Uncategorized

Contra Covid-19, Chile terá toque de recolher e fará testes em assintomático

O Ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, informou, neste domingo (22), que o número de infectados pela Covid-19 em todo o país subiu para 632 pessoas. As principais concentrações de casos, até o momento, acontecem nas regiões Metropolitana (onde fica Santiago), Ñuble e Bío-Bío.

O Secretário de Estado enfatizou a necessidade de as pessoas com diagnóstico confirmado do vírus respeitarem cuidadosamente a quarentena estabelecida, uma medida que possibilita reduzir o risco de contágio para a população, principalmente as que estão em maior risco.

Nesse contexto, o Ministro da Saúde informou sobre as novas medidas preventivas estabelecidas pelo Governo do Chile:

  • Toque de recolher em todo o território nacional, começando neste domingo, 22 de março, entre 22:00 e 05:00 (10pm e 5am).
  • Quarentena na cidade de Puerto Williams. Esta medida implica que ninguém pode entrar ou sair – por via aérea, marítima ou terrestre – da referida localidade. São excluídas desta medida as pessoas que transportam carga essencial para a comunidade. Estes transportadores estarão sujeitos ao controle aduaneiro sanitário.
  • Implementação de aduana sanitária muito mais rigorosos no cruzamento marítimo e aéreo do Estreito de Magalhães. Somente carga e pessoas devidamente autorizadas poderão passar nas duas direções.
  • Endurecimento no controle da alfândega sanitária no acesso ao arquipélago de Chiloé. Serão abertas exceções para pessoas que, por razões de trabalho ou transporte de materiais importantes para os cidadãos, precisam atravessar a fronteira marítima.
  • Estabelecimento de um “cerco sanitário” na cidade de Chillán. Isso significa que ninguém pode entrar ou sair da capital da região de Ñuble, exceto exceções qualificadas com conduta segura.
  • Proibição de mudança para casas de veraneio e hospedagens turísticas. Isso significa que estão proibidas mudanças para uma segunda residência ou hotel em destinos de férias, ou seja, em todos os locais onde exista uma alta densidade desse tipo de hospedagem. Recomenda-se ainda o retorno aos seus locais de origem a todas as pessoas que estão nesses destinos de férias. Qualquer pessoa que tenha se mobilizado para áreas de férias deve retornar à sua região de origem entre hoje, domingo (22 de março) e terça-feira (24 de março), às 22h.
  • Quarentena obrigatória para todos os estrangeiros residentes no Chile ou cidadãos chilenos que chegam ao país, independentemente de sua origem.
  • Controle rigoroso da polícia, a partir de hoje, para o trânsito de pessoas nos bairros de Providencia, Las Condes e Vitacura (Santiago), focos mais relevantes da expansão da infecção por coronavírus, a fim de garantir a conformidade de quarentena em pacientes com essa indicação médica.
  • Dentro de uma semana será iniciado o uso de testes rápidos, principalmente em pessoas que, mesmo sem sintomas, possam estar portando o vírus. Esses locais de teste serão notificados oportunamente pela autoridade de saúde.
  • Os casos de pessoas com resultado positivo de Covid-19 que não cumprirem a quarentena, ou mostrarem sérias limitações para cumpri-la em suas casas, podem entrar, mesmo com o uso da força, em uma área especialmente adequada para esse fim. Esses locais estarão disponíveis a partir de segunda-feira, 23 de março e serão comunicados em tempo hábil pela autoridade de saúde.

As autoridades de turismo do Chile reforçam, em um apelo a todos os cidadãos, que respeitem as medidas preventivas estabelecidas pelo Governo do Chileno e se mantenham devidamente informados, sempre por meio de canais oficiais.

Comentários do Facebook
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar