Menu

Três lugares com cachoeiras na região de Ouro Preto (MG) para curtir em janeiro

As águas naturais trazem consigo o berço de Minas Gerais, uma verdadeira paisagem que se formou com o decorrer dos anos pelos caminhos dos rios.
29/12/2022 às 11:56
Tempo de leitura
4 min
Cachoeira dos Namorados, em Lavras Novas - Foto: Ane Souz/Flickr
Cachoeira dos Namorados, em Lavras Novas - Foto: Ane Souz/Flickr

O mês de janeiro é marcado por muitas chuvas e também por um calor muito forte, além de ser o mês de temporada das férias da garotada. Por isso, muito viajam e vão passear em busca daquele refresco, seja em praias fora do estado mineiro e em cachoeiras dentro de Minas Gerais. Apesar de não existir praia em MG, as lindas cachoeiras trazem momentos únicos no estado, isso porque existem muitas variedades com espaços grandes para se juntar a galera e começar a diversão.

As águas naturais trazem consigo o berço de Minas Gerais, uma verdadeira paisagem que se formou com o decorrer dos anos pelos caminhos dos rios. Para aqueles que nunca visitaram uma cachoeira pelo estado, em todo a sua maioria as águas são bem refrescantes e geladas, que oferecem uma bela paz. Os caminhos pela trilha até chegar ao local desejado também trazem uma boa aventura e a expectativa se torna a cada vez maior. Se você ainda não sabe por onde passear durante o mês de janeiro de 2023, conheça os três lugares com águas naturais que separamos abaixo.

Cachoeira do Campo

YouTube video

Cachoeira do Campo é o maior distrito de Ouro Preto, próximo das cidades de Belo Horizonte e de Itabirito, e apresenta um dos melhores climas do Brasil. O local tem em si uma ampla área comercial e também a Igreja Matriz, construída na época da antiga Vila Rica. O distrito conta com uma linda cachoeira, que fica em uma trilha próxima ao antigo Colégio Dom Bosco. Essa cachoeira foi um dos motivos do nome do local, o que é marca registrada de lá.

Com a água de uma cor única, muitas pessoas de todos os lugares vão até lá para conhecê-la e tirar o dia para a diversão. A cachoeira apresenta uma queda linda e uma paisagem perfeita, que parecem ser feitas a mão, além de uma trilha que traz a sensação de volta no tempo, um local verdadeiramente natural. Os dias de finais de semana costumam ficar cheios, por isso é bom chegar cedo ou ir nos dias da semana, vale a pena conferir.

São Bartolomeu

YouTube video

São Bartolomeu é um distrito de Ouro Preto próximo ao maior distrito do munícipio Cachoeira do Campo, e apresenta um local pequeno, porém muito bonito. O lugarejo contém muitos moradores que estão lá há décadas e carregam com si curiosidades relacionadas à gastronomia e aos saberes tradicionais. Em todos os anos o distrito conta com festividades tradicionais que apresentam a sua culinária, famosa em essência pelos doces.

Com relação as suas beleza naturais, os lugares de banho também são atrações que levam muitos turistas até lá. A cachoeira de São Bartolomeu tem uma queda de aproximadamente 30 metros e com lagos próximos com a água totalmente natural. Locais de banho em que as águas atravessam e chegam próximas à cidadezinha também são disponíveis para um belo dia de sol. Às pessoas que gostam de fazer um “churrasquinho”, esse é um excelente lugar para se divertir, principalmente em família. Vale a pena conhecer!

+ Ainda dá tempo de escolher o lugar do Réveillon: confira excelentes locais de MG

Cachoeiras em Lavras Novas

YouTube video

Um distrito recheado de atrações e repleto de turistas, Lavras Novas é um local único e com lindas paisagens, principalmente por apresentar lindas serras e ótimas pousadas ao seu redor. A vila conta com muitas cachoeiras, em diversas trilhas é possível chegar em algumas delas, isso é o que deixa a aventura ainda melhor. Logo, ficar apenas um dia por lá não é uma opção. É bom reservar uma boa pousada para poder conhecer todas as suas características. As águas são totalmente naturais e bem ” geladinhas”, se você está procurando algo do tipo, não pode deixar de visitar o lugarejo. Algumas cachoeiras como a Cachoeira dos Namorados, A Cachoeira do Falcão e a Cachoeira do Castelinho, são muito famosas, vale a pena passear por lá nos meses de férias.