultural MGOuro Preto

Candonguêro divulga capa do primeiro álbum

O grupo mineiro Candonguêro, radicado em Ouro Preto, divulgou hoje, 21 de Janeiro, a capa do CD intitulado “Era Uma Vez Um Carnaval” com lançamento previsto para o Carnaval de 2018.

Candonguêro divulga capa do primeiro álbum
Cada do primeiro álbum do Candonguêro

A imagem, apresentada pelo designer Daniel Laia, traz fotos dos músicos que gravaram o álbum: Chiquinho de Assis (Voz e Violão), Pablo Malta (Guitarra), Chico Bastos (Cavaquinho e Flauta Transversal), Pedro Gomes (Baixo), Christiane Cordeiro (Backvocais e Percussão), Gustavo Grieco (Bateria) e Fábio Martins (Percussão). Junto aos músicos está a figura lendária do Bené da Flauta, morto em 1978, que se tornou um símbolo do Candonguêro. “Andarilho, ermitão, músico e escultor, Bené era um bardo às avessas”, explica o músico Chiquinho de Assis.

Chiquinho de Assis explica que o projeto passou por intensa pesquisa histórica, musicológica e sociológica ao longo de mais de 10 anos: “no afã de compreender a poética do carnaval ouro-pretano, o que realmente fez do carnaval de Ouro Preto uma festa única, com particularidades e características próprias”. Para o produtor do grupo, Gilson Fernandes, o disco finaliza uma etapa e apresenta para o mundo o Grupo Candonguêro. “Este CD vai ser o cartão de visita para que as pessoas possam conhecer um pouco da sonoridade antes só presenciadas durante uma apresentação do Candonguêro durante o Carnaval ouro-pretano”, explica.

A gravação do CD aconteceu no Ultra Estúdio com produção de Barral Lima, que responde pela direção musical junto com Chiquinho de Assis, que também assina os arranjos. O disco reúne em 13 faixas e o total de 16 canções selecionadas dentre as composições feitas desde fins da década de 60 por artistas de Ouro Preto. “Era Uma Vez Um Carnaval” foi patrocinado pela Claro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com produção da Ultra Music e Holofote Cultural.

Facebook Comentários

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios