Mais Minas
No Result
View All Result
  • Login
  • Agenda Cultural
  • Colunas
  • Dicas
  • Indústria e Comércio
  • Entretenimento
  • Oportunidades
  • Política
INSCREVER-SE
  • Agenda Cultural
  • Colunas
  • Dicas
  • Indústria e Comércio
  • Entretenimento
  • Oportunidades
  • Política
No Result
View All Result
Mais Minas
No Result
View All Result
PUBLICIDADE
CAPA Agenda Cultural

CINEFOOT: BH recebe a 10ª edição do festival de cinema de futebol

Rodolpho Bohrer Por Rodolpho Bohrer
3 de novembro de 2021
em Agenda Cultural, Belo Horizonte, Entretenimento
A A
PUBLICIDADE
Compartilhe no FacebookCompartilhe no XCompartilhe no LinkedInCompartilhe no WhatsApp

O CINEFOOT, único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, chega a Belo Horizonte com sua edição histórica de 10 anos.

E como 10 no futebol não é um número qualquer, o festival vestiu a camisa dos campeões e caprichou na programação, que é inteiramente gratuita.

— Antes de continuar, siga o Mais Minas no Google Notícias

leia também

Ouro Branco recebe Fernandinho em noite de louvor em novembro

Ouro Branco recebe Fernandinho em noite de louvor em novembro

9 de agosto de 2025
Ouro Preto recebe Russo Passapusso e Sandra de Sá no Sons do Brasil

Ouro Preto recebe Russo Passapusso e Sandra de Sá no Sons do Brasil

9 de agosto de 2025

Na capital mineira, o público poderá conferir,  de 11 a 15 de setembro, 30 filmes de 13 países, entre longas e curtas-metragens.

Com edições na cidade desde 2013, esse ano, três espaços recebem as atrações do festival: Cine Belas Artes, Memorial Minas Gerais Vale e o Mineirão.

O CINEFOOT acontece também no Rio de Janeiro, Niterói e São Paulo.

Em Belo Horizonte, a programação é dividida entre Mostra Competitiva, com exibição de longas e curtas-metragens que concorrem, por voto popular, à Taça Cinefoot de Melhor Filme;  Mostra Minas Retrospectiva, que traz as produções mineiras mais emblemáticas de edições anteriores;  Sessão Dente de Leite, com temática infantil e; Sessão Especial Acessibilidade, que apresenta o premiado documentário João Saldanha (dir: André Iki Siqueira e Beto Macedo), com audiodescrição e interpretação em libras.

Na Sessão de Abertura –  que acontece no dia 11 de setembro, às 19h30 – o festival exibe o filme A copa dos trabalhadores (Dir: Adam Sobel) e pra fechar a programação, a Sessão de Encerramento apresenta – no dia 15 de setembro, às 19h – os documentários Triunfo (Dir.

Kreshnik Jonuzi, Luftar Von Rama, Charlie Askewe) e Versus: Atlético MG X Botafogo (Dir.

Dayyán Morandi).

As sessões da Mostra Competitiva e as sessões de Abertura e Encerramento acontecem no Cine Belas Artes, com retirada de ingresso 30 minutos antes da sessão, já as sessões Dente de Leite e Especial Acessibilidade acontecem no Memorial Minas Gerais Vale.

Como não podia deixar de ser, o Mineirão tem lugar de destaque nesse esquema tático.

No sábado, dia 14 de setembro, a partir das 10h30, o público poderá participar de um tour pelo estádio, acompanhado dos homenageados desta edição:  Nina Abreu, coordenadora do time feminino do Atlético; o jornalista Alexandre Simões e; Duda,  artilheira do Cruzeiro (à confirmar a participação dela no tour).

Ao longo da sua trajetória o CINEFOOT, que tem direção nacional de Antônio leal, transformou-se numa das mais importantes plataformas de exibição da cinematografia mundial de futebol, levando às telas brasileiras mais de 400 obras futebolísticas.

O festival segue firme na sua trajetória de abrir espaço para a difusão de uma cinematografia que raramente chega às telas e, ao mesmo tempo, promover a cultura do futebol, o respeito, igualdade de gênero, além das manifestações que expressam as faces humanas, democráticas e libertárias do futebol.

A coordenação mineira do festival fica a cargo de uma mulher,  Daniela Fernandes,  única mulher latina americana a integrar a FICTS – Federation Internacionale Cinema Television Sportifs em Milão, na Itália.

CINEFOOT O CINEFOOT é o primeiro festival de cinema latino-americano dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol.

É um dos festivais de cinema esportivos mais prestigiosos do mundo e coloca em cena uma programação que atrai uma legião de admiradores, formando novas plateias para viver a magia do cinema e a emoção do futebol juntas num festival único do Brasil.   Homenageados CINEFOOT BH 2019 Maria Eduarda Ferreira Sampaio (Duda) A trajetória de Duda no futebol feminino profissional ainda é curta, especialmente pela pouca idade, mas a relação com a bola já vem desde cedo.

Nascida em Jequeri, na zona da Mata Mineira, a camisa 10 do Cruzeiro jogava com os meninos desde os 13 anos.

Maria Eduarda, a Duda, marcou 11 gols em 10 jogos pelo Cruzeiro no ano.

A artilheira da Raposa no Brasileirão Feminino A-2 tem apenas 18 anos, mas já desponta como uma grande promessa no futebol brasileiro.   Nina Abreu Após 25 anos de serviço prestado na Federação Mineira de Futebol (FMF), Nina Abreu comanda o time de futebol feminino do Atlético.

Durante sua passagem pela FMF, Nina trabalhou como assessora de imprensa e diretora de comunicação.   Alexandre Simões  Jornalista, pesquisador de futebol, autor de sete livros do tema.

É Editor de Esportes do Jornal Hoje em Dia e colaborador nos programas Bola Premiada e Grande Resenha, da Rádio Itatiaia.   Mostra Competitiva de longa-metragem 1) Sangue de Campeões (Dir.

Sebastián Bednarik e Guzmán García, Brasil/Uruguai) 2) Nos Chamam Guerreiras (Dir.

Jennifer Socorro, Edwin Corona Ramos e David Alon, Venezuela) 3) Contigo Peru (Dir.

Eduardo Mendoza, Peru) 4) La Superball (Dir.

PUBLICIDADE
Ad 14

Agustín Sinibaldi, Argentina) 5) Espírito da Bola (Dir.

Murad Abu Eisheh, Alemanha) 6) Pelé – O Último Show (Dir.

Emanuela Audisio e Matteo Patrono, Itália)   Mostra Competitiva de curta-metragem 1) Nefta Football Club (Dir.

Yves Piat, França) 2) Radar, Um Time!

Uma Nação! (Dir.

Douglas Lima e Jefferson Rodrigues, Brasil) 3) O Torcedor (Dir.

Chriss Porras, México/Peru) 4) Azul Escuro (Dir.

Gustavo Nolasco, Coletivo 1921, Brasil) 5) Yasmina (Dir.

Claire Cahen e Ali Esmili, França) 6) 25 Anos sem Dener (Dir.

Gustavo Werthein e Karin Duarte, Brasil) Mostra  Minas | Retrospectiva 1) Decampeão (Dir.

Guilherme Penido e Vinicius Tulio, Brasil) 2) Oito de julho, jogo 61 (Dir.

Rivelle Nunes, Brasil) 3) Eterno, um capítulo incontestável (Dir.

Gustavo Nolasco e Leo Souza, Brasil) 4) Paixões (Dir.

Larissa Kumpel e Renan Damasceno, Brasil) 5) O Imortal do Gelo (Dir.

Marcelo Reis, Emmerson Maurilio, Brasil) 6) Anderson (Dir.

Rodrigo Meireles, Brasil)   Mostra  Dente de Leite 1) O Primeiro João(Dir.

André Castelão, Brasil) 2)O Torcedor(Dir.

Chriss Porras Quintanilla, México) 3)Gaúchos Canarinhos (Dir.

Rene Goya Filho, Brasil) 4)Dois Pés Esquerdos (Dir.

Isabella Salvetti, Itália) 5)A Culpa é do Neymar (Dir.

João Ademir, Brasil) 6)3 Pés (Dir.

Giselle Geney, Colômbia) 7)Zimbú (Dir.

Marcos Strassburger Souza, Brasil) 8)Craque (Dir.

Julián Candón, Espanha) ——– Confira a programação completa e sinopse dos filme no site oficial do festival https://cinefoot.org/

ShareTweetShareSend
Rodolpho Bohrer

Rodolpho Bohrer

Sócio-proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost e assistente de edição de texto da Agência de Notícias do Sul da Bahia (Ansuba).

Related Posts

Cezar e Paulinho realizam show na Festa dos Mineiros em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto
Agenda Cultural

Cezar e Paulinho realizam show na Festa dos Mineiros em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto

6 de agosto de 2025
Bernardo Guimarães ganha semana de homenagens em Ouro Preto pelos seus 200 anos
Agenda Cultural

Bernardo Guimarães ganha semana de homenagens em Ouro Preto pelos seus 200 anos

6 de agosto de 2025
Cineasta da periferia de BH que estuda na UFOP ganha destaque fora do Brasil
Belo Horizonte

Cineasta da periferia de BH que estuda na UFOP ganha destaque fora do Brasil

5 de agosto de 2025
Zeca Baleiro e Gian & Giovani são atrações confirmadas em Itabirito na Festa do Pastel de Angu em setembro
Agenda Cultural

Zeca Baleiro e Gian & Giovani são atrações confirmadas em Itabirito na Festa do Pastel de Angu em setembro

4 de agosto de 2025
Show de Nando Reis na Praça Tiradentes será limitado a 3 mil pessoas por determinação do Ministério Público; área será cercada para limitar o público
Agenda Cultural

Show de Nando Reis na Praça Tiradentes será limitado a 3 mil pessoas por determinação do Ministério Público; área será cercada

5 de agosto de 2025
Festival de Inverno movimenta Congonhas com shows, oficinas e alegria nas ruas
Agenda Cultural

Festival de Inverno movimenta Congonhas com shows, oficinas e alegria nas ruas

4 de agosto de 2025

Comentários do post

mais lidos

Angelo Oswaldo lança livro sobre o barroco mineiro em evento na Academia Mineira de Letras

Angelo Oswaldo lança livro sobre o barroco mineiro em evento na Academia Mineira de Letras

11 de agosto de 2025
Parado desde 2020, trem Ouro Preto–Mariana ainda não tem data para voltar

Parado desde 2020, trem Ouro Preto–Mariana ainda não tem data para voltar

10 de agosto de 2025
UNIFEI anuncia campus em Pouso Alegre com curso de Inteligência Artificial

UNIFEI anuncia campus em Pouso Alegre com curso de Inteligência Artificial

10 de agosto de 2025
Serra do Botafogo: acordo judicial encerra ação e libera mineração

Serra do Botafogo: acordo judicial encerra ação e libera mineração

9 de agosto de 2025
Mais Minas

sobre nós

  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Cookies
  • Política de Correção de Erros
  • Princípios Editoriais
  • Política de privacidade
  • Sobre nós
  • Termos de Serviço

siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Agenda Cultural
  • Arte, Cultura e Patrimônio
  • Belo Horizonte
  • Brasil
  • Ciência
  • Colunas
  • Comportamento
  • Crimes
  • Curiosidades
  • Cursos
  • Dicas
  • Economia, Indústria e Comércio
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Itabirito
  • Loterias
  • Mariana (MG)
  • Mineração
  • Notícias de Minas Gerais
  • Oportunidades
  • Ouro Branco
  • Ouro Preto
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Relacionamento
  • Religião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Tragédia
  • Trânsito
  • Turismo
  • Anuncie
  • Contato
  • Princípios Editoriais
  • Política de Correção de Erros
  • Política de privacidade
  • Sobre nós
  • Termos de Serviço