Quem pretende aproveitar o feriado da padroeira do Brasil deve ficar atento à previsão do tempo para não ser pego de surpresa. De acordo com o Climatempo, Mariana e Ouro Preto podem ter chuvas de até 15 mm em qualquer hora do dia. O dia, que será de céu nublado, ainda será acompanhado de baixas temperaturas, com mínima e máxima de 13º e 20ºC em Ouro Preto e 15º e 22ºC em Mariana.
O Climatempo calcula que há 90% de chances que realmente chova. Então, quem vai pegar à estrada para voltar para casa do feriadão prolongado deve se atentar para os cuidados com a pista molhada, fazendo o uso do freio do veículo com cuidado, mantendo uma distância segura dos outros veículos da pista e colocando em dia a manutenção preventiva do veículo.
No caso de baixa visibilidade, pare o veículo em um local seguro ou digira em velocidade baixa, sempre sinalizando qualquer mudança de direção.
Mariana e Ouro Preto sob alerta de chuvas intensas
Além da previsão do Climatempo, é importante estar atento quanto alerta de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na manhã de segunda-feira (11). De acordo com o instituto, 537 cidades, incluindo Mariana e Ouro Preto, podem sofrer com chuvas intensas, de 20 e 30 mm/h e ventos intensos de 40a 60 km/h até às 10h de terça-feira (12). Contudo, de acordo com o alerta, as chuvas não trarão grandes riscos de corte de energia elétrica, de queda de galhos de árvores ou de alagamentos.
UFOP proíbe a tradicional “festa do 12” nas repúblicas estudantis
Coincidindo com a data de comemoração do dia de Nossa Senhora Aparecida, é comum que as repúblicas estudantis realizem festas em homenagem à Escola de Minas, tradicional escola de engenharia que atualmente faz parte da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Por causa da pandemia da Covid-19, a UFOP emitiu um comunicado alertando os estudantes sobre a suspensão da realização de eventos em suas dependências, incluindo dentro das repúblicas estudantis que pertencem à instituição.