Minas Gerais mantém o decreto do isolamento social para evitar a proliferação do coronavírus, que tem avançado em todas as partes do país. Na última sexta-feira (17), em coletiva de imprensa virtual, o governador Romeu Zema disse que vai manter o distanciamento no estado para conter o vírus.
No boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de hoje consta que 1.154 pessoas testaram positivo para a Covid-19. O estado recebeu 80.306 notificações, das quais 74.694 estão sendo investigadas. A Secretaria da Saúde considera como caso suspeito aquele cujo o paciente apresenta o quadro respiratório agudo, tecnicamente chamada de suspeita de infecção humana pelo SARS-COV-2, que configura a falta de ar ou insuficiência respiratória causada pela Covid-19.
O estado mineiro também registrou 39 mortes decorrentes do coronavírus. 285 óbitos que estavam sendo apurados foram descartados para a doença, outros 80 continuam em investigação. Sobre os óbitos que estão sendo averiguados, é aguardado a realização de exames laboratoriais e o levantamento de informações clínicas e epidemiológicas. Os descartados foram embasados em exames laboratoriais negativos para o coronavírus.
Vinte e cinco municípios mineiros registraram óbito confirmado para a Covid-19.
Cidades que registraram óbito em Minas Gerais
- Patos de Minas
- Belo Horizonte
- Mariana
- Uberlândia
- Ouro Fino
- Montes Claros
- Paraisópolis
- Pouso Alegre
- Varginha
- Juiz de Fora
- Divinópolis
- Uberaba
- Itabira
- Governador Valadares
- Patrocínio
- São Tómas de Aquino
- Piumhi
- Uberaba
- Bonfim
- Belmiro Braga
- Nanuque
- São Sebastião do Paraíso
- Três Pontas
- Nova Serrana
- Poços de Caldas
Na última quarta-feira (15), o estado anunciou o término da construção do Hospital de Campanha no Expominas, em Belo Horizonte, feito para atender os pacientes que contraírem o vírus. O local possui 768 leitos.