Menu

Confira os principais lançamentos de discos no rap nacional, em abril

07/05/2020 às 09:30
Tempo de leitura
9 min

Mesmo com quase dois meses de quarentena, o ritmo de lançamentos do rap nacional continua altíssimo. No mês passado tivemos vários grandes álbuns saindo e a promessa é de que esse e os próximos meses continuem nessa mesma pegada, já que diversos artistas tem apostado em produções feitas em seus próprios homestudios. Confira agora os principais lançamentos de abril no rap nacional:

Raffa Moreira: BC Raff Album

– Lançado dia 23/04

– 10 faixas 

– Feats: QTZ Tivityn, Klyn e Blackout

Veterano do trap nacional, Raffa Moreira acaba de lançar seu primeiro álbum. Conhecido por conta de suas famosas mixtapes, o nome mais famoso de Guarulhos ficou anos sem lançar uma compilação de seus trabalhos. Pouco antes do início da quarentena, o músico anunciou que estaria trabalhando em um novo projeto e que sairia em pouco tempo. Contando com 10 faixas e 25 minutos de duração, BC Raff Álbum chega trazendo a produção de nomes como Sprite, Nansy Silvvz e Fahel. Junto do disco, também foram lançados os clipes das faixas “Extendo” e “Lenda”, essa com feat. de QTZ Tivityn.

YouTube video

Diomedes Chinaski: Crocodiloboy

– Lançado dia 07/04

– 13 faixas 

– Feats: Terra Preta, Choice, Sagaz das Atalaias, Iara e outros

Atravessando um momento conturbado na carreira, devido a graves acusações de assédio à uma menor de idade, Diomedes Chinaski lança seu primeiro álbum oficial, intitulado de Crocodiloboy. No disco, o pernambucano fala sobre seu cancelamento na internet, as dificuldades que passou em sua vida, dores, aprendizados e sua saúde mental. Esse trabalho tem a sua produção inteiramente assinada por Deryck Cabreira, que em seu currículo acumula parcerias com nomes como Coruja BC1, Muzzike, Criolo e Drik Barbosa. Precedendo o álbum foi lançado um filme de 12 minutos chamado “Lágrimas de Crocodilo”, produção esta que está disponível em seu canal no YouTube.

YouTube video

FBC e Iza Sabino: BEST DUO

– 10 faixas 

– Lançado dia 03/04

– Feats: X Sem Peita, Paige e Djonga

A muito tempo prometido, BEST DUO é a primeira grande colaboração do veterano FBC e da promessa do rap Iza Sabino. Composto por dez faixas, o disco é inteiramente produzido por SMU e traz Paige, Djonga e X Sem Peita como participações. Muito aguardado, o álbum já havia tido suas guias lançadas em grupos de WhatsApp, em uma estratégia um tanto quanto inusitada de divulgação do projeto. Transitando entre assuntos leves e delicados, esse trabalho chega como um dos queridinhos do público no primeiro semestre.

YouTube video

Haikaiss: Aquário

– 15 faixas 

– Lançado dia 17/04

– Feats: MC Pedrinho, Ferrugem, Kant, Vitão e Projota

Após três anos do lançamento de Teto Baixo, o Haikaiss retorna com o disco Aquário. Com quase 15 anos de estrada, o grupo paulista já acumula diversos trabalhos na pista e se consolidou como um dos maiores fenômenos do rap brasileiro na atual década. Esse novo álbum os traz de volta ao boombap, que havia sido deixado de lado em sua última produção e é o estilo que consagrou os rappers. Com feats. de peso, como MC Pedrinho, Vitão e Ferrugem, esse disco tem tudo para ser um dos lançamentos mais comentados do ano, tendo em vista seu apelo comercial.

YouTube video

Dudu e Leozin: Jordan Boy’z 2

– Lançado dia 09/04

– 5 faixas 

– Sem feats

Lançada em 2019, a mixtape Jordan Boy’z foi um sucesso, acumulando 20 milhões de visualizações em suas faixas no YouTube. Passado um ano, Leozin e Dudu lançam a segunda parte da aclamada parceria. Mostrando a evolução dos dois jovens, esse trabalho chega nas plataformas digitais trazendo cinco faixas e a produção assinada por Ecologyk, Tibery e Wey. O nome do projeto faz referência a popular marca de tênis e artigos esportivos, que pertence ao ícone do basquete Michael Jordan e a gigante corporação americana Nike.

YouTube video

Ber: Se7e 4

– 13 faixas

– Lançado dia 10/04

– Feats: MC Rodolfinho, Meno Tody, Felp 22 e outros

Dois anos após Se7e 3, Ber lança o quarto volume de sua série de discos. Focado no trap, assim como seus antecessores, esse novo álbum traz a pegada suja que o rapper sempre mostra em seus trabalhos, falando muito de sexo, drogas, dinheiro e criminalidade. MC Rodolfinho, Meno Tody e Felp 22 são alguns dos artistas convidados para fazer parte do projeto, que conta com treze faixas, quarenta minutos de duração e produção de Nobru Black, LS Beats e outros. No YouTube já está disponível o clipe da faixa “Je Suis Gangsta”.

YouTube video

Samantha Machado: MVLTIFVCETVDV EM LVPIDVCVO CONSTVNTE

– 14 faixas 

– Lançado dia 17/04

– Feats: Diomedes Chinaski, Kweller, Leo Rocatto, SóCIRO e outros

Programado para ser lançado em três partes, o disco MVLTIFVCETVDV EM LVPIDVCVO CONSTVNTE acabou sofrendo uma alteração em seu formato e foi lançado de forma integral em abril. Esse primeiro álbum de Samantha Machado e aqui na coluna tem uma entrevista inteira com a artista falando sobre ele. Confira clicando aqui.

YouTube video

NP Vocal: Minha Vida, Meu Show Vol. 1 

– 8 faixas 

– Lançado dia 21/04

– Feats: Gali, Sant, Georgia, Gabi Landin e LK, o Marroquino

NP Vocal é o quarto (e último) membro do PrimeiraMente a lançar seu trabalho solo na pista. Nessa compilação de oito músicas, o rapper, natural do extremo Leste da cidade de São Paulo, apresenta suas influências musicais e os mais diversos lados de sua vida e história ao público. Além de NP, o EP traz Sant, Georgia, LK – o Marroquino, Gali e Gabi Landin nas vozes; e DJ Fire, DJ Murillo, TH e KB na produção.

YouTube video

Sidoka: Futuruz

– Lançado dia 03/04

– 8 faixas 

– Sem Feats

Máquina de lançamentos, apenas dois meses após seu último álbum, Sidoka já retorna com um novo EP intitulado Futuruz. Esse trabalho traz oito faixas solo e não foge em nada do que o artista belo-horizontino vem apresentando em suas últimas produções.

YouTube video

Felp 22: Jogador Caro

– 8 faixas 

– Lançado dia 24/04

– Feat: F Malotti

Outro máquina de lançamentos do rap nacional é Felp 22. Membro do grupo Cacife Clandestino, o rapper soltou em abril o EP Jogador Caro. Promovido pelo lançamento de uma websérie que mostra o dia do artista, esse trabalho é composto quase inteiramente de músicas solo, contando apenas com um feat, de F Malotti, que divide a cena na faixa “Dourada”. Além da série no YouTube, Felp fez uma live em seu canal, onde cantou e divulgou esse novo projeto.

YouTube video

Chinv: RapArtOnline

– 9 faixas

– Lançado dia 24/04

– Feats: Yung Buda, LR Beats, Nill, DJ Buck e Helena Sayuri

RapArtOnline é o mais recente lançamento do rapper Chinv. Produzido no formato de EP, esse novo trabalho do artista traz no título uma referência ao popular anime “Sword Art Online”. Além de compor e interpretar, o artista também é o responsável pela produção de suas músicas. A única exceção é a faixa “Boss”, que conta com a produção de LR Beats. Assim como Felp, Chinv foi outro a apostar na transmissão de uma live para a promoção de seu novo trabalho. Ela foi produzida junto de sua banca, a ‘Sound Food Gang’ e se chamou “Sound Food Live”. O vídeo, com a gravação desse dia, segue disponível no canal do coletivo no YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=54eH_ZrVfII

Kayuá: Gigante da Norte

– 8 faixas 

– Lançado dia 30/04

– Feats: Black e Mazin

Com oito faixas, Gigante da Norte é a mais nova mixtape de Kayuá. Trazendo diversos nomes na produção, entre eles, o seu próprio, esse trabalho chegou no finzinho de abril. Antes de sair por completo, as faixas “Vitória dos Nossos”, “Gigante da Norte”, “Rico Antes do Funeral” e “Deixa o Menino” saíram como single e acompanhadas de videoclipes. Outra que ganhou produção em vídeo foi a “D’Outro Jeito”. Falando de vitória e prosperidade para os seus, esse disco é uma boa pedida para os fãs de um bom boombap.

YouTube video

BProblemx: High.Ground B Problem

– 5 faixas

– Lançado dia 11/04

– Feats: Dogor, Sidoka, Chris e Zemaru

Despontando no cenário nacional, BProblemx acaba de lançar uma mixtape, chamada de High.Ground B Problem. Membro da banca ‘MVP Trap Squad’, que reúne diversos nomes do trap mineiro, o rapper apostou na parceria com outros nomes do gênero para emplacar esse trabalho. Sidoka, Chris, Dogor e Zemaru compõem o time que dá cara à esse trabalho. A única faixa solo aqui é “24K na Backwoods”, que já ganhou videoclipe no YouTube e é responsável por abrir o projeto.

YouTube video

Para conferir mais listas de lançamentos como essa e outros textos e entrevistas com grandes nomes do rap nacional, fique de olho aqui na Rima em Prosa, a coluna sobre rap do Mais Minas.

Veja também: 20 episódios do Rap Box para assistir na quarentena – parte 2