Menu

Carnaval em Minas Gerais: veja as opções que o estado oferece

O carnaval está chegando e muitas pessoas ficam empolgadas com as festas, principalmente nas regiões de Minas Gerais, onde existem as cidades históricas,
11/01/2023 às 19:31
Tempo de leitura
5 min
Foto: Mais Minas
Foto: Mais Minas

O carnaval está chegando e muitas pessoas ficam empolgadas com as festas, principalmente nas regiões de Minas Gerais, onde existem as cidades históricas, como Ouro Preto e Diamantina. No entanto, existem também aqueles que buscam um local com uma boa paz, geralmente um rancho ou um sítio. Os locais que incentivam outras aventuras também são bem procurados, como por exemplo uma boa trilha e passeios na natureza.

Passeios por trilhas nas matas, sejam elas andando e por automóveis, são boas opções. Além disso, praticar a pesca e acampar também são excelentes opções. Procurar uma boa pousada para se hospedar em locais que não há eventos carnavalescos também podem gerar belas sensações. Às pessoas que gostam de estar sempre em família, alugar um sítio ou uma casa na roça também é uma boa escolha.

De outra parte, carnavais nas cidades pequenas também podem ser uma boa opção para aqueles que buscam um festa calma e agradável. Já aqueles que buscam uma boa festa e sem hora para acabar, as cidades de Diamantina, Belo Horizonte e Ouro Preto oferecem excelentes festividades. Apesar de os carnavais das cidades históricas terem a sua tradição, o carnaval de BH vem crescendo cada vez mais, de forma que muitas pessoas desses lugares têm migrado para lá. Shows atrativos e muita gente legal é garantia, um carnaval com muita segurança e diversão. Confira abaixo as opções que separamos em Minas Gerais para que você possa passar os dias de carnaval:

Cachoeiras

YouTube video

A Região dos Inconfidentes é repleta de curiosidades no que se refere às cachoeiras. Para fugir das festas do carnaval, tomar um banho das águas naturais pode ser um boa ideia. São disponíveis lugares como Lavras Novas, Santo Antônio do Leite, Floresta Uaimi, São Bartolomeu, Cachoeira do Campo, Ouro Preto e Mariana, contam com paisagens e cachoeiras extraordinárias, que parecem ser criadas por seres de outro mundo.

O caminho até o encontros das águas também é uma verdadeira aventura, garantindo, assim, uma bela experiência. Próximo à Floresta Uaimi, por exemplo, as pessoas costumam se acampar e ficar lá por dias, de modo que conheçam todo o local. São trilhas incríveis e cachoeiras lindas, que fazem surgir lindas histórias e lindas fotos para aqueles que gostam de tirar fotografias. A região dos inconfidentes é famosa por seus carnavais, mas procurar uma paz pelas matas também algo digno, de maneira que são perfeitas as experiências.

A trilha do famoso Pico do Itacolomi é umas das opções em Ouro Preto, um longo passeio de um dos pontos mais alto e bonitos da região, vale a pena conferir.

Carnavais de lugarejos

YouTube video

Você sabe o que é um carnaval de Lugarejo? Sabe aqueles carnavais sem muita “bagunça” e em locais pequenos e simples, esse sãos os carnavais de lugarejos. Boas festas que ocorrem geralmente em distritos ou cidades pequenas, que trazem aquela calmaria e festividades divertidas. Minas Gerais é repleta desses lugares, principalmente na região dos Inconfidentes e da capital mineira, Belo Horizonte.

Cachoeira do Campo e Rodrigo Silva são exemplos disso, onde o povo se reúne na praça principal do local e não tem hora para voltar. Os distritos da região são cheios de atrações e o povo não para, além de existir excelente restaurantes e bares que oferecem ótimas comidas e bebidas. Alguns blocos são atrações principais desse lugares com fantasias engraçadas que deixam todos ao ponto de morrerem de rir.

Carnavais Tradicionais

YouTube video

Os carnavais de Minas Gerais são muito conhecidos, principalmente na cidade Ouro Preto, que é considerado um dos melhores do Brasil. Se você está procurando um local para ficar sem dormir e se divertir até o amanhecer, as festividades de lá serão recomendadas, principalmente nas repúblicas e nos blocos.

Em Belo horizonte, a festividade começa cedo e acaba cedo, mas isso nas ruas, pois muitas pessoas vão para o pós, que rende também até o amanhecer. Todos os tipos de fantasias são encontradas nas ruas e pessoas de todos os lugares, a simpatia se transforma em alegria e vice-versa.

Se você ainda não se decidiu onde ir, Belo Horizonte, Ouro Preto e Diamantina são excelentes lugares. A cidade Diamantina também tem aquela pegada estudantil e histórica, afim de que a diversão seja garantida. Festas nas ruas, nas fraternidades e nas praças são aspectos que chamam a atenção, vale a pena pesquisar sobre o local e visitar.