Estação de Engenheiro Corrêa

Concurso da Receita Federal com 699 vagas abre inscrições nesta segunda (12/12)

Redação MM
Concurso da Receita Federal com 699 vagas abre inscrições nesta segunda (12/12)
Imagem ilustrativa

A Receita Federal do Brasil está realizado concurso público com 699 vagas para quem se interesse em ingressar na Carreira Tributária e Aduaneira. De acordo com o edital, essas vagas do concurso da Receita Federal estão distribuídas entre dois cargos, sendo 230 para Auditor-Fiscal e 469 para o cargo de Analista-Tributário.

Das 230 vagas para Auditor-Fiscal, 172 são para ampla concorrência, 12 para PcD (5%) e 46 para negros (40%). A mesma porcentagem é aplicada nas 469 vagas para Analista-Tributário, ficando 351 na ampla concorrência, 24 em PcD e 94 a negros.

Os candidatos que, no ato da inscrição, declararem-se negros e que forem aprovados no concurso serão convocados por meio de Edital para entrevista, ocasião em que será verificada a veracidade das informações prestadas pelos candidatos, por meio de análise do fenótipo, e será proferido parecer definitivo a esse respeito. O procedimento de heteroidentificação seguirá o previsto na Portaria Normativa nº 4/2018, da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Para os dois cargos é exigido nível superior completo com diploma de conclusão de curso superior, em nível de graduação, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

- PUBLICIDADE -
Ad image

Inscrições do concurso da Receita Federal

As inscrições do concurso da Receita Federal são iniciadas na segunda-feira, 12 de dezembro de 2022, e se encerram no dia 19 de janeiro de 2023. É possível se candidatar de forma on-line pelo site da FGV (Fundação Getúlio Vargas). A inscrição só será confirmada mediante o pagamento da taxa no valor que pode ser de R$ 115 ou R$ 210, a depender do cargo pleiteado.

Ente os dias 12 e 19 de dezembro, os concorrentes podem solicitar isenção da taxa de inscrição ampara pelo Decreto nº 6.593/2008, aqueles que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de que trata o Decreto nº 11.016/2022, e aos amparados pela Lei nº 13.656/2018, que garante isenção ao doador de medula mediante solicitação e comprovação conforme descrito nesse edital.

Processo de seleção

Os postulantes às vagas na Receita Federal serão submetidos a quatro etapas, que são:

  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório
  • Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório
  • Pesquisa de Vida Pregressa, de caráter eliminatório
  • Curso de Formação Profissional

As provas estão previstas para o dia 19 de março de 2023. De acordo com o edital, a avaliação vai contar com questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico Matemático, Estatística, Economia e Finanças públicas, Administração Geral, Administração Pública, Auditoria, Contabilidade Geral e Pública, Fluência em Dados e Conhecimentos Específicos.

As provas serão aplicadas em dois turnos, sendo:

a) No turno da manhã: Prova Objetiva de conhecimentos básicos; e
b) No turno da tarde: Prova Objetiva de conhecimentos específicos e Prova Discursiva.

O turno da manhã será de 8h às 12h30min e o turno da tarde de 15h às 19h30min, segundo horário de Brasília/DF.

Por se tratar de um certame a nível nacional, a Primeira Etapa do concurso da Receita Federal (prova objetiva e discursiva) será realizada em todas as capitais do país. A etapa de Pesquisa de Vida Pregressa será realizada de forma online.

Já o Curso de Formação Profissionais será desenvolvido na modalidade online síncrona e assíncrona, Ensino a Distância (EAD), com provas realizadas online, e, presencialmente, em até cinco polos: Brasília/DF; Manaus/AM; Recife/PE; São Paulo/SP; e Curitiba/PR.

Para mais informações, acesse o Edital do concurso da Receita Federal ou o site da Fundação Getúlio Vargas.

TAGGED:
Compartilhar essa notícia
Perfil publicador de releases e guest posts, sem autoria própria. Consulte a fonte ao final das matérias/artigos.