Itabirito receberá a primeira etapa da Chaoyang Estrada Real nos dias 26 e 27 de março. O campeonato é divido em quatro etapas e também acontecerá em Ouro Branco, Mariana e Arcos.
A edição deste ano terá algumas novidades. O evento contará, pela primeira vez, com a disputa de trail run: prova de corrida de montanha, a pé, que terá disputas de 5 km, 10 km e 21 km, nas belas paisagens e cenários históricos de Itabirito.
Também será realizada uma maratona, com largada no Complexo Turístico da Estação. Há duas opções de competição nesta modalidade: completo (62 km) e reduzido (40 km), mesclando terra, trilhas e asfalto.
Já a prova de XCO (cross country olímpico) será realizada no Rancho Bike Park, no bairro Matozinhos. Os atletas vão percorrer circuitos com obstáculos, de 6 a 20 km. A disputa vale lugar no ranking da União Ciclística Internacional (UCI).
A expectativa é que, aproximadamente, 1,5 mil atletas, de oito países, participem das competições em Itabirito. Entre os competidores, estará o campeão mundial e medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2019, Henrique Avancini. O ciclista também representou o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, no ano passado.
Nos dias 30 de abril e 1º de maio acontecem a segunda etapa, em Ouro Branco. A terceira etapa, em Mariana, acontecerá nos dias 18 e 19 de junho. E a última parte da competição será em Arcos, nos dias 30 e 21 de junho.
Mais informações sobre a competição estão disponíveis no site do Chaoyang Estrada Real.