O Coral Cidade dos Profetas de Congonhas inicia a Temporada 2018 com uma série de concertos pelas cidades mineiras com vocação da Música Colonial. A partir do dia 19 de abril, Ouro Preto, Entre Rio de Minas e Congonhas, receberão apresentações do grupo coral, acompanhado por orquestra e solistas convidados. A cada edição, um compositor será homenageado como forma de ressaltar e recuperar a importância destes artistas do passado para a formação cultural do povo mineiro. As apresentações, gratuitas, contam com patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
No dia 19 de abril, quinta-feira, às 20h30, a Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (Praça Monsenhor Castilho Barbosa, 17 – Pilar), recebe a apresentação em homenagem a José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. No dia 20 de abril, sexta-feira, às 20 horas, a Igreja de Nossa Senhora das Brotas (Praça Sen. Ribeiro, 174 – Centro), em Entre Rios de Minas, será palco do Concerto em Homenagem a Marcos Coelho Neto. E no dia 10 de maio, quinta-feira, às 20 horas, será realizado naIgreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Praça Sete de Setembro, 32 – Matriz), em Congonhas, a apresentação em Tributo a Manoel Dias de Oliveira. Os concertos são gratuitos e os convites poderão ser retirados uma hora antes das apresentações, nos locais dos eventos.
Ao longo de sua existência, o Coral Cidade dos Profetas de Congonhas se tornou um dos principais grupos artísticos do país que executa, difunde e perpetua este legado musical do passado mineiro. Para os concertos preparou um repertório especial, formado por composições como Matinas do Natal – Invitatorio, Responsório I e II – Anônimo; Missa de Oitavo Tom (Kyrie) – Manoel Dias de Oliveira; Maria Mater Gratiae – Marcos Coelho Neto; Ave Maria e Padre Nosso, Stabat Mater e Antiphona de Nossa Senhora (Salve Regina), de Lobo de Mesquita e Magnificat – Manoel Dias de Oliveira.
Coral Cidade dos Profetas de Congonhas
Um pequeno grupo de pessoas interessadas em aprender música, fundou, há 30 anos, um Coral polifônico à capela, tendo como principal objetivo aliar arte musical à arte sacra colonial mineira.
O Coral que tem como regente, desde a sua fundação, o maestro José Herculano Amâncio. Sempre com um nível de excelência em suas apresentações, o Coral participa dos eventos mais significativos de Congonhas e região, como Semana Santa, Festivais de Inverno, Concertos Natalinos, Eventos Civis Comemorativos, bem como Festivais e Encontros de Corais Nacionais e Internacionais. Ao se especializar na interpretação de música sacra antiga, notadamente a Colonial Mineira, o Coral Cidade dos Profetas de Congonhas se tornou um dos principais grupos em atividade a divulgar este inigualável patrimônio imaterial de Minas Gerais.
Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pela Lei Municipal 2617/2006, e pela Lei Estadual 19510/2011, o Coral oferece gratuitamente, por meio da Associação, formação musical a pessoas em idades que variam dos 12 aos 80 anos, e é reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas.
O Coral possui no currículo vários concertos como “Concerto à Virgem Maria e ao Seu Divino Filho”, “Concertos em Homenagem ao Aleijadinho”, “Concertos da Paixão”, “Concertos Natalinos”, dentre outros. Em 2012, gravou o CD “Coral Cidade dos Profetas – Missa em Fá Maior, de Lobo de Mesquita”, o qual alcançou grande sucesso. As mais recentes produções são os CDs “Mestres do Colonial Mineiro” (2017) e “Louvor à Virgem Maria” (2018). Os dois discos foram gravados na cidade histórica de Congonhas, MG.
Temporada de Concertos do Coral Cidade dos Profetas 2018 Programação
19 de abril – Apresentação em homenagem a José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. Local: Paróquia Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto
20 de abril – Concerto em Homenagem a Marcos Coelho Neto. Local: Igreja de Nossa Senhora das Brotas de Entre Rios de Minas.
10 de maio – Tributo a Manoel Dias de Oliveira. Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Congonhas.
Repertório dos Concertos:
- Matinas do Natal – Invitatorio, Responsório I e II – Anônimo.
- Missa de Oitavo Tom (Kyrie) – Manoel Dias de Oliveira.
- Maria Mater Gratiae – Marcos Coelho Neto.
- Ave Maria e Padre Nosso – Lobo de Mesquita.
- Stabat Mater – Lobo de Mesquita.
- Antiphona de Nossa Senhora (Salve Regina) – Lobo de Mesquita.
- Magnificat – Manoel Dias de Oliveira
Os concertos serão gratuitos com convites retirados uma hora antes das apresentações nos locais dos eventos.
Leia também:
- Programação de abril da Casa da Ópera de Ouro Preto
- Provável programação do Julifest Itabirito 2018
- Programação do EREM 2018