Após a confusão nas arquibancadas do Mineirão no clássico do último domingo (10), o gestor de futebol do Cruzeiro, Zezé Perrella, e o presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara, se encontraram na manhã desta terça-feira (12) e decidiram voltar a ter clássicos apenas com torcida única. Como a decisão foi a vontade de ambos, não foi necessária a interferência do Ministério Público.
Com isso, os confrontos entre Atlético e Cruzeiro terão a presença de torcedores apenas do clube mandante. Segundo Zezé Perrella, a carga de ingressos de apenas 10% para o visitante faz com que apenas compareçam ‘a turma disposta a brigar’, tanto para o lado dos cruzeirenses, quanto para os atleticanos.
O triste dia de clássico termina com um saldo de mais de 50 presos, segundo a PM
– 39 presos e cinco feridos na briga entre Máfia Azul e Pavilhão, em Sabará.
– 6 presos no Santa Efigênia.
– 6 cruzeirenses presos durante o jogo
– 2 atleticanos presos pela confusão pós-clássico pic.twitter.com/Q2Iu6Yy2eC— Renan Damasceno (@renan_damasceno) November 10, 2019
Depois, a confusão seguiu generalizada em direção ao estacionamento, próximo dos camarotes e do vestiário do Cruzeiro.
De acordo com a Minas Arena, empresa responsável pela administração do Mineirão, 580 profissionais da empresa Esquadra estravam escalados para fazer a segurança do jogo entre Atlético e Cruzeiro. Entretanto, aparentemente, 130 deles não compareceram ao Gigante da Pampulha por motivos diversos, mas entre eles, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreu, também, durante a tarde do último domingo.
Mais brigas entre torcedores
Injúria Racial
Após o Superclássico entre Cruzeiro e Atlético, torcedores atleticanos discutiram com seguranças na arquibancada do estádio. Na internet, viralizou um vídeo em que dois dos torcedores exaltados protagonizam cenas infelizes de racismo: “Filho da p***! Olha a sua cor”, disse um torcedor, em meio a outros xingamentos, no segundo 57 do vídeo.
Muita confusão entre torcedores e seguranças no clássico @Cruzeiro x @Atletico “. pic.twitter.com/mY8768zHcE
— Lucas Von Dollinger (@LucasDVon) November 10, 2019